top of page

Conheça as etapas da jornada do cliente com a automação de marketing


Jornada do cliente é um recurso usado para mostrar todo o caminho que o consumidor percorre durante o relacionamento dele com uma empresa. Ele vai desde o primeiro contato até o fechamento da compra e o pós-venda.


Os profissionais de marketing usam esse recurso para desenvolver uma narrativa que vai ajudar a compreender quais são as dúvidas, dores e necessidades do público, em cada fase que existe dentro dessa jornada.


É um processo essencial para traçar a estratégia, personalizar as ações e a partir disso atrair, educar e transformar os consumidores em clientes. É uma abordagem que acredita que não são apenas as características de uma solução que influenciam a compra.


Ela se baseia no fato de que o consumidor moderno procura uma experiência positiva e que esteja além daquilo que é oferecido pelo negócio a princípio, ou seja, seu produto.

Também se apega ao fato de que nem sempre o indivíduo sabe que tem um problema, mas vai descobrir com a ajuda das estratégias de marketing de conteúdo usadas pela organização.


E a jornada do cliente pode ser automatizada, por isso, este artigo vai explicar a importância da automação de marketing, quais são os tipos de automação e falar um pouco sobre seus objetivos.


Importância da automação de marketing para as empresas


Automação de marketing nada mais é do que usar sistemas que transformam tarefas em processos automáticos facilitando o trabalho. Ela traz muitos benefícios para os negócios, como:

  • Gera leads automaticamente;

  • Desenvolve a jornada do cliente;

  • Integra dados;

  • Trabalha a nutrição;

  • Personaliza os e-mails.

A automação de marketing é muito benéfica porque ajuda uma empresa de tratamentos com ibogaína a encontrar e cultivar os leads que precisa, ao mesmo tempo em que oferece uma experiência personalizada.


Os vendedores se concentram em oportunidades de vendas viáveis, enquanto a marca cria campanhas automatizadas, com base no comportamento dos potenciais clientes, nível de engajamento, histórico de vendas, entre outros dados.


A automação também ajuda a interpretar o quanto um lead está próximo de comprar. Existem soluções que trazem relatórios automáticos sobre o funil de vendas, muito úteis para identificar obstáculos e oportunidades dentro da jornada.


Também é a automação que conecta processos de vendas e marketing dentro da mesma plataforma, algo que melhora muito a eficiência e facilita a transferência de dados. Ocorre uma integração de informações transacionais, demográficas e comportamentais em tempo real, trazendo uma visão mais completa sobre os clientes.


A automação de marketing também é ótima para no trio clientes em potencial, simulando a jornada de compra é por meio de um fluxo que vai alimentar essas pessoas com os conteúdos certos.


Como a clínica de cuidador idoso noturno você vai trilhar todo o caminho que essas pessoas precisam percorrer até que estejam prontas para contratar seus serviços. Tudo isso partindo de um conhecimento profundo sobre o cliente para envolvê-lo na jornada.


Por fim, a automação também é muito benéfica porque automatiza o envio de e-mails de maneira personalizada. A jornada é desenvolvida a partir de eventos que o próprio cliente realiza, ou seja, com base nas interações dele com a empresa.


Tipos


Para aproveitar todo o potencial que essa tecnologia oferece, antes de implementá-la, é necessário saber quais são os seus tipos. Entre os que mais se destacam estão:


Chatbots


Hoje em dia, a maioria dos usuários da internet já interagiu com um chatbot. Trata-se de um software que consegue se comunicar por meio de chats nas redes sociais e em aplicativos como o WhatsApp.


Eles conseguem transmitir informações sobre os serviços, responder perguntas frequentes, entregar conteúdos, vender produtos, entre outras ações que melhoram a experiência do cliente durante a interação com a marca.


Gerar leads qualificados


Uma marca de enrolador de cabo elétrico precisa criar conteúdo relevante e trabalhar uma boa entrega para chamar a atenção dos consumidores e atender suas necessidades.


Hoje em dia, existem softwares de automação que conseguem chamar a atenção de potenciais clientes com mais assertividade, otimizam o trabalho da equipe e evita que a empresa perca tempo com leads não qualificados.


Automação no Instagram


Existem plataformas de automação para o Instagram que realizam várias ações automaticamente, como seguir contas, enviar mensagens para perfis engajados, agendar publicações, curtir e comentar conteúdos.


Também são ferramentas que enviam mensagens no direct, auxiliam o atendimento, respondem comentários, emitem relatórios, geram respostas a conteúdos relacionados à marca e monitoram as ações dentro da conta.


A automação do Instagram traz vários benefícios para os negócios porque torna o trabalho muito mais simples na plataforma, enquanto a equipe pode realizar tarefas mais complexas e estratégicas.


Também é um bom recurso porque ajuda a conquistar o público ideal, mantendo contato com pessoas que realmente possam se interessar pelos produtos e serviços.


Suporte ao cliente


Assim como uma clínica veterinária próximo a mim deve oferecer um excelente atendimento aos seus clientes, outros negócios precisam cuidar muito bem de seu suporte.

Só que essa atividade pode tomar muito tempo da equipe, então é fundamental contar com uma solução capaz de otimizar esse trabalho.


Os serviços de atendimento ao cliente automatizados são ferramentas que prestam atendimento ágil e assertivo. Elas conseguem custos, aumentar a satisfação dos consumidores e reduzir o tempo médio de espera.


A companhia aumenta sua produtividade, oferece atendimento 24 horas, minimiza erros e tem mais facilidade para acompanhar indicadores.


Objetivos da automação de marketing


O maior objetivo da automação de marketing é economizar tempo, pois seu foco são tarefas repetitivas. Consequentemente, também reduz erros humanos e melhora os resultados da companhia.


Hoje em dia, um fabricante de acessórios para gatos filhotes pode automatizar todo o seu processo de produção, por isso também pode usar recursos que vão automatizar as tarefas de marketing.


Ao invés de realizarem as tarefas manualmente, os profissionais vão se concentrar no planejamento das ações, como design de campanhas, medição de indicadores de desempenho, consistência de marca, pesquisas e desenvolvimento de metas.


Geralmente, quando se fala em automação de marketing, muitos gestores e empreendedores pensam apenas no e-mail. Embora essa seja uma das principais aplicações, também existem outras possibilidades.


É perfeitamente possível usar esses recursos para gerar leads qualificados, segmentar e direcionar as estratégias para o público certo, trabalhar com upsell e vendas cruzadas, assim como criar programas de fidelidade.


O negócio também consegue melhorar a retenção de clientes, além de fazer análises que vão melhorar as estratégias de marketing e conteúdo, ajustando o material em si e o tempo de envio.


Uma oficina mecânica próxima pode fazer testes A/B para saber quais imagens, versões de e-mail, anúncios, ofertas e outras práticas funcionam melhor com seu público.


Esses recursos também têm a finalidade de aprimorar os dados de clientes e criar perfis melhores, compatíveis com o tipo de cliente que a organização pretende alcançar.


A marca pode usar as informações coletadas para melhorar a experiência de seus clientes e personalizá-la em todos os canais de contato.


É muito útil para cuidar de boa parte das tarefas e fluxos de trabalho que envolvem as campanhas de marketing digital. Seu funcionamento se baseia na coleta de informações sobre os clientes em potencial que acessaram o site do negócio.


Se alguém acessou um aplicativo para assinar iptv legalizado, o software também coleta sem informação, assim como consegue saber quem clicou no e-mail, entre outros tipos de interação que acontecem na internet.


É a partir dessas informações que a companhia vai criar conteúdos úteis e relevantes, além de identificar e segmentar clientes em potencial.


Também vai projetar campanhas de marketing usando clientes segmentados, garantindo uma experiência personalizada em todos os canais de marketing, como e-mail, bate-papo, aplicativos móveis e redes sociais.


Esses recursos também servem para identificar ações de clientes e programar fluxos de trabalho Inter canais. Isso tem como objetivo conduzir os consumidores dentro do funil de vendas e nutri-los até que estejam prontos para comprar.


Por fim, um fabricante de mancal dianteiro consegue analisar e monitorar os resultados, descobrir estratégias que não estão trazendo os resultados esperados, e fazer ajustes de acordo com o que é necessário para melhorar o retorno sobre os investimentos.


Considerações finais


Um bom planejamento de marketing envolve diversas tarefas e estratégias para que o negócio realmente consiga alcançar aquilo que deseja, mas tentar fazer tudo isso manualmente é praticamente impossível e até mesmo um erro grave.


Independentemente do tamanho do negócio, o ideal é automatizar as ações para que elas possam trazer os resultados esperados. São sistemas que evitam erros e conseguem trabalhar exatamente como a marca espera.


Existem várias ferramentas que podem ser usadas com essa finalidade, permitindo que as organizações escolham aquelas que estão relacionadas aos seus propósitos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blogGuia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

bottom of page