top of page

Como aplicar Chatbots ao seu negócio

Chatbots são tecnologias para conversas, ou seja, um recurso capaz de estimular uma conversa humana, podendo ser definido como um programa de computador que ajuda a se comunicar com as pessoas de maneira natural.


Embora tenha essa definição, nem todos os chatbots possuem as mesmas características. Isso porque alguns são baseados em inteligência artificial, outros são pré-programados e outros podem funcionar com as duas tecnologias.


Mas independentemente de seu funcionamento, o chatbot tem como propósito conversar com as pessoas de maneira natural, ao ponto de que o interlocutor nem mesmo perceba que está falando com uma máquina.


Por conta das transformações que aconteceram no perfil do consumidor, o atendimento oferecido pelas organizações precisa ser online, livre de erros e disponível 24 horas.


Quando se trata de chatbot, os erros não se referem apenas às informações incorretas, mas também ao uso de linguagem inadequada que podem desencadear crises para a companhia em meio aos usuários.


O chatbot pode ser utilizado por múltiplas plataformas, como sites institucionais, redes sociais e até no WhatsApp.


Antes de implementar esse recurso, a organização precisa saber um pouco mais sobre sua importância, os benefícios que ele oferece e compreender seu objetivo, assim, pode aproveitar todo o seu potencial.


Importância do chatbot


Investir em chatbot é importante para o negócio por diversas razões, e entre os motivos que fazem os empreendedores e gestores trabalhar com ele estão:

  • Melhora o relacionamento com o cliente;

  • Conquista novos clientes;

  • Reduz custos operacionais;

  • Gera leads;

  • Melhora a experiência do usuário.

Nos últimos anos, o perfil e o comportamento do consumidor mudou muito, e essas mudanças continuam acontecendo, principalmente depois de 2020, por conta do isolamento social.


Uma oficina especializada em troca bateria moura precisa aproveitar as chances e oportunidades para interagir e construir um bom relacionamento com os clientes.


Um atendimento 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, consegue esclarecer todas as dúvidas dos consumidores e atua como um verdadeiro diferencial para fidelizar os compradores.


No site institucional, o chatbot pode ser inserido no canto inferior direito da página, pronto para esclarecer as dúvidas dos visitantes e com isso aumentar a possibilidade de realizar uma venda.


Empresas maiores contam com um setor de atendimento completo, enquanto outras preferem terceirizar o serviço. Mas independentemente de como essa área funciona, ter um atendimento disponível o tempo todo custa muito dinheiro.


É necessário disponibilizar profissionais em diferentes horários, no entanto, com a ajuda do chatbot, é possível fazer isso sem precisar gastar rios de dinheiro com ligações, pois tudo é feito nos canais digitais usados pela marca.


O recurso também traz insumos para as equipes de vendas, desde que exista uma integração entre a plataforma e as estratégias de conteúdo.

Uma oficina especializada em envelopamento de painel de carros pode usar o chatbot para perguntar os dados do usuário durante uma conversa e preencher um formulário.


Depois de preenchê-lo, oferece ao usuário um material rico, e com isso ajuda o negócio a gerar leads. Por fim, também é um excelente recurso para melhorar a experiência do usuário porque apresenta soluções para seus problemas, esclarece suas dúvidas e garante o padrão e a excelência do atendimento.


O cliente não receberá informações incorretas, a linguagem será sempre apropriada e toda a experiência é personalizada, visto que o recurso consegue aprender e aprimorar seu atendimento cada vez mais.


Benefícios do chatbot


Além das razões que tornam o chatbot um recurso muito importante para as empresas, ele também traz diversas vantagens. Entre as principais estão:


Atendimento ágil


As pessoas não gostam de esperar muito tempo pelo atendimento, independentemente de ser pelo telefone ou via chat. Além do mais, ter uma equipe especializada para atender todo mundo gera custos muito altos.


Uma empresa de monitoramento de frota via gps encontra no chatbot uma maneira de fazer vários atendimentos ao mesmo tempo e enviar milhares de mensagens, de maneira muito mais ágil e inteligente.


Redução do tráfego no SAC


O serviço de atendimento ao consumidor (SAC) costuma ter horários de pico e os atendentes ficam sobrecarregados, consequentemente, o tempo de espera por parte do cliente é muito maior.


É uma situação que costuma ser estressante e que torna os atendimentos apressados, algo que pode prejudicar a qualidade e a eficiência.


Usar chatbot pode simplesmente mudar a realidade da empresa, pois a partir do momento em que o usuário entra em contato com ela, passa a ser atendido pelo robô que vai

solucionar seus problemas.


O operador, por sua vez, vai receber apenas casos muito complexos que precisam de mais atenção. É uma facilidade que reduz o tráfego no SAC, diminui o tempo de espera e aumenta a fluidez no atendimento.


Automatiza processos


Investir em soluções tecnológicas como o chatbot ajuda uma marca de capa para violão folk acolchoada a estabelecer uma comunicação muito mais eficaz e ágil, pois não é necessário botões específicos para prestar atendimento.


Tudo o que o usuário precisa fazer é enviar uma mensagem, algo que ajuda o empreendimento a oferecer serviço automatizado, que alcance o resultado esperado e que reduza os custos por meio da interação com o sistema.


Mesmo que os atendentes sejam muito produtivos, a velocidade da tecnologia é maior, e não precisa passar por um treinamento para exercer suas tarefas.


Melhora o relacionamento com os clientes


Quando o cliente vivencia uma experiência do seu agrado, percebe que a comunicação foi fácil, algo que tem tudo a ver com a necessidade de praticidade dos dias de hoje.

Ninguém tem tempo a perder e o que as pessoas mais querem é resolver problemas da maneira mais simples possível.


O chatbot usado por uma empresa especializada em pintura fachada de loja se destaca como uma ferramenta inovadora porque conseguem responder a todas as dúvidas imediatamente, com mais rapidez do que os humanos.


Com isso, o cliente terá em mente uma imagem positiva sobre a organização e percebe que ela está preocupada em inovar e proporcionar a melhor experiência para quem compra com ela.


Acesso a mais dados dos clientes


As organizações podem usar essa solução para conseguir mais informações sobre seus clientes e potenciais clientes.


Negócios que estão atento às mudanças de seu mercado de atuação e que se orientam para a alavancagem dos resultados, usam os dados para melhorar as decisões estratégicas.


Estudar e analisar as informações ajuda a oferecer um bom atendimento, previne uma série de problemas e ainda aumenta as vendas.


Aumenta a representatividade da marca


Representatividade de marca é muito diferente da identidade da marca. Por exemplo, a representatividade de um criadouro de azul ring neck se constrói por meio da atuação de robôs e torna os processos personificados para o público.


Isso acontece por meio dos pedidos, processamento de pagamento e cartões de compra. Quanto à identidade da marca, não é possível automatizá-la, assim como não se pode automatizar a reputação.


As últimas tendências são os omnibots, que nada mais são do que personas consideradas com base na identidade da marca e impulsionadas por meio da inteligência artificial.


Objetivo dos chatbots


O objetivo do chatbot é prestar atendimento ao cliente por meio da simulação de conversas humanas. Para fazer isso, ele utiliza algoritmos, inteligência artificial e machine learning.


São ferramentas que ajudam a interagir com os usuários, solucionar suas dúvidas e resolver os problemas menos complexos.


Hoje em dia, as pessoas procuram o que precisam na internet, como no caso de alguém que esteja pesquisando sobre laudo ltcat valor no Google. Se o usuário pesquisa na web os produtos e serviços que deseja adquirir, não faz sentido que ele tenha que sair da internet para entrar em contato com a marca, esclarecer suas dúvidas e fazer suas compras.


Se o negócio consegue prestar atendimento online por meio do chatbot, esclarece as dúvidas rapidamente e consegue fechar a venda ali mesmo. Se o cliente tiver que trocar de canal, as chances de perder a venda são muito maiores.


Isso mostra que embora o chatbot tenha o propósito de ajudar uma empresa de adestramento de cães para guarda a melhorar seu atendimento ao cliente, também é capaz de mudar a realidade das vendas do negócio para melhor.


Tudo isso sem gerar custos, sem a necessidade de contratar mais pessoas e de uma maneira muito mais inteligente.


Considerações finais


Investir em chatbot é algo muito benéfico para as organizações porque esse recurso, ao mesmo tempo em que é financeiramente acessível, facilita muito os processos internos em termos de atendimento ao cliente.


A companhia pode e deve manter atendentes humanos para trabalhar questões mais complexas, a grande diferença é que esses profissionais não precisam mais atender dúvidas rotineiras que só entopem a fila de atendimento.


Ao mesmo tempo em que traz mais praticidade para os negócios, melhora consideravelmente a experiência do consumidor.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


2 visualizações0 comentário
bottom of page