top of page

Comunicação na era digital: cortando ruídos em um mundo superconectado

A comunicação na era digital sofreu muitas mudanças ao longo do tempo, principalmente por causa das ferramentas usadas pelas organizações e pela sociedade como um todo.

Os algoritmos possuem uma alta capacidade, assim como a Inteligência Artificial vem evoluindo constantemente, entre outros recursos que estão mudando o comportamento das pessoas e a maneira como elas se comunicam.

Uma das principais características é a segmentação, pois é possível direcionar uma mensagem ou uma ação específica para o público que a empresa deseja. Diversas plataformas podem ser usadas para isso, como no caso das redes sociais.

Com as ferramentas disponibilizadas por elas, as marcas conseguem obter dados detalhados sobre o público e adequar sua mensagem ao perfil do consumidor, fazendo com que as iniciativas sejam mais efetivas.

Outro aspecto é o engajamento, tendo em vista que o principal objetivo da comunicação sempre foi estabelecer uma conexão com as pessoas.

A era digital potencializou a capacidade de conexão e engajamento em níveis que não eram possíveis antigamente.

Para aprofundar mais o assunto, este artigo vai explicar o que são ruídos na comunicação, qual é o tipo de comunicação na era digital, sua importância, falar sobre outros tipos de comunicação e o conceito de sociedade hiperconectada.

O que são ruídos na comunicação?

Cuidados na comunicação são interferências indesejadas que atrapalham o envio de uma informação, e uma de suas principais consequências é impedir a compreensão entre os interlocutores, além de desviar e danificar a mensagem.

Existem vários fatores que contribuem com os ruídos de comunicação, como ambiente muito barulhento e outros elementos que possam comprometer a atenção das pessoas durante a comunicação.

Uma clínica especializada em cirurgia em animais de grande porte também precisa estar atenta aos ambientes virtuais porque eles podem dificultar a interpretação de nuances e a intenção daquilo que está sendo transmitido.

Outros fatores que podem provocar ruídos na comunicação é um momento em que a mensagem está sendo passada, uso de linguagem inadequada e a exposição descuidada, trazendo assuntos que não são interessantes para o público.

Essas falhas podem provocar desinformação, aumentar erros e conflitos e ainda trazer outros problemas como:

  • Situações desconfortáveis;

  • Problemas na produtividade;

  • Impedir oportunidades;

  • Perdas financeiras.

Os gestores precisam tomar cuidado para evitar problemas de digestão e até mesmo atrapalhar o desenvolvimento dos colaboradores por conta de ruídos na comunicação.

Tipo de comunicação na era digital

O tipo de comunicação usado na era digital é diferente porque, antigamente, as pessoas costumavam utilizar telégrafo, revistas impressas, jornais, televisão, rádio, telefone e carta.

Atualmente, uma companhia que disponibiliza aluguel de ventilador mecânico pode recorrer aos meios digitais, como o WhatsApp, redes sociais, e-mail, chat, entre outros.

São recursos usados pela maior parte da população mundial, possibilitando interação em tempo real, além de evitar problemas comuns nos canais offline e que geram ruídos na comunicação.

Importância da comunicação digital

A comunicação digital é crucial para as entidades porque é por meio dela que a companhia consegue atrair novos clientes. Os canais digitais ajudam a promover a marca, seus produtos e serviços, o que aumenta as vendas.

Muitas organizações investem quantias consideráveis em estratégias, como os anúncios pagos, além de otimização em sites e blogs para aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.

São estratégias primordiais porque as pessoas passam cada vez mais tempo nas redes sociais e na internet como um todo, portanto, o negócio precisa adotar a comunicação digital se quiser falar com sua audiência.

Ela também é essencial para fidelizar clientes, pois não se trata de algo feito apenas para divulgar os produtos e aumentar as vendas.

Clientes que compraram os produtos e serviços estão na internet compartilhando a sua experiência, e isso gera uma oportunidade de fortalecer o relacionamento com as pessoas e investir em estratégias de fidelização.

Muitos negócios usam a comunicação digital para reverter experiências negativas, mapeando pontos de insatisfação em relação ao produto, logística e atendimento ao cliente.

Trata-se de uma ação imprescindível para que uma empresa de terceirização de serviços em supermercados consiga aumentar a satisfação dos clientes e se aproximar de novos consumidores.

A comunicação digital também é importante para aumentar o engajamento dos colaboradores e melhorar os fluxos de informação.

Uma das maiores preocupações das empresas hoje em dia é o engajamento dos consumidores, mas também precisam se preocupar com o nível de engajamento dos funcionários para criar uma relação forte e duradoura com eles.

O objetivo por trás disso é aumentar a produtividade e reduzir o índice de rotatividade dentro da companhia.

Tipos de comunicação

Para que a comunicação seja realmente assertiva e faça a diferença para os resultados da empresa, é fundamental conhecer seus tipos.

Atualmente, um negócio que confecciona uniforme de manutenção industrial pode trabalhar com quatro variações. Uma delas é a comunicação verbal, ou seja, a comunicação falada em que se utiliza palavras para expressar uma ideia.

Ela também é formada pelo tom e intensidade do que está sendo dito, sendo a opção mais utilizada no dia a dia e aquela que afeta a relação com os clientes, tanto de maneira positiva quanto de maneira negativa, dependendo do modo de aplicação.

Outra possibilidade é usar a comunicação não verbal, aquela que ocorre sem fala expressa, podendo transmitir uma ideia por meio de linguagem corporal, que também modifica a linguagem verbal recebida.

Se uma pessoa está se comunicando com os braços cruzados, pode ser que esteja na defensiva, um exemplo clássico de comunicação não verbal.

A escrita é o terceiro tipo, e consiste em transformar a linguagem falada em conteúdos escritos, como publicações no blog, e-mail, anúncios, entre outras possibilidades. Seu benefício é poder deixar tudo registrado para obter referências futuras.

Por fim, uma empresa de limpeza de telhado pode trabalhar a comunicação visual, usando para isso formas, imagens e movimentos ao invés de palavras. Embora também seja uma comunicação não verbal, é um pouco mais específica.

O que é sociedade hiperconectada?

Hoje em dia, as pessoas não se conectam mais à internet apenas para realizar atividades específicas, como acontecia antigamente. Antes da chegada dos smartphones, era necessário ligar o computador e acessar um site.

Desde que os dispositivos móveis começaram a fazer parte do dia a dia das pessoas, surgiu uma sociedade hiperconectada, permanentemente online em casa, no trabalho, na rua, na faculdade, na escola ou em qualquer outro lugar.

Isso trouxe muitas inovações e oportunidades para as empresas, que puderam descobrir um pouco mais sobre o público, criar fluxos de receita e modelos de atuação diferentes.

Essas características são inerentes ao mundo hiperconectado, mas poucos sabem o que isso realmente significa na prática.

Para os negócios, a internet deixou de ser um meio recomendável para se tornar o principal canal de comunicação com os clientes.

O consumidor tem autonomia para se comunicar com a organização quando quiser e, com isso, realizar atividades importantes para o bom relacionamento comercial, como comprar, gerar carnê de pagamento, esclarecer dúvidas, entre outros.

Pequenos, médios e grandes negócios podem contar com uma grande quantidade de possibilidades, mas as estratégias só conseguem trazer bons resultados se estiverem de acordo com algumas tendências da hiperconectividade.

Uma segurança, um tema crítico para as organizações, tendo em vista que os ataques cibernéticos são cada vez mais comuns e podem derrubar sites por meio de uma grande quantidade de acessos.

Para evitar problemas desse tipo, uma oficina mecânica injeção eletrônica pode contar com ferramentas robustas.

Outra característica da sociedade hiperconectada é a mobilidade, pois estima-se que esse tipo de tráfego cresça ainda mais, principalmente com a chegada da internet 5G nos próximos anos.

Para as organizações, é a oportunidade ideal de se conectar ainda mais com o público e implementar estratégias direcionadas.

No entanto, muitos negócios vão enfrentar o desafio de implementar canais capazes de lidar com diferentes expressões. Dito isso, é necessário se preparar para entregar facilidade e experiências de alto desempenho para os usuários.

Até mesmo um negócio que comercializa uniforme para segurança patrimonial também precisa dos canais de mídia, como as redes sociais, para se aproximar do uso massivo de dispositivos móveis no dia a dia dos usuários.

Para armazenar os dados desse público cada vez mais conectado, a computação em nuvem também se mostra como uma ferramenta essencial, para que as informações fiquem protegidas e a organização possa utilizá-las da melhor forma.

Considerações finais

A comunicação sempre foi muito importante para o ser humano, desde que o mundo é mundo, e ela passou por muitas transformações ao longo do tempo.

Com a chegada da internet e a evolução tecnológica, a comunicação digital se tornou o principal meio usado na sociedade.

É essencial saber usar as ferramentas e implementar esse tipo de comunicação para extrair todo o seu potencial e benefícios.

Desse modo, a organização vai acompanhar as mudanças no comportamento dos consumidores que pertencem a uma sociedade hiperconectada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page