top of page

Como as empresas de seguro podem ampliar seu negócio com um marketing pontual


Ampliar os negócios é o objetivo de qualquer empresa, afinal quando ela cresce, alcança novos patamares, aumenta suas vendas e chega ao conhecimento de muitas pessoas.


Com a popularização da internet e o acesso móvel, ficou muito mais fácil levar a marca ao conhecimento de uma quantidade maior de pessoas, e o marketing digital abre um leque de possibilidades nesse sentido.


O Brasil é um dos países que mais contratam empresas de seguro, seja para veículos, imóveis, viagens, dispositivos móveis, entre outras necessidades, mas esse mercado é extremamente competitivo.


As seguradoras precisam competir entre si para atrair os consumidores e mostrar o valor de seus serviços. É assim que se posicionam como negócios de confiança e conseguem se destacar.


Existem muitas estratégias que podem ser trabalhadas nesse sentido, e mais do que divulgar a seguradora, elas conseguem trazer bons retornos, melhorando os lucros e as oportunidades.


Só que antes de investir em qualquer prática, primeiro é fundamental entender um pouco mais sobre o assunto.


É papel do gestor é saber o que é uma empresa de seguro, os benefícios das estratégias de marketing para esse modelo de negócios e a importância que ele tem nos dias de hoje.


O que é uma empresa de seguro?


A empresa de seguros, também conhecida como seguradora ou companhia de seguros, é um modelo de negócios que atua no mercado financeiro, tendo como papel emitir apólices de seguros em casos de sinistro.


Também é responsável por cumprir os termos de indenização presentes no documento. Existem várias modalidades de seguro no país, tais como:

  • Veículos;

  • Imóveis;

  • Vida;

  • Viagem.

Uma empresa de entrega flex pode colocar o imóvel onde exerce suas tarefas do dia a dia em um seguro para proteger a integridade física do espaço, equipamentos e outros bens.


Mas é muito comum que as pessoas confundam seguradora com corretora de seguros, mas existem diferenças entre elas.


Uma companhia de seguros é uma empresa que se responsabiliza pelo seguro em si, enquanto a segunda se encarrega da contratação da apólice. A relação é muito semelhante entre o emissor das ações e a corretora de ações.


A corretora não emite papéis e nem faz pagamentos aos investidores que compram as ações, na verdade, apenas facilita a compra e intermediou o contrato entre as partes.


A atuação de uma seguradora é dividida em emissão de apólices e pagamento de indenização, de acordo com o que está previsto no documento.


Para emitir a apólice, é necessário fazer uma análise de riscos do segurado, e os contratantes podem receber propostas com condições diferentes.


Por exemplo, um seguro auto pode oferecer auto elétrica perto para seu segurado por conta de seu perfil, enquanto para outro cliente não oferece essa cobertura.


A análise tem como propósito determinar a probabilidade de sinistro, traçando uma relação entre a probabilidade identificada e o preço que deve ser cobrado pela apólice.


Esse tipo de empresa é muito comum no mundo todo, principalmente no Brasil, devido aos riscos em diversas situações. Isso acaba aumentando a competitividade no mercado, e por isso é essencial saber divulgar a empresa.


Benefícios do marketing para as seguradoras


Investir em marketing traz muitas vantagens para as companhias de seguros, e dentre os benefícios que mais se destacam estão:


Fideliza os clientes


As estratégias de marketing permitem conhecer melhor o perfil de cliente, isso ajuda a estabelecer uma boa comunicação. Ao conhecer as preferências das pessoas, fica muito mais fácil divulgar os serviços da seguradora, sem ser invasivo.


Além das estratégias de divulgação, também existem ações pós-vendas que ajudam o negócio a continuar se relacionando com os compradores ao longo de todo o contrato.


Fortalece a marca


Tudo o que compõe a empresa, desde um projeto de climatização comercial até suas estratégias de marketing, é capaz de fortalecer sua marca.


Embora esse valor seja algo intangível, continua sendo importante para a seguradora porque é capaz de alavancar a organização em seu mercado.


É crucial trabalhar com estratégias de marketing eficientes, depois ao longo do tempo elas vão fortalecer a imagem da companhia e fazer com que o consumidor enxergue os valores dos serviços prestados.


Quando as pessoas entendem o valor daquilo que a organização faz, se tornam mais propensas a fechar negócios com ela.


Equipe mais motivada


Saber planejar as ações de marketing envolve estabelecer metas claras e bem definidas, com isso, a equipe sabe onde deve chegar e o que fazer para que a organização possa crescer.


A seguradora também deve estabelecer seus objetivos de maneira precisa para auxiliar a equipe em relação ao método de trabalho e como tudo é organizado. Esses fatores são cruciais para a integração e a colaboração.


Reduz os custos


Um fabricante de bandeja para rack servidor precisa calcular o CAC (custo de aquisição de clientes), uma métrica que mostra o quanto a organização precisa gastar para conquistar clientes.


Por meio de uma comunicação contínua com o consumidor, a empresa de seguros consegue fidelizá-lo e mantém um relacionamento positivo com ele, por isso, não precisa dos mesmos investimentos para conquistar um cliente novo.


Clientes fidelizados são pessoas propensas a comprar mais vezes e ainda indicam os produtos e serviços para outros indivíduos de seu convívio social, como no caso de amigos e familiares.


Melhora as tomadas de decisão


Para tomar boas decisões, é necessário ter acesso a informações consistentes e de alta qualidade. É assim que a seguradora será assertiva em questões essenciais para a saúde do negócio, e vários caminhos podem ser seguidos com este intuito.


A empresa sabe, por exemplo, se deve usar letra caixa com led interno na fachada, quais são os melhores canais para veicular seus conteúdos, entre outros pontos compatíveis com os serviços e os consumidores.


Em linhas gerais, o gestor saberá para onde deve direcionar os esforços da equipe e os recursos financeiros, construindo um diferencial para a seguradora no mercado em que atua.


Importância das empresas de seguro


A importância das empresas de seguro é muito grande, principalmente pelo fato de facilitar investimentos estratégicos. O capital fixo é um elemento indispensável para o crescimento econômico e costuma ser acompanhado de riscos maiores.


Incertezas e riscos fazem parte das atividades econômicas, e é o gerenciamento de recursos que caracteriza os investimentos e implica em seus riscos.


Por outro lado, o seguro é uma garantia para qualquer investimento e sem ele os agentes financeiros dificilmente assumiriam algum risco.


Para uma empresa de frete para mudança de estado, contratar um seguro para seus veículos é imprescindível para superar qualquer tipo de adversidade na rotina de trabalho.


Só que essas vantagens não param por aqui, por exemplo, a seguradora é uma organização fundamental para proteger a saúde, visto que as atuantes nesse mercado conseguem registrar vários segurados.


É assim que as pessoas têm acesso a exames, internações e consultas, melhorando a qualidade de vida da população em geral. Muitas seguradoras também fazem a reposição de renda de famílias, um dos elementos mais importantes no mercado.


A reposição de renda faz com que o seguro seja visto como uma base importante por conta de suas características sociais.


Quem compra um carro, pode contratar uma empresa de blindagem de veículos para reforçar a segurança do automóvel, mas para não perdê-lo durante um furto, nada como um bom seguro auto.


Esta é mais uma importância das empresas seguradoras, tendo em vista que é garantem o patrimônio do cidadão, protegendo imóveis contra roubos, incêndios, entre outras situações prejudiciais.


Até mesmo alguns serviços extras são oferecidos na cobertura, como chaveiro, eletricista, encanador e outros exemplos muito úteis para o dia a dia.


Da mesma forma, o seguro de automóveis é indispensável em um país com tantos roubos de veículos, além disso, por conta do trânsito caótico, nada melhor do que se proteger contra possíveis acidentes que provocam avarias e danos.


No caso de seguro residencial, algumas apólices contam até mesmo com limpeza de fachada comercial em determinadas situações, ajudando a manter a propriedade sempre em ordem.


No caso dos veículos, os motoristas podem conduzir seus automóveis tranquilamente, sabendo que contam com a proteção e cobertura de seus seguros.


Considerações finais


Depois de compreender a importância das empresas de seguro, ficou claro o porquê de serem tão procuradas atualmente, o que torna o mercado de atuação cada vez mais acirrado e competitivo.


Mas com estratégias de marketing assertivas, é possível divulgar os serviços oferecidos para uma grande quantidade de pessoas e assim aumentar as oportunidades de negócios.


Investir em marketing é imprescindível para as seguradoras, assim como seus serviços são essenciais na sociedade.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page