top of page

Internet é o novo palanque das eleições 2016



A comunicação online promete ser a protagonista das eleições municipais deste ano. Na disputa por votos, o ringue agora são as redes sociais e o termômetro, os “likes” dos possíveis eleitores. Candidatos tentam ganhar a simpatia dos internautas com mensagens inspiradoras, memes, comentários sobre acontecimentos recentes e vídeos ao vivo nas redes sociais (live do Facebook, Snapchat e stories do Instagram).

Com o uso de cavaletes, faixas e adesivos limitados pela minirreforma política, assim como a diminuição do tempo de campanha de 90 para 45 dias e o fim do uso de outdoors, o investimento em marketing digital pode fazer toda a diferença nos resultados das urnas.

De acordo com as novas regras para as campanhas eleitorais, todo candidato pode ter um site, criar um blog e compartilhar suas opiniões por meio destes canais e das redes sociais. A publicidade online está proibida pela lei eleitoral e isso vai exigir que o candidato explore suas habilidades para se destacar com a produção e compartilhamento de conteúdo de qualidade. Sua opinião e seu posicionamento online podem ser decisivos neste novo modelo de campanha. É preciso ter em mente que o eleitor mudou e propostas políticas objetivas certamente irão conquistar o engajamento dele.

Neste momento, candidato deve ter uma preocupação ainda maior sobre como está sua imagem online. Para se destacar de forma positiva no Google, é necessário ser coerente e, sobretudo, transparente. Só assim poderá consolidar sua marca própria e sua reputação. Afinal, as pesquisas do Google se darão não só através do nome, partido ou legenda do candidato. O público também vai procurar por propostas, projetos e temas relevantes. Disponibilizar na internet este conteúdo, com bons argumentos, pode ajudar o candidato a ser encontrado mais facilmente pelos eleitores indecisos.

Outra mudança nas regras eleitorais que vai movimentar o ambiente online é relativa às doações de campanha. Com a proibição das contribuições empresariais, a internet passa ser um bom caminho para se conectar com potenciais eleitores dispostos a colaborar com a campanha. A doação de pessoa física pode ser solicitada e realizada no ambiente digital.


10 visualizações0 comentário
bottom of page
link whatsapp