top of page

Confira 6 estratégias de marketing para gastronomia


O marketing para gastronomia, basicamente, é algo que existe com o propósito de fazer com que as pessoas conheçam o restaurante ou outro local deste ramo.


A meta é fazer com que todas as pessoas provem a comida, gostem e comecem a ir mais assiduamente ao lugar. Com isso, a fama da empresa vai melhorar muito.


Sabe-se que o marketing é preciso para qualquer empresa, até para uma que trabalha com impermeabilização laje descoberta. Visto que um negócio pode se desenvolver se não conseguir clientes novos, e o marketing vai ajudar as empresas justamente com isso.


Esse marketing gastronômico nada mais é do que desenvolver valor de negócio e gerar mais atenção de clientes no setor da gastronomia. Nele se estuda o mercado, os hábitos, o modo de conduta e o estilo de vida, para criar desejos de mercado por meio de produtos.


Os planos estratégicos de marketing gastronômico hoje estão muito mais fortes no meio digital. Estar presente em redes sociais, ter um design padrão e moderno, atender de modo rápido os clientes e promover diversas outras ações que são próprias do meio digital.


Mas, ainda assim, anunciar um restaurante vai muito além de só publicar fotos. É através do marketing gastronômico que os restaurantes se tornam conhecidos, e visitados por cada vez mais pessoas que podem se tornar clientes a longo prazo do restaurante.


É por um marketing com esses objetivos que um negócio que vende motor elétrico para portão de correr está à procura. Afinal, não existe uma empresa que não queria ter pessoas visitando a loja, e além disso com grandes possibilidades de se tornarem clientes.


Por isso, os restaurantes não podem desprezar o marketing gastronômico, justamente por essa força que ele tem. O ramo de comida é uma área que mexe com os desejos que as pessoas têm, esse é um elemento que pode ser muito bem utilizado pelo time de marketing.


E sabendo da importância do marketing para a gastronomia, este artigo foi criado para ser como um guia. Ao longo do conteúdo serão abordados diversos pontos interessantes que vão desde a importância até os benefícios que pode proporcionar às empresas de comida.


No entanto, não é só as empresas do ramo de gastronomia que podem tirar proveito do marketing, uma empresa de zeladoria e portaria também pode obter diversas vantagens.


Visto que o foco do marketing é algo que está presente na grande maioria dos negócios.

É sabido que todas as entidades necessitam fazer uso do marketing, ainda mais para que os clientes sejam fidelizados e voltem mais vezes. Até um tipo de negócio que vende tinta para piso com alto brilho, por exemplo, pode fazer uso do marketing em suas campanhas.


Importância do marketing para gastronomia


O marketing gastronômico não se sintetiza em vender produtos e serviços ou divulgar o restaurante. Trata-se de um grupo de estratégias para se comunicar com o público e entregar valor para os clientes e parceiros da empresa.


O marketing gastronômico vai gerar valor para a marca, na medida em que cria ações que levam em conta o perfil do público-alvo. Ele se fundamenta nas necessidades do cliente, observando o que eles desejam e criando maneiras de criar o desejo de suprir essa falta.


Por isso, o marketing para gastronomia é importante, afinal, ele desenvolve uma relação muito forte com os clientes do restaurante, fazendo com que eles sintam a necessidade de comer neste local em específico.


Todos os 4 Ps do marketing gastronômico


Para um negócio ter sucesso, sabe-se que é extremamente necessário vender. No entanto, para isso, é fundamental que se estruture a marca para que ela se desenvolva de modo saudável e atinja as metas traçadas em um plano de negócio.


Os Ps são os recursos básicos de qualquer estratégia de marketing. Hoje, com a concorrência forte que tem-se no mercado, é essencial se ter em mente que a criação de uma marca depende de cada um desses pilares, e que também eles estejam em equilíbrio.


Produto


O produto, de fato, precisa ter uma relação direta com quem vai usá-lo. Então, se faz preciso que a empresa pense no estudo do público-alvo, pois isso vai impactar a forma como a empresa vai se comunicar e desenvolver o mesmo.


Preço


Esse é um dos 4Ps mais fundamentais do mix de marketing, o preço. Afinal, ele é totalmente responsável pelo retorno financeiro daquilo que determinada empresa tem a oferecer.


Mas o preço não está só conectado aquela conta que se faz da soma de custos e produção com a margem e ao valor agregado que o produto e empresa oferecem no mercado. Isso vai além das vantagens concretas e mensuráveis.


Esse valor está relacionado de modo direto com o posicionamento da marca. O preço vai ter uma relação com a estratégia de posicionamento do setor de marketing do restaurante.


De certo modo, um dos primeiros contatos que o cliente vai ter com a companhia será pelo preço e ele vai tirar todas as suas conclusões sobre ele após tê-lo conhecido.


Praça


A praça pode-se entender, além do lugar onde o negócio está localizado, como também toda a rede de distribuição da empresa, ou seja, como o produto é distribuído e como ele chega ao consumidor, incluindo sites, por exemplo.


Em resumo, é a maneira de como a empresa vai chegar ao cliente final. A logística do produto também precisa ser pensada e reflete enormemente na estratégia de comunicação do marketing gastronômico.


Sabe-se que a questão de público é muito fundamental. Entender as personas faz com que a empresa invista tempo, dinheiro e esforços no local exato. Afinal, não adianta investir nos melhores espaços físicos e digitais para distribuir os produtos se o público não está lá.


Promoção


Por fim, o último P é o de Promoção. Às vezes, tem-se a falsa percepção de que promoção é a desvalorização verdadeira do produto, uma forma de dar vazão a produtos que estão prestes a ficarem ruins, ou ainda uma tentativa errada de chamar a atenção dos clientes.


A realidade é que as promoções, além de ser um dos principais gatilhos mentais para a aquisição e consumo efetivamente, sabendo trabalhar, vai garantir alcançar metas com mais eficiência, por isso uma empresa que vende compactador de solo manual deve usar.


A promoção está conectada de modo direto ao preço. O modo como torna aquela compra mais atrativa, além do próprio produto. Diversas vezes, os produtos são postos em comparação entre outros e o cliente acaba fazendo a escolha por preço.


Benefícios do marketing para gastronomia


O marketing proporciona muitos benefícios para as empresas da área de gastronomia. Por isso, a seguir serão apresentados alguns desses benefícios:

  1. Ajuda a melhor se conectar com os clientes;

  2. Desenvolve um perfil que fideliza a marca;

  3. Eleva a credibilidade da empresa;

  4. Ajuda muito o cliente na tomada de decisão.

Esses são só benefícios que o marketing proporciona para a gastronomia. Há alguns outros, mas esses são os mais fundamentais, e cada um tem a sua característica própria.


Estratégias para o marketing na gastronomia


As empresas não necessitam ser expert em marketing para começar, afinal as estratégias de marketing gastronômico que foram separadas vão ser úteis para alavancar o negócio e torná-lo muito mais conhecido, pode-se usar em um negócio de massa de grafiato pronta.


Além de auxiliar a convencer um público-alvo novo e variado a visitar o estabelecimento, as estratégias envolvem:

  1. Estar presente nas redes sociais;

  2. Produzir um conteúdo variado;

  3. Investir em materiais e plataformas variadas;

  4. Ter um bom design padrão e moderno;

  5. Promover alguns concursos;

  6. Responder rapidamente aos clientes.

Com essas dicas, os estabelecimentos serão capazes de gerenciar um restaurante de sucesso não só fora das redes sociais, mas dentro delas também. E é bem provável que se torne referência para os usuários e leve o nome da empresa cada vez mais longe.


Considerações finais


Nos tempos atuais, onde as interações são realizadas na maior parte, de modo digital, por redes sociais ou apps, investir no marketing gastronômico para divulgar o estabelecimento se torna uma ótima opção, também é para um negócio que faz pintura de fachada de loja.


Valorizar o produto e aperfeiçoar a relação com o cliente, vai trazer efeitos positivos para o ganho a médio e longo prazo da empresa. E isso é algo de muita importância, afinal vai trazer para a companhia muito mais visibilidade e credibilidade dentro do mercado.


Ainda não é tarde para qualquer empresa recuperar o tempo que ficou sem investir em marketing. Ao desenvolver um planejamento com objetivos e usar essas ações para impulsionar os resultados positivos, a empresa vai conseguir ter muito sucesso.


Sendo assim, é evidente que um negócio que vende placa fotovoltaica off grid deve investir em um marketing para a sua empresa também.


Por fim, os restaurantes não devem demorar para começar às estrateǵias de marketing, pois se existe a possibilidade, elas precisam fazer para o bem dos negócios.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page