A Inteligência Artificial já faz parte da realidade no marketing digital e nas redes sociais tem o poder de influenciar as pessoas, através dos robôs alimentados por uma série de informações que podem ser transmitidas da mesma forma como faz o ser humano.
A ficção científica a este respeito há muito tempo já saiu das telas de cinemas e livros e as empresas têm apostado muito nessa realidade virtual para que o aspecto econômico interno possa crescer muito mais.
Utilizar a Inteligência Artificial nas mídias sociais acabou tornando-se uma mola propulsora que não só auxilia no crescimento desses canais sociais, como também facilita a otimização de trabalhos postados nesses ambientes.
O que é Inteligência Artificial?
Inteligência Artificial, ou IA, é uma ciência computacional que elabora dispositivos capazes de raciocinar de forma inteligente de forma semelhante aos seres humanos, dotados da faculdade de raciocínio próprio.
A Inteligência Artificial está presente nas atividades cotidianas de uma empresa de instalação de rede de hidrantes, por exemplo, no qual o atendimento aos clientes é feito através destes robôs de forma automática.
Assim como também está presente nas redes sociais para que a comunicação entre os diversos seguidores seja mais apropriada, mesmo porque existem perguntas que não estão previstas dentro desta inteligência.
Por mais que esses simuladores humanos sejam alimentados todos os dias, a diversidade de informações é extremamente volumosa, mudam a cada dia e sempre existe alguma novidade na revisão automotiva completa que lhes escapa dessa alimentação constante.
Filmes como “De volta para o futuro 2”, lançado em 1989, já retratavam a chegada da Inteligência Artificial, que, hoje em dia, é tão presente no dia a dia das pessoas, das cidades e das empresas.
Ela tem trazido inovações para os sistemas de atendimento e vendas de produtos e serviços de manutenção portão deslizante, onde é possível comprá-lo apenas através dos dados fornecidos pela robotização, que os fornecem como facilitadores para os clientes.
É o “x” respondendo para o “y”, sem que ambos estejam presentes frente a frente, seguindo um menu das perguntas já programadas, onde o diálogo estabelecido fornece respostas detalhadas, conduzindo a uma melhoria no relacionamento com os clientes.
A importância da IA nas redes sociais
As redes sociais passaram a ser os locais mais frequentados pela grande maioria das pessoas e a presença da Inteligência Artificial tem se tornado um dos melhores sistemas comunicativos de interação imediata com os consumidores e clientes.
Tal relevância aborda vários aspectos dentro do marketing digital e as empresas de impermeabilização laje descoberta a utiliza tecnicamente, mesmo porque é extremamente necessário marcar presença na internet ao se trabalhar com redes sociais.
Em seguida, serão destacados alguns quesitos importantes que justificam a utilização dessa tecnologia artificial e automática (IA). Contudo, tal sistematização ainda não impede a contratação de seres humanos, pois o contato humanizado sempre será necessário.
Elaboração de melhores campanhas e publicidades;
Exposição de anúncios de rede para janela de apartamento;
Melhoria na interação dos frequentadores das redes sociais;
Acompanhamento automático na movimentação da rede;
Aprimoramento de imagens, fotos e vídeos;
Aumento no acompanhamento do produto e das publicações;
Criação de campanhas mais direcionadas ao público-alvo;
Influência por sobre o algoritmo do Google;
Melhor identificação do perfil do cliente.
Uma ferramenta que utiliza a Inteligência Artificial é o Big Data, que possui um banco de dados classificador de clientes baseado na geolocalização, nos tipos de vendas que os mesmos vêm efetuando e no histórico de navegação pela web.
Quando o Big Data analisa todos esses dados é possível saber se o cliente está propenso a comprar ou consumir algum tipo de produto e faz com que a empresa para asfalto identifique maiores chances de vender o serviço de asfaltagem.
A Inteligência Artificial nas redes sociais faz um tipo de seleção entre os navegadores da web e direcionam as campanhas e publicidades para que os produtos sejam adquiridos com mais frequência, porque permite a identificação nos padrões de compra.
Não é incomum encontrar chatbots que iniciam um diálogo com o visitante de uma creche meio período, por exemplo, oferecendo ajuda ao cliente potencial e até mesmo coletando informações, para que os resultados de matrícula sejam mais assertivos.
Com o uso de uma interface passiva, o visitante de um site pode passar por uma experiência mais agradável ao realizar a compra de produtos e serviços de forma inovadora e impactante.
Quando a Inteligência Artificial é usada nas redes sociais, ela consegue proporcionar soluções mais adequadas para os problemas e dúvidas dos clientes e consumidores, contribuindo, inclusive, para a maior propagação de uma marca no mercado.
Influência da IA nas redes sociais
As redes sociais são ferramentas que possibilitam a interação entre as pessoas que são adeptas a elas, sejam clientes comuns ou empresas que se cadastraram para veicular os produtos e serviços que oferecem com maior facilidade e rapidez.
Elas se movimentam 24 horas por dia e não param em momento algum e, assim, o processo de compras, vendas ou obtenção de informações é alcançado com muito mais agilidade e a Inteligência Artificial tem grande poder de influência sobre elas.
Essas influências são notadas em todas as empresas que se utilizam da Inteligência Artificial e podem ser percebidas nos seguintes aspectos abordados abaixo:
Nas inovações de vídeos postados no YouTube;
Nas descrições e criações dos conteúdos;
Na maior compreensão dos textos, elaborados com mais eficiência;
Na incorporação de palavras semelhantes;
Nas pesquisas do comportamento humano e cultural;
Na personalização dos feeds do Instagram;
Na segmentação de anúncios;
Na eliminação de spams;
No melhor entendimento robótico das preferências e escolhas dos clientes.
As redes sociais se tornaram dependentes da Inteligência Artificial, e ela perfaz muitos benefícios nas campanhas realizadas por essas mídias, como os apontados abaixo:
Melhora a experiência do usuário;
Aumenta o desempenho no atendimento ao cliente;
É uma ferramenta competitiva diante da concorrência;
Oferece maiores oportunidade de interação com os clientes;
Auxilia na navegação por meio de assistentes de voz;
Favorece as estratégias de SEO, no ranking de buscas.
Um dos focos da Inteligência Artificial encontrada nas redes sociais é melhorar a experiência de compra do usuário, quando ele navega por ambientes virtuais e isso impacta profundamente na satisfação do cliente.
Através da Inteligência Artificial o desempenho no atendimento ao cliente por meio dos chatbots é mais qualitativa, tanto quanto um atendimento humano e facilita a propagação de informações de um outdoor de led para propaganda.
Mesmo que o diálogo não seja próximo, essa ferramenta não tem tempo de parada, como a hora do almoço, por exemplo, e como o dia a dia dos consumidores é corrido em virtude de outras atividades, a Inteligência Artificial permite comunicação em diversos horários.
A Inteligência Artificial é uma ferramenta que coloca a empresa à frente da concorrência, quando é utilizada no sistema comunicativo de uma companhia, auxiliando no acompanhamento dos negócios realizados pelos concorrentes.
Ela pode, por exemplo, fazer a revisão de um conteúdo visual daquilo que é mais consumido e aumentar as oportunidades de negociações através dos chatbots e dos assistentes de voz, em todos os mecanismos de busca.
Com isso, o usuário economiza tempo e não precisa procurar informações escrevendo textos, para que as informações apareçam. Basta solicitar ao assistente de voz e ele responde automaticamente, facilitando o processo.
As músicas, atualmente, são acessadas por um assistente de voz virtual que são caixas de som artificialmente inteligentes. Uma alternativa mais simples, rápida e fácil para ouvi-las.
No futuro, com as inovações digitais que caminham a passo largo, as redes sociais ainda se beneficiarão muito com o uso da IA. Se, hoje, o volume de utilização já é enorme, o que se dirá daqui há alguns anos, com a modernização de tudo no ambiente virtual.
Considerações finais
Como foi possível ver ao longo deste conteúdo, redes sociais e Inteligência Artificial já caminham juntas e o progresso, neste sentido, tende a ser muito maior a cada dia.
Com a Inteligência Artificial, as redes sociais sofrem grandes impactos e influências positivas e isto é bom para as empresas que adotam o processo, não apenas para solucionar as dúvidas dos consumidores, mas também para oferecer melhores soluções.
Isso significa que, para as redes sociais, a Inteligência Artificial é uma ferramenta que pode impulsionar e alavancar o número de vendas de produtos e serviços e ainda favorecer uma forma mais prática de realizar as compras, e os chatbots realizam esta tarefa.
Ademais, as redes sociais ficam mais fortalecidas e os usuários passam a optar muito mais por elas, pois são os mecanismos que mais se movimentam atualmente e nada melhor do que utilizar a Inteligência Artificial para esse propósito.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Comments