top of page

Conheça os principais benefícios da otimização de atendimento


A otimização de atendimento é um processo muito importante dentro das empresas para que ela se mantenha competitiva no mercado.


Qualquer organização que queira fortalecer suas competências de atendimento, primeiro precisa sobreviver às pressões de um mercado competitivo. Sempre que o consumidor tiver uma experiência positiva, também vai se sentir mais satisfeito.

Independentemente do canal usado para esse serviço, se ele for bem feito, trará muitos benefícios para o negócio. Isso é ainda mais evidente diante do fato de que o consumidor moderno é imediatista.


As pessoas têm pressa para obter as respostas que desejam, então, diante de qualquer necessidade, a primeira coisa que vão fazer é entrar em contato com a empresa.


É papel da companhia estar preparada para oferecer o atendimento, de modo que consiga se aproximar do cliente, resolver seus problemas e fazer com que ele se sinta satisfeito. Com isso, também terá mais facilidade para satisfazê-lo.


Um processo de atendimento otimizado é fundamental para a sobrevivência da companhia, tendo em vista que as pessoas são movidas pelas experiências que vivenciam no cotidiano.


Sendo um processo tão necessário, este artigo vai explicar a importância do atendimento otimizado, como prestar esse tipo de atendimento e quais são os tipos de otimização.


Importância do atendimento otimizado


Otimizar o atendimento ao cliente é uma prática muito positiva porque torna o processo mais transparente e melhora a experiência do consumidor.


Os atendentes terão capacidade de fornecer informações objetivas sobre qualquer assunto, reduzindo atritos na experiência do cliente, principalmente se estiver diante de um problema.


Para uma empresa especializada em pintura de sinalização viária, é uma forma de mostrar para o cliente o que ele pode esperar, e caso apareça algum imprevisto, ele sabe que tem uma linha de contato direto com a marca.


A organização precisa ter em mente que o cliente quer saber a mesma coisa que a empresa sobre o produto ou serviço que ele adquiriu. Se tiver comprado pela internet e a entrega estiver atrasada, vai querer saber o motivo.


Se a marca tiver a capacidade de oferecer um bom atendimento, poderá driblar situações como essa, sem perder sua credibilidade.


O atendimento otimizado também é indispensável para gerar respostas rápidas, e com a transparência oferecida, mais o fomento de informações, naturalmente vão aparecer dúvidas por parte do consumidor.


A companhia precisa estar pronta para oferecer as respostas de maneira ágil, antes que o cliente possa pensar em cancelar o pedido, solicitar uma devolução ou até um reembolso.


É imprescindível manter o foco na qualidade desse serviço e compreender os percalços que os consumidores podem vivenciar.


Por fim, uma clínica de fisioterapia especializada em tratamento para postura vai conseguir gerar mais confiabilidade e consistência durante o atendimento.


Aliás, qualquer organização que ofereça um atendimento com todas as informações que o consumidor precisa, de maneira rápida e verdadeira, terá mais credibilidade, além de fortalecer sua reputação.


Como fazer atendimento otimizado


Para otimizar o atendimento ao cliente, garantir uma experiência positiva e fazer com que o consumidor se sinta satisfeito, a organização precisa investir em algumas práticas, como:


Ouvir o cliente


A base de um bom atendimento consiste em ouvir o que o cliente precisa, e mesmo que pareça uma dica óbvia, tem muito atendente e organização que não prestam atenção a esse fato.


É necessário entender o que o cliente precisa, pois, muitas vezes, para finalizar logo uma ligação ou realizar a venda, o colaborador simplesmente não presta atenção no que o cliente está dizendo, fazendo com que ele se sinta irritado e impaciente.


Quando isso acontece, o problema é que poderia ter sido resolvido com simplicidade, acaba se transformando em algo muito maior.


Manter um relacionamento próximo


Existem muitos problemas que podem ser resolvidos se a organização fizer um pós-venda adequado e puder manter um relacionamento mais próximo com a clientela.


Os atendentes de uma clínica de recuperação para alcoólatra estão sempre atentos às regras dos serviços prestados. Eles coletam as informações dos potenciais clientes, compreendem seu nível de satisfação e reduzem os índices de reclamação.


Para qualquer negócio, é imprescindível trabalhar a etapa de pós-venda, tendo em mente que evitar problemas é uma forma de resolver crises e fidelizar os clientes.


Automatizar processos e ferramentas


Não é novidade para ninguém que os processos manuais são mais demorados, além de serem mais suscetíveis a falhas humanas, e esse pensamento também deve ser voltado para otimizar o atendimento ao cliente.


Se toda vez que ele entrar em contato com a empresa foi necessário levantar o histórico de compras, contatos e outros registros, o atendimento vai demorar muito, fazendo com que ele se sinta frustrado.


Para evitar essa situação, uma creche boa pra cachorro pode investir em uma ferramenta CRM para melhorar a gestão de relacionamento com os clientes e tornar o processo mais ágil e eficaz.


Encarar críticas como oportunidades


Muitas empresas têm medo de receber críticas dos clientes, principalmente quando eles fazem isso nas redes sociais e outras plataformas digitais. Mas isso precisa mudar e a organização deve aprender com os erros para evoluir.


As críticas e crises precisam ser encaradas como oportunidades de melhoria, assim, é interessante extrair informações de cada reclamação, pensando no modo como a questão pode ser resolvida.


Isso melhora muito o atendimento e ajuda a conquistar um consumidor que está insatisfeito. Também é interessante investir em pesquisas de satisfação porque elas identificam pontos críticos na percepção dos consumidores.


Além disso, atrapalhar os resultados apurados pela pesquisa é uma forma de melhorar aspectos que podem se transformar em oportunidades.


Tipos de otimização


Além de saber como utilizar o atendimento ao cliente, uma empresa de motoboy entrega precisa saber quais são os tipos de utilização disponíveis. Entre eles estão:

  • Chat online;

  • Central telefônica;

  • SAC;

  • Comunicação interna;

  • CRM;

  • URA.

O chat online é, atualmente, um dos principais recursos de comunicação entre empresas e consumidores. Tanto é que a modalidade está incluída em uma área relacionada ao marketing de relacionamento.


Seu objetivo é manter contato simples e fácil com os consumidores, dessa forma, se mostra como uma excelente solução para modernizar e otimizar o atendimento da empresa.


Além do mais, é um investimento baixo, principalmente se for comparado ao retorno oferecido pelo serviço.


Para atingir os objetivos do negócio e fazer com que os clientes se sintam satisfeitos, é indispensável oferecer atendimento de qualidade pelo telefone.


Mesmo diante de todos os avanços tecnológicos, muitos consumidores preferem se comunicar dessa forma, mas ela continua sendo um problema para muitos negócios.


Para otimizar esse tipo de atendimento, é fundamental que seja integrado a uma central telefônica, pois isso vai otimizar o serviço prestado e facilitar as estratégias de comunicação.


Uma empresa de conserto de tela de celular Xiaomi pode implementar um serviço de atendimento ao consumidor (SAC) para facilitar a comunicação entre ela e seus clientes.


Mas para que ele seja realmente efetivo, os atendentes precisam mostrar gentileza e agilidade, focar na solução do problema, saber ouvir o cliente, além de ter paciência e educação.


A empresa em si precisa ter uma comunicação interna eficiente, caso contrário, não vai conseguir alcançar resultados positivos. Se houver uma boa comunicação interna, fica mais fácil dar apoio para o consumidor.


Todos os setores da companhia precisam trabalhar em sintonia, de modo que os profissionais possam conhecer os processos internos.


Se o cliente entrar em contato para saber sobre retifica virabrequim preço, todos vão fornecer a mesma informação. Mas para ter uma boa comunicação interna, é fundamental contar com algumas ferramentas.


Uma delas é o CRM, que ajuda a fazer uma boa gestão de relacionamento com o cliente, colocando-o no centro de todos os processos e estratégias.


Quando a empresa trabalha com foco no cliente, por meio de um sistema integrado de gestão, se antecipa às suas necessidades e consegue alcançar resultados muito melhores.


Mas também é muito importante contar com uma URA (Unidade de Resposta Audível), uma solução que direciona os clientes e permite que o atendimento seja feito sem o trabalho de um atendente.


Para usar essa solução, uma clínica com auxiliar de enfermagem noturno precisa de um hardware com capacidade para reconhecer falas e dígitos.


Não se deve restringir o funcionamento da URA apenas para direcionar alguns setores, na verdade, ela também pode ser programada para esclarecer dúvidas, por meio de respostas definidas e uma planilha de soluções.


Considerações finais


O atendimento ao cliente é um dos setores mais importantes de uma empresa e pode ser usado como diferencial para a marca.


Para se ter uma ideia, o consumidor moderno está disposto a pagar mais por um produto ou serviço, se puder ter acesso a um bom atendimento.


A companhia deve investir em estratégias para otimizá-lo, pois dessa forma vai conseguir se aproximar do público.


Mais do que isso, consegue resolver os problemas de seus clientes, fazendo com que se sintam mais satisfeitos, seja qual for sua necessidade.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page