Como se tornar relevante no Google com estratégias de Link Building


As plataformas digitais se tornaram verdadeiras vitrines nestes tempos de hoje. E uma vez que a visibilidade de um negócio no navegador do Google é o principal fator para que ele seja realmente conhecido, fazer uso das estratégias de Link Building é essencial.


A melhor forma de aparecer nos primeiros resultados é precisamente se tornar a primeira resposta de um assunto, ou seja, adquirir a relevância necessária para que ela valha a pena ser vista. Por esta razão, é de suma importância a produção de um conteúdo diferenciado.


Mas também é bem verdade que somente a qualidade da empresa, do produto ou da entrega do resultado não vendem, por si só, no mundo disputado do mercado digital.


Não é possível vender nem mesmo um box vidro incolor em um e-commerce sem fazer uma boa utilização dos recursos técnicos que as plataformas oferecem, e que estão à disposição de todos os empreendedores.


Dentre todas essas opções, o link building se destaca por sua competência em usar fatores adicionais à estratégia digital como forma de turbinar o engajamento e otimizar a posição de um site na web.


Perceber como esse tipo de tática possui poder para fazer uma empresa dobrar o seu faturamento, e uma loja de guarda corpo de aço galvanizado triplicar as suas vendas é um dos fatores que tornam o tema da relevância no Google merecedor deste artigo.


Por meio da exposição da definição do link building, do motivo pelo qual ser relevante no Google importa e as vantagens por trás da estratégia, será possível ver o poder dessa tática.


Por fim, estarão contidas no final deste texto algumas estratégias deste método, que possuem a capacidade de turbinar um negócio, estando ele nas vendas de painel luminoso personalizado ou no ramo alimentício.


Conceito de Link Building


Para fornecer mais relevância na web e otimizar o posicionamento de uma loja online ou site nos mecanismos de pesquisa, como o Google, é necessário acompanhar as boas novas do mercado e investir em táticas eficazes do que é conhecido como SEO.


Search Engine Optimization, ou Otimização dos Motores de Busca, como é popularmente conhecido em língua portuguesa, diz respeito a um conjunto de estratégias que visam ranquear bem um site nos resultados dos buscadores da internet.


Entre as principais táticas dessa ideia de SEO no Marketing Digital, se encontra o Link Building, que tem como visão alcançar e construir bons links, tanto externos como internos, para os conteúdos de uma plataforma na internet.


Esse recurso, que em muitos momentos pode parecer complicado demais para os empresários, bem como ser vista como uma iniciativa reservada apenas às grandes empresas, na realidade, é o verdadeiro tesouro dos negócios online envolvendo sites.


Diferentemente do conceito de que se trata de algo que pode penalizar a empresa no Google, na verdade o link building pode ser utilizado de maneira eficiente por qualquer comércio virtual que planeje seduzir e atrair possíveis novos clientes.


Em compensação, parar de usar o método pode significar uma grande perda de oportunidades, uma vez que os comércios eletrônicos perdem a capacidade de alcançarem uma enorme parte do seu público-alvo, que termina fugindo para a concorrência.


Não se pode negligenciar a capacidade que uma boa tática de uso do link building é capaz de aumentar, até mesmo, a venda de tela de mosquito para varanda de uma lojinha simples na internet, o que consiste em um grande peso no faturamento a longo prazo.


Por outro lado, não dispor do uso das devidas ferramentas na estratégia digital pode fazer com que um negócio permaneça no anonimato, mesmo que, a curto prazo, esteja vendendo bem. Os negócios digitais precisam, por sua natureza, crescer bastante o quanto antes.


Caso não haja empenho em mobilizar os meios de acesso às plataformas, a mesma tela permanecerá com o seu número de vendas empacado. E isso dá, certamente, margem para quedas futuras.


Isso provavelmente é o total oposto do que todo empreendedor que está começando agora espera para a sua empresa. Por esta razão, é preciso haver uma internalização maior da forma de operação destas técnicas.


O que é o Link Building?


O Link Building é um conjunto de táticas presente dentro daquilo que é conhecido como SEO, e que possui o objetivo de criar um grupo de links para uma página, que façam o direcionamento do tráfego, aumentem a autoridade e fortaleçam o posicionamento orgânico.


Aqueles que ainda possuem dúvidas a respeito da importância da ferramenta, é essencial que compreendam as razões básicas para fazer a sua implementação.


Só para começar, os links buildings dispõem de um papel fundamental para que os dispositivos de busca achem uma página da web e determinem a sua relevância por meio da quantidade dos links recebidos, bem como da sua qualidade.


Neste critério, é primordial deixar estabelecido que o buscador da Google, que é o maior do mundo, possui esse como um motor da classificação de autoridade.


Por que ter relevância é importante?


O Link Building é uma das técnicas mais respeitadas de SEO, pois, como já foi dito, é um dos principais fatores para os mecanismos de busca fazerem o posicionamento de um site de maneira adequada.


Por seu próprio valor, um bom posicionamento nos buscadores proporciona mais tráfego, o que, em linhas práticas, consiste no crescimento do número de visitantes qualificados para a loja online ou blog.


Seja vendendo rações para animais ou tela de proteção para aves, o site que dispõe de um método de engajamento eficaz salta na frente de muitas outras lojas que não pensaram na importância disso ainda.


Os visitantes impactados por esta nova abordagem comercial podem, em pouco tempo, se transformar em leads, que nada mais são do que aqueles que aceitam deixar os seus dados no site em troca de algum benefício, e futuramente clientes propriamente ditos.


Em termos práticos, no mundo da publicidade, essas evoluções já são sinais do futuro surgimento de melhores resultados em conversões e vendas.


No entanto, é importante salientar que, para uma tática de Link Building dar certo, é necessário que ela seja constituída de forma criteriosa, uma vez que, nos casos contrários, é possível que haja consequências negativas, quanto a otimização dos motores de busca.


Nesse sentido, é primordial que o foco do marketing na internet consista na criação de links naturais de páginas e sites com boa fama, além de realizar ações contínuas, uma vez que isso também influencia na visibilidade junto ao Google.


Por isso, um alinhamento de links bem feito, a qual possa ser realizada de diferentes formas, é essencial para qualquer tática de posicionamento bem sucedida.