top of page

Afinal, como promover pousadas e hotéis on-line?


Saber promover pousadas e hotéis na internet é fundamental para as estratégias de marketing, mais do que isso, é algo essencial para levar esses estabelecimentos ao conhecimento das pessoas e atrair novos hóspedes.


A internet se tornou uma excelente ferramenta para vendas e divulgação para diferentes setores, e o uso de seus canais também é necessário no setor de hotelaria. Tanto é que existem muitos canais especializados nesse tipo de divulgação.


É algo fundamental para a equipe de marketing e justamente por isso grandes redes de hotéis e pousadas já perceberam o quanto a internet é capaz de potencializar seus resultados e contribuir com a divulgação da marca.


Existem diversos canais digitais que podem ser usados nesse processo e até mesmo plataformas especializadas em reservas e avaliações. Elas atuam como parceiras dos estabelecimentos hoteleiros no mundo todo.


Site institucional, blog, redes sociais e outros canais também são fundamentais para o planejamento de marketing e comunicação de hotéis e pousadas.


Para entender um pouco mais, este artigo vai mostrar a importância de investir em diferentes plataformas, quais são os benefícios das redes sociais para as marcas e a importância de pousadas e hotéis hoje em dia.


Importância de investir em plataformas online


As plataformas online são capazes de fazer com que hotéis e pousadas se tornem mais conhecidos por parte do público e das pessoas que estão pensando em viajar.


Uma única pessoa tem diante de si a possibilidade de conhecer diferentes lugares no mundo, com isso em mente, é necessário usar boas estratégias e canais para despertar o interesse do viajante por determinado local.


O foco de uma empresa de pintura metalizada automotiva ao desenvolver suas estratégias de marketing é entregar valor para o público, e isso acontece por meio de diferentes canais, como:

  • Site institucional;

  • Blog;

  • Redes sociais;

  • E-mail marketing;

  • Anúncios pagos.

Os hotéis e pousadas precisam fazer a mesma coisa, ou seja, além de divulgar o espaço para hospedagem em si, também precisam vender o valor de revisitar determinado local.


O propósito é vender um sonho completo e não apenas um quarto onde a pessoa vai dormir no fim do dia. A rede hoteleira ainda conta com todo o suporte de plataformas especializadas em avaliações e reservas.


Elas mostram os locais da hospedagem em si, mas também falam um pouco mais sobre a localização. Isso aumenta a vontade de conhecer o local e ainda fortalece a marca, fazendo com que as pessoas confiem mais nela.


Conquistar a confiança do consumidor é fundamental para qualquer setor, mas quando se trata de hotéis e pousadas, isso é ainda mais importante por conta da quantidade de golpes que acontecem.


Infelizmente, existem muitos casos de pessoas que pagaram para se hospedar e quando chegaram ao local não havia nenhum hotel ou pousada.


As plataformas online trazem mais credibilidade para uma empresa de segurança e fazem a mesma coisa com os estabelecimentos da rede hoteleira.


Com base nisso, estar presente nesses canais é fundamental para fazer conversões. Só que antes de investir em qualquer estratégia, é necessário escolher ações e canais que estejam de acordo com o espaço e sua realidade.


Benefícios das redes sociais para as marcas


As redes sociais permitem que as pessoas estejam conectadas o tempo todo, tanto é que o Facebook possui mais de 2 milhões de usuários no mundo inteiro e o Instagram já passou a marca de 1 bilhão.


Hoje em dia, essas plataformas são consideradas como vitrines para os negócios, uma vez que os usuários estão conectados o tempo todo. Como resultado, as organizações conseguem aumentar sua visibilidade.


As redes sociais também são excelentes plataformas para conhecer um pouco mais sobre a audiência e até mesmo melhorar o atendimento ao cliente.


Assim como no caso de um fabricante de porta palete drive in, hotéis e pousadas precisam estar presentes nas redes sociais, fazendo publicações que atraiam as pessoas, respondendo comentários e mantendo interação constante.


É indispensável que a página acompanhe a identidade visual do negócio, pois assim fica mais fácil se apresentar para os usuários, além de publicar fotos atrativas dos espaços e da localização.


Isso vai chamar a atenção das pessoas e estabelecer um contato mais próximo com quem possa se interessar pelos serviços.


Outra estratégia indispensável nas redes sociais é o compartilhamento de conteúdos relevantes, que falam sobre assuntos do interesse do público, capazes de atrair clientes e fidelizar aqueles que já se hospedaram anteriormente.


Lembrando que as publicações devem ser frequentes, visto que o propósito é promover os serviços, aumentar o reconhecimento acerca do estabelecimento e construir uma boa reputação digital.


A exposição nas redes sociais é muito grande, por isso, tanto um hotel quanto uma empresa especializada em limpeza de vidros precisam monitorar constantemente as mensagens recebidas e citações relacionadas ao estabelecimento.


Com isso, fica muito mais fácil interagir com os usuários, responder seus possíveis questionamentos e solucionar reclamações.


Além de ajudar a construir a imagem da empresa, essas plataformas possibilitam a publicação de anúncios e o impulsionamento de páginas e postagens. Com isso, as marcas conseguem atrair o público e aumentar as vendas e o reconhecimento.


Importância das pousadas e hotéis hoje em dia


Muitas cidades do Brasil possuem o turismo como uma importante atividade econômica, por isso, precisam que o setor hoteleiro, assim como o turismo, funcione perfeitamente.


Isso faz com que empresários do ramo e órgãos públicos trabalhem para garantir que o turismo funcione, desenvolvendo políticas voltadas para o setor. Isso é fundamental para todos os envolvidos, inclusive para a sociedade local.


Um dos fatores determinantes para escolher uma cidade para conhecer é a disponibilidade de hospedagem. É bem diferente do que acontece, por exemplo, com uma oficina mecânica Citroen.


O cliente escolhe essa oficina porque possui um veículo da marca, mas quando se trata de turismo, mesmo que a cidade seja muito bonita, se não tiver um hotel com boa estrutura e que ofereça bom atendimento, vai perder turistas.


A hotelaria é um setor fundamental para melhorar a economia de municípios, estados e países. Quanto mais hóspedes em um hotel ou pousada, mais ganhos para outros setores, como restaurantes, comércio local, táxis, entre outras funções.


Trata-se de um setor capaz de gerar emprego em diversas áreas, uma vez que para dar conta da demanda, é necessário que o atendimento seja dinâmico e as empresas tenham mão de obra especializada.


Elas precisam contar com atendentes, chefs de cozinha, recepcionistas de hotel, profissionais de serviços gerais, cozinheiros, camareiras e outros trabalhos relacionados à hospedagem.


Os hotéis e pousadas precisam contratar empresas de limpeza garagem para manter as áreas em comum sempre limpas e é por isso que colaboram com a geração de emprego e o aumento de negócios em outros setores.


O setor hoteleiro colabora até mesmo com o consumo de bens industriais, uma vez que compram diversos televisores, eletrodomésticos, aparelhos elétricos e eletrônicos, roupas de cama, toalhas, entre outros itens, e eles movimentam economias diferentes.


Mesmo uma pequena pousada precisa adquirir esses itens para suas instalações e outras áreas do estabelecimento. Isso mostra claramente que os lucros não ficam centralizados nos empreendimentos hoteleiros.


Na verdade, eles beneficiam muitos outros setores da economia na região onde estão localizados. Mesmo que o hotel ou pousada não seja de grande porte, vai precisar de outros profissionais para suas dependências.


Por exemplo, para elaborar uma sala planejada pequena simples, a pousada precisa de um bom arquiteto, portanto, gera renda para esse profissional.


Cuidar de todos esses atributos é importante porque os hóspedes observam a estrutura do empreendimento, o atendimento oferecido e a qualificação dos profissionais.


Isso acontece porque as pessoas querem se divertir, mas também precisam descansar e ter tranquilidade. É fundamental que o quarto seja confortável e ofereça estrutura de qualidade em relação à cama, chuveiro, ar-condicionado e outras comodidades.


Garantir a qualidade de todos os aspectos do hotel ou pousada faz com que as pessoas voltem mais vezes, mais do que isso, vão indicar o estabelecimento para amigos e familiares.


Uma recepção com porta de vidro, cadeiras confortáveis e um recepcionista educado e bem informado faz toda a diferença para o estabelecimento e toda a região onde ele está presente.


Considerações finais


Hotéis e pousadas são estabelecimentos muito procurados o ano todo por pessoas que viajam de férias, durante os feriados e até mesmo a trabalho.


Investir em estratégias digitais é indispensável para chegar ao conhecimento delas e despertar seu interesse pelos serviços prestados.


Independentemente de qual seja o porte do estabelecimento, ter uma boa presença digital é a melhor forma de se consolidar, aumentar os lucros e trazer benefícios para vários outros setores que dependem direta ou indiretamente do turismo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page