top of page

As transformações no ensino através da educação a distância



A pandemia do Novo Coronavírus, em 2020, obrigou educadores do mundo todo a encontrar novos formatos de ensino para despertar nos alunos a vontade de dar continuidade ao aprendizado, já que devido à necessidade do isolamento social, fomos privados da educação presencial tradicional. O ensino a distância foi a alternativa para estimular e manter parte da rotina de estudos.


Alguns níveis de ensino como educação corporativa, MBAs, pós-graduações, especializações e graduações, já tinham migrado em parte para a modalidade à distância e o EAD deve se manter em alta, mesmo após a pandemia.


Pesquisas mostram que o ensino a distância foi a escolha de alguns alunos principalmente por questões geográficas, flexibilidade de acesso e redução de custos, possibilitando a transformação digital, aprendizagem colaborativa e por experiência através de métodos diferenciados, sendo uma excelente opção para quem não tem acesso aos cursos oferecidos exclusivamente em outras cidades, e para que tem a necessidade de flexibilização de horários.   


O cenário que levou as instituições a se adaptarem em tempo recorde para as aulas remotas e ensino a distância, devido à pandemia da COVID-19, também mostrou a urgente necessidade de aprimorar o sistema público de educação, já que as desigualdades ficaram muito mais expostas. É notório que a grande maioria dos estudantes da rede pública não tem acesso aos itens básicos para a continuidade das aulas (luz, espaço de estudo, internet, dispositivos tecnológicos…), as autoridades precisam ampliar o acesso, criando oportunidades reais de modificar essa realidade social.    


Essa nova realidade deixa óbvio que o grande desafio é elaborar um novo modelo de plano pedagógico no ambiente educacional, com a finalidade de evitar a sobrecarga curricular. As avaliações tradicionais terão que ser ressignificadas diante dos objetivos de fortalecer as habilidades de aprendizado dos alunos. Dessa forma, será possível mensurar o conteúdo assimilado de maneira mais assertiva.


Vantagens do ensino a distância: flexibilidade, comodidade, variedade de formatos, menor custo e autonomia.


Desvantagens do ensino a distância: ausência do contato interpessoal, dificuldades técnicas em relação à familiaridade tecnológica, intermitência de sinal da internet, falta de estímulo e disciplina.


As ferramentas indispensáveis para essa modalidade de ensino se resumem ao dispositivo (computador, tablet, celular…) com acesso à internet e conhecimentos básicos de informática, que vemos presentes nas novas gerações. As instituições de ensino fornecem um ambiente seguro através de login e senha individual. No espaço virtual de estudos, os alunos encontram formulários, vídeos, materiais complementares, links para aula ao vivo e chats da turma em cada disciplina.


Algumas modalidades exigem a realização de atividades presenciais ou on time, como aulas, apresentação de trabalhos e provas. Essa necessidade de uma programação presencial se difere do ensino a distância tradicional. É conhecida como blend learning, com a junção de ensino remoto presencial, somada a conteúdos previamente gravados, através de uma metodologia diferenciada que une as diferentes formas de aplicação de conteúdo, potencializando o aprendizado.


De acordo com a Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), a história da educação a distância no Brasil começou em 1904, quando um curso de correspondência de datilografia foi anunciado nos classificados do Jornal do Brasil. Em 1995 foi criado o Centro Nacional de Educação a Distância. De lá pra cá, vem crescendo em grande velocidade, tanto nas condições de infraestrutura, como em marcos regulatórios, sendo oficializada no Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005: “Art. 1º Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a Educação a Distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.” #educacao #tecnologia #ead #educacaoadistancia #educacaoremota

235 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
link whatsapp