top of page

Como a Inteligência Artificial pode influenciar no crescimento das redes sociais?


A Inteligência Artificial já faz parte da realidade no marketing digital e nas redes sociais tem o poder de influenciar as pessoas, através dos robôs alimentados por uma série de informações que podem ser transmitidas da mesma forma como faz o ser humano.


A ficção científica a este respeito há muito tempo já saiu das telas de cinemas e livros e as empresas têm apostado muito nessa realidade virtual para que o aspecto econômico interno possa crescer muito mais.


Utilizar a Inteligência Artificial nas mídias sociais acabou tornando-se uma mola propulsora que não só auxilia no crescimento desses canais sociais, como também facilita a otimização de trabalhos postados nesses ambientes.


O que é Inteligência Artificial?


Inteligência Artificial, ou IA, é uma ciência computacional que elabora dispositivos capazes de raciocinar de forma inteligente de forma semelhante aos seres humanos, dotados da faculdade de raciocínio próprio.


A Inteligência Artificial está presente nas atividades cotidianas de uma empresa de instalação de rede de hidrantes, por exemplo, no qual o atendimento aos clientes é feito através destes robôs de forma automática.


Assim como também está presente nas redes sociais para que a comunicação entre os diversos seguidores seja mais apropriada, mesmo porque existem perguntas que não estão previstas dentro desta inteligência.


Por mais que esses simuladores humanos sejam alimentados todos os dias, a diversidade de informações é extremamente volumosa, mudam a cada dia e sempre existe alguma novidade na revisão automotiva completa que lhes escapa dessa alimentação constante.


Filmes como “De volta para o futuro 2”, lançado em 1989, já retratavam a chegada da Inteligência Artificial, que, hoje em dia, é tão presente no dia a dia das pessoas, das cidades e das empresas.


Ela tem trazido inovações para os sistemas de atendimento e vendas de produtos e serviços de manutenção portão deslizante, onde é possível comprá-lo apenas através dos dados fornecidos pela robotização, que os fornecem como facilitadores para os clientes.


É o “x” respondendo para o “y”, sem que ambos estejam presentes frente a frente, seguindo um menu das perguntas já programadas, onde o diálogo estabelecido fornece respostas detalhadas, conduzindo a uma melhoria no relacionamento com os clientes.


A importância da IA nas redes sociais


As redes sociais passaram a ser os locais mais frequentados pela grande maioria das pessoas e a presença da Inteligência Artificial tem se tornado um dos melhores sistemas comunicativos de interação imediata com os consumidores e clientes.


Tal relevância aborda vários aspectos dentro do marketing digital e as empresas de impermeabilização laje descoberta a utiliza tecnicamente, mesmo porque é extremamente necessário marcar presença na internet ao se trabalhar com redes sociais.


Em seguida, serão destacados alguns quesitos importantes que justificam a utilização dessa tecnologia artificial e automática (IA). Contudo, tal sistematização ainda não impede a contratação de seres humanos, pois o contato humanizado sempre será necessário.

  • Elaboração de melhores campanhas e publicidades;

  • Exposição de anúncios de rede para janela de apartamento;

  • Melhoria na interação dos frequentadores das redes sociais;

  • Acompanhamento automático na movimentação da rede;

  • Aprimoramento de imagens, fotos e vídeos;

  • Aumento no acompanhamento do produto e das publicações;

  • Criação de campanhas mais direcionadas ao público-alvo;

  • Influência por sobre o algoritmo do Google;

  • Melhor identificação do perfil do cliente.

Uma ferramenta que utiliza a Inteligência Artificial é o Big Data, que possui um banco de dados classificador de clientes baseado na geolocalização, nos tipos de vendas que os mesmos vêm efetuando e no histórico de navegação pela web.


Quando o Big Data analisa todos esses dados é possível saber se o cliente está propenso a comprar ou consumir algum tipo de produto e faz com que a empresa para asfalto identifique maiores chances de vender o serviço de asfaltagem.


A Inteligência Artificial nas redes sociais faz um tipo de seleção entre os navegadores da web e direcionam as campanhas e publicidades para que os produtos sejam adquiridos com mais frequência, porque permite a identificação nos padrões de compra.


Não é incomum encontrar chatbots que iniciam um diálogo com o visitante de uma creche meio período, por exemplo, oferecendo ajuda ao cliente potencial e até mesmo coletando informações, para que os resultados de matrícula sejam mais assertivos.


Com o uso de uma interface passiva, o visitante de um site pode passar por uma experiência mais agradável ao realizar a compra de produtos e serviços de forma inovadora e impactante.


Quando a Inteligência Artificial é usada nas redes sociais, ela consegue proporcionar soluções mais adequadas para os problemas e dúvidas dos clientes e consumidores, contribuindo, inclusive, para a maior propagação de uma marca no mercado.


Influência da IA nas redes sociais


As redes sociais são ferramentas que possibilitam a interação entre as pessoas que são adeptas a elas, sejam clientes comuns ou empresas que se cadastraram para veicular os produtos e serviços que oferecem com maior facilidade e rapidez.


Elas se movimentam 24 horas por dia e não param em momento algum e, assim, o processo de compras, vendas ou obtenção de informações é alcançado com muito mais agilidade e a Inteligência Artificial tem grande poder de influência sobre elas.


Essas influências são notadas em todas as empresas que se utilizam da Inteligência Artificial e podem ser percebidas nos seguintes aspectos abordados abaixo:

  • Nas inovações de vídeos postados no YouTube;

  • Nas descrições e criações dos conteúdos;

  • Na maior compreensão dos textos, elaborados com mais eficiência;

  • Na incorporação de palavras semelhantes;

  • Nas pesquisas do comportamento humano e cultural;

  • Na personalização dos feeds do Instagram;

  • Na segmentação de anúncios;

  • Na eliminação de spams;

  • No melhor entendimento robótico das preferências e escolhas dos clientes.

As redes sociais se tornaram dependentes da Inteligência Artificial, e ela perfaz muitos benefícios nas campanhas realizadas por essas mídias, como os apontados abaixo:

  • Melhora a experiência do usuário;

  • Aumenta o desempenho no atendimento ao cliente;

  • É uma ferramenta competitiva diante da concorrência;

  • Oferece maiores oportunidade de interação com os clientes;

  • Auxilia na navegação por meio de assistentes de voz;

  • Favorece as estratégias de SEO, no ranking de buscas.

Um dos focos da Inteligência Artificial encontrada nas redes sociais é melhorar a experiência de compra do usuário, quando ele navega por ambientes virtuais e isso impacta profundamente na satisfação do cliente.


Através da Inteligência Artificial o desempenho no atendimento ao cliente por meio dos chatbots é mais qualitativa, tanto quanto um atendimento humano e facilita a propagação de informações de um outdoor de led para propaganda.


Mesmo que o diálogo não seja próximo, essa ferramenta não tem tempo de parada, como a hora do almoço, por exemplo, e como o dia a dia dos consumidores é corrido em virtude de outras atividades, a Inteligência Artificial permite comunicação em diversos horários.


A Inteligência Artificial é uma ferramenta que coloca a empresa à frente da concorrência, quando é utilizada no sistema comunicativo de uma companhia, auxiliando no acompanhamento dos negócios realizados pelos concorrentes.


Ela pode, por exemplo, fazer a revisão de um conteúdo visual daquilo que é mais consumido e aumentar as oportunidades de negociações através dos chatbots e dos assistentes de voz, em todos os mecanismos de busca.


Com isso, o usuário economiza tempo e não precisa procurar informações escrevendo textos, para que as informações apareçam. Basta solicitar ao assistente de voz e ele responde automaticamente, facilitando o processo.


As músicas, atualmente, são acessadas por um assistente de voz virtual que são caixas de som artificialmente inteligentes. Uma alternativa mais simples, rápida e fácil para ouvi-las.


No futuro, com as inovações digitais que caminham a passo largo, as redes sociais ainda se beneficiarão muito com o uso da IA. Se, hoje, o volume de utilização já é enorme, o que se dirá daqui há alguns anos, com a modernização de tudo no ambiente virtual.


Considerações finais


Como foi possível ver ao longo deste conteúdo, redes sociais e Inteligência Artificial já caminham juntas e o progresso, neste sentido, tende a ser muito maior a cada dia.


Com a Inteligência Artificial, as redes sociais sofrem grandes impactos e influências positivas e isto é bom para as empresas que adotam o processo, não apenas para solucionar as dúvidas dos consumidores, mas também para oferecer melhores soluções.


Isso significa que, para as redes sociais, a Inteligência Artificial é uma ferramenta que pode impulsionar e alavancar o número de vendas de produtos e serviços e ainda favorecer uma forma mais prática de realizar as compras, e os chatbots realizam esta tarefa.


Ademais, as redes sociais ficam mais fortalecidas e os usuários passam a optar muito mais por elas, pois são os mecanismos que mais se movimentam atualmente e nada melhor do que utilizar a Inteligência Artificial para esse propósito.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

52 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page