Backlinks: O que é e sua importância?


Os backlinks são links de um site para outro, e mecanismos de busca como o Google analisam a quantidade e a qualidade dos backlinks para classificar as páginas. Portanto, obtê-los é crucial para as estratégias de SEO.


Devido à enorme competitividade dos resultados de pesquisa, é difícil obter uma classificação alta nos resultados de pesquisa usando palavras-chave com alto volume de pesquisa.


Os mecanismos de busca interpretam os backlinks como um indicador, pois quando uma página usa seu conteúdo como referência para direcionar os visitantes para outro site, significa que ela tem qualidade.


Cada link que é recebido forma um sinal de autoridade, e quanto mais autoridade um site possui, maiores serão as chances de atingir uma boa classificação. No entanto, nem qualquer tipo de link irá gerar essa permissão.


Esse quesito é importante para que sites como o de uma empresa porta pivotante possam aumentar a confiança on-line perante os algoritmos. Dessa forma, é necessário avaliar a qualidade das referências.


Por que os backlinks são tão importantes?


Backlinks são um elemento-chave em uma estratégia de SEO, e obter links de sites confiáveis ​​na internet mostra que um site é confiável, então o Google pode considerar os rankings.


Um dos fatores mais importantes para ter backlinks de qualidade é a confiabilidade, ou seja, se um site é confiável e de boa reputação e insere um link para uma outra página, esta recebe um “voto de confiança”.


E essa confiança é importante para o resultados dessa estratégia em qualquer nicho de negócio, desde um e-commerce de produtos eletrônicos até a clínica de um reumatologista.


Por outro lado, se apenas sites considerados spam apontam para um determinado site, os rankings desse site podem sofrer muito.


Outro fator muito importante é a popularidade, já que o Google vê os links externos como um voto de confiança entre os sites, por isso existe uma relação entre o site que recebe muitos links e o site que obtém a melhor classificação.


Todo link que um site tem é considerado um backlink, mas nem todos são feitos da mesma maneira. Como cliente, uma pessoa irá confiar bem mais no site de uma empresa que faz instalação led piscina se ela for recomendada por um amigo.


É justamente essa confiança que é categorizada pelo Google como um PageRank. O algoritmo avalia tanto a qualidade quanto a quantidade de links que o levam para uma determinada página.


Com isso, a relevância e autoridade de um site são baseadas nestes critérios. O site que recebe backlinks relevantes e condizentes com o segmento de atuação do negócio, como alinhador automotivo 3d mostrará ao Google que a plataforma tem autoridade no assunto.


Quais as vantagens dos backlinks?


Os backlinks são muito importantes para o sucesso das estratégias de marketing digital implementadas por empresas que desejam alavancar os resultados online.


Por se tratar de links de outras páginas da web que levam para o site, como de uma empresa de sistema de portaria inteligente, é preciso escolher links de qualidade para fazer essa estratégia.


Esses backlinks são parte fundamental das estratégias de SEO e têm ganhado muito destaque nos últimos anos devido às vantagens que as empresas podem usufruir. São elas:


A autoridade das páginas do site aumentam


Um dos principais critérios que os algoritmos do Google levam em consideração para a avaliação de autoridade de um site é a quantidade de links que são recebidos de outros domínios.


Isso ocorre porque o Google entende cada link como um “voto de confiança” que está sendo direcionado àquele determinado conteúdo.


Dessa forma, o algoritmo entrega as páginas como resultados de pesquisa para os usuários, pois acredita que eles podem encontrar o que procuram.


Além disso, os backlinks ainda auxiliam a melhorar o posicionamento nos rankings de busca do Google de sorte que ajudam a construir uma ideia de que a empresa é autoridade em seu ramo de atuação. Ainda mais se os links recebidos forem de blogs sobre o nicho da empresa.


Cria um relacionamento mais eficiente


Os guest posts são maneiras eficientes de uma empresa gerar interesse em assuntos como empilhadeira semi elétrica 1500 kg e se posicionar como referência para conquistar backlinks para o site que atue com esse produto ou serviço.


Esses posts são muito úteis para gerar links para uma página, mas também podem ajudar o negócio a construir um relacionamento de parceria com outras empresas do mesmo setor e que ofereçam produtos que complementam os da empresa


Com isso, ao estabelecer uma parceria de troca de conteúdo e backlinks, ambas as empresas podem se beneficiar com a recomendação de produtos para os clientes uma da outra.


Aumenta as visitas do site


Como já foi citado, a função principal dos backlinks é conseguir posicionar as páginas da empresa nas melhores posições de pesquisa do Google. Isso já é uma das melhores formas de aumentar o tráfego orgânico do site, porém existem outras maneiras.


As estratégias de backlinks são capazes de aumentar o tráfego de referências, o qual se trata de uma forma de diversificar a aquisição de tráfego além do Google.


Dessa forma, se uma empresa de móveis planejados sala de tv quiser ter mais tráfego para um site, ela precisa buscar mais sites com credibilidade e com o maior número de volume de visitas possível. No caso de backlinks, qualidade é bem melhor que quantidade.


É uma estratégia com ótimo custo-benefício


Diferente do que muitos imaginam, as empresas não precisam realizar investimentos muito frequentes para conquistar backlinks de qualidade.


Isso torna isso mais barato do que os links patrocinados, que, por exemplo, exigem investimento contínuo para gerar tráfego e colocar sua marca em destaque nas buscas do Google.