Como as agências de Marketing Digital podem ser parceiras do seu negócio?



Atualmente, se vive em um momento certo para procurar inovar e se reinventar dentro das novas oportunidades de trabalho. Principalmente, com o surgimento de agências de marketing, que têm se tornado um trabalho importante nessa nova era para os negócios.


Com o crescimento exponencial da Internet e das redes sociais, lojas e comércios de diversos nichos começaram a buscar formas de continuarem a ser competitivos no meio digital. O crescimento pode mudar as coisas como um divisória de gesso vazado


Mas, nem todos os empreendedores possuem as habilidades precisas para a criação de conteúdo de forma estratégica, fazer campanhas de anúncios nas redes sociais, criar banners promocionais e medir os resultados.


Assim, as agências de marketing digital surgiram para satisfazer uma necessidade que só tende a crescer de forma exponencial nos próximos anos. Enquanto existir Internet, serão necessárias agências de marketing para os negócios que desejam ser estratégicos.


Sendo assim, este artigo tratará da importância, utilidade e vantagens que envolvem a contratação de uma agência de marketing.


Vantagens na contratação uma agência de marketing


Uma agência de marketing digital é uma empresa segmentada que reúne serviços especializados para sustentar pequenos, médios e grandes negócios nas suas estratégias e campanhas de marketing na web.


Não importa se é para ajudar uma churrascaria com adega de vinho, ou qualquer outro tipo de empreendimento, uma agência auxilia um negócio a se posicionar estrategicamente na Internet.


Com o olhar de uma agência de marketing digital, as empresas conseguem aproveitar da melhor forma as oportunidades e, assim, atrair exatamente a persona que é uma representação que simboliza o cliente ideal de uma marca.


Como um adesivo para carreta, toda empresa tem um tipo de identidade certa para ela. O negócio deve definir o perfil ideal de cliente em qual ele possa concentrar suas estratégias de vendas.


Partindo disso, os profissionais da agência passarão a criar estratégias que vão desde a criação de uma identidade visual, até a administração total dos perfis do negócio nas redes sociais, de forma que gerencie toda a presença digital de uma marca.


Toda marca possui necessidades específicas, uma vez que as ações e plano de marketing devem ter como base o nicho de atuação, serviços e produtos oferecidos e a missão da empresa.


Cabe à agência de marketing digital criar uma leitura daquele negócio e mostrar os melhores passos para se iniciar um trabalho efetivo e que traga resultados.

Agências de marketing digital precisam saber não só a respeito do mercado, mas também ter conhecimentos específicos em áreas como:

  • Jornalismo;

  • Design;

  • Marketing;

  • Redes Sociais;

  • Precisam ter fortes habilidades em comunicação;

  • Conhecer os anúncios pagos;

  • Saber sobre Search Engine Optimization (SEO);

  • Ter ideias de organização de eventos on-line e presenciais;

  • E-mail marketing;

  • Criação de infoprodutos.

Como deve ser a atuação da agência?


Tudo se inicia com um primeiro contato entre o cliente e o especialista em marketing digital para traçar, após uma conversa, a atual situação da empresa e objetivos a médio e longo prazo com o marketing digital.


Analogicamente, às vezes, será como um conserto placa iphone, pois parece um processo trabalhoso, mas no fim das contas vale a pena esperar para colher os melhores resultados.


A depender do tipo de cliente, é muito importante realizar treinamentos para que tenha uma imersão mais significativa e, deste modo, se fazer uma análise mais profunda sobre o negócio em questão.


Desse modo, com as etapas a seguir, é totalmente possível fazer uma organização de forma que possa ajudar significativamente:

  • Agendamento de alguma visita à empresa;

  • A apresentação da equipe da agência;

  • Apresentação da equipe do cliente;

  • O conhecimento das áreas abrangentes da empresa do cliente;

  • A compreensão sobre o público-alvo;

  • Compreensão maior sobre o nicho e objetivos gerais.

Assim, no final da reunião, é fundamental deixar pré-estabelecido quais serão os canais centrais e as formas de comunicação entre as equipes: e-mail, mensagens por aplicativo de conversa, telefone e a necessidade de reuniões para alinhar estratégias.


Se, por acaso, a empresa ainda não tiver qualquer forma de presença on-line, a agência deve começar do zero com a criação de identidade visual, logomarca e criação dos perfis e páginas nas redes sociais.


Da mesma forma que acontece com clínicas de oftalmologista para cachorro, por exemplo. Muitas podem não ter uma presença digital muito forte, mas o cliente vai querer saber como funcionam os procedimentos previamente.


Logo, o cliente deve ser orientado sobre os possíveis investimentos necessários em publicidade e campanhas em ferramentas como Google Adwords e Facebook Ads.


Também deve ser informado sobre os anúncios, que são necessários para crescer o nome da empresa nesse primeiro momento. A agência deverá trabalhar em conjunto com as ações de longo prazo, como a criação de conteúdo diário ou semanal.


Até um negócio que produz aluguel luz pulsada, pode alavancar suas vendas com a presença digital. É mito achar que, porque é uma empresa de produção, não pode ter uma frequência on-line e alavancar seus negócios, afinal, tudo pode crescer na Internet hoje.


E essa frequência muda de acordo com a área de atuação e a agência deverá analisar a quantidade de posts, por exemplo, que deverão ser postados no Facebook, Instagram e nas demais redes sociais que a empresa estiver presente.


Vários empreendedores, em um momento primário, podem iniciar os trabalhos da agência de marketing digital sozinhos.