top of page

Dominando o marketing de conteúdo: estratégias para criar, compartilhar conteúdo de valor

Estruturar uma boa dinâmica dentro do mundo digital pode ser um fator bastante complexo e, por conta disso, é preciso que haja uma orientação bastante sólida a respeito de um Marketing de Conteúdo relevante dentro de um segmento.

A busca pela relevância de uma empresa é, de fato, um dos pontos mais importante que precisa ser percebido, uma vez que os valores de uma marca e a identificação do público com eles podem ser um sinal bastante sólido de um relacionamento bem elaborado.

Esse sempre foi um fator importante, o que fez com que as empresas e os produtores desenvolvessem algumas posturas em detrimento de outras, criando uma dinâmica de impacto com o público.

De um ponto de vista mais antigo, esses elementos poderiam ser percebidos a partir do comércios feito dentro de algumas comunidades e, sob uma lógica moderna, é possível entender isso a partir do marketing.

Essa estratégia, na realidade, surgiu como uma forma de criar um impacto bastante sólido no público consumidor, fazendo com que alguns mecanismos de valores e outros aspectos de atração pudessem fazer parte desses contextos.

Esses são elementos importantes que podem ser considerados, o que, também, ajudou a priorizar o conteúdo como uma perspectiva de contato bastante importante, já que esses elementos conseguem fazer com que as empresas tenham uma atração importante.

Por essa razão que uma série de marcas investem em filmes, conteúdos de entretenimento e uma série de outros elementos, tornando possível uma elaboração de conexão bastante importante dentro dessas instâncias.

A importância da atração no mundo digital

Com a chegada do mundo digital, esses elementos ganharam ainda mais desdobramentos, uma vez que o conteúdo passou a interagir com uma dinâmica bastante nova do ponto de vista do consumo.

Nesse caso, é imprescindível que haja uma percepção a respeito de como se dá às relações de marketing dentro desse novo contexto, já que não faz mais sentido investir em dinâmicas que produzem apenas desejo por algum produto.

Diante de um cenário onde o consumidor está cada vez mais exposto a uma série de estímulos de marketing, é importante que as empresas entendam quais são suas principais demandas e que consigam criar algum tipo de atração nesse sentido.

A busca por um acupunturista em um mecanismo de busca, por exemplo, já pode demonstrar como esses novos padrões se deram, uma vez que eles conseguem criar algumas oportunidades para as empresas.

Desta forma, fazer-se presente pode ser um dos pontos mais importantes nesse sentido, mas não é único, uma vez que é preciso qualificar essa presunção, gerando algum tipo de impacto sólido.

Esses são pontos que podem ser percebidos pela lógica do inbound marketing que conseguiu modificar todos os aspectos mais importantes do marketing, tornando algumas atuações ainda mais precisas.

Nesse caso, é possível pensar nessa estratégia, também, como marketing de atração, uma vez que ele é destinado a uma lógica que visa aparecer de forma qualificada para um cliente e, ao mesmo tempo, criar uma atração sólida.

O inbound marketing, portanto, é o oposto do outbound marketing, que tem como objetivo a criação de desejo a partir da interrupção de mídias, como intervalos comerciais e outros aspectos importantes.

Assim, quando um cliente pesquisa por laudo do bombeiro para comércio e acessa algum conteúdo nesse sentido, ele, certamente, estará sendo impactado por uma lógica de inbound marketing.

O que é marketing de conteúdo?

Diante de todos esses pontos, o marketing de conteúdo surge como uma das estratégias mais importantes para uma lógica de atração dentro do marketing digital, uma vez que ele consegue fazer com que haja uma atração no momento certo.

Essa técnica consiste na produção de conteúdos que consigam lidar com as demandas do público, seja através de uma lógica informativa ou de entretenimento, fazendo com que a atração se consolide a partir de uma identificação.

Essa pode ser uma estratégia muito exitosa, justamente por conta de sua capacidade de lidar com uma dinâmica de conversão antes mesmo do cliente pensar na compra, o que pode ser importante.

Por exemplo, é muito provável que quem está procurando por um conteúdo sobre exame admissional de sangue esteja propenso a contratar esse serviço, o que pode apresentar uma oportunidade importante para a empresa em questão.

Desta forma, o conteúdo precisa estar sustentado em uma dinâmica de relevância e, ao mesmo tempo, de impacto dentro de todas essas perspectivas.

Seja como for, essa lógica pode ser implementada a partir da revisão de produtos ou, até mesmo, de um conteúdo prévio de um curso de preenchimento labial para mostrar a qualidade do ensino.

Saber lidar com o marketing de conteúdo é um dos pontos mais importantes nesse sentido e, por conta disso, é preciso que haja uma sustentação a respeito dele em qualquer segmento empresarial.

Tipos de conteúdo

Diante desses aspectos, é importante entender que as empresas possuem dinâmicas completamente distintas e, por conta disso, seus conteúdos e formatos estarão fundamentados em lógicas diferentes.

Lidar com essas variações pode ser de extrema importância para que haja uma percepção a respeito da profundidade que um conteúdo pode ter dentro de um mercado.

Assim, uma gráfica que fornece placa homenagem funcionário para o mercado pode assumir alguns formatos importantes de conteúdos nesse sentido. Alguns deles são:

  • Vídeos;

  • Postagens em blogs;

  • Guest posts;

  • Postagens em redes sociais;

  • Imagens;

  • Plataformas gamificadas;

  • Seminários online.

Todos esses formatos vão sustentar suas escolhas a partir de algumas dinâmicas que envolvem o objetivo daquele conteúdo e, também, o perfil do público que está consumindo.

Benefícios de dominar o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um elemento bastante importante para as empresas e, por isso, há uma série de objetivos que podem ser realizados a partir de sua implementação, como é o caso da atração dos clientes.

No entanto, não para por aí, uma vez que o conteúdo pode ter uma influência muito grande do ponto de vista da retenção e da conversão de leads, tornando esses aspectos ainda mais relevantes.

Assim, um conteúdo sobre a importância de se fazer uma manutenção de autoclave pode fazer com que uma marca tenha alguns benefícios. Alguns deles são:

  • Posicionamento;

  • Retenção;

  • Conversão;

  • Credibilidade no mercado.

Esses são pontos que são imprescindíveis e precisam ser levados em consideração na hora de pensar em uma boa estratégia de conteúdo.

Etapas para dominar o marketing de conteúdo

Com base em todos esses pontos, há algumas etapas que são essenciais para que haja uma percepção a respeito de como que o marketing de conteúdo pode ser pensado dentro de todas as suas complexidades.

Seja para vender um espelho ou um carro, é preciso que haja uma percepção a respeito de algumas etapas nesse sentido.

Planejamento

Para começar a criar uma dinâmica de conteúdo, é fundamental que a etapa de planejamento seja cumprida à risca, uma vez que ela vai formular algumas percepções a respeito de como interagir com o mercado.

Essa etapa diz respeito à análise do público-alvo e, também, de como ele vai lidar com algumas instâncias de conteúdos.

Além disso, há uma elaboração a respeito dos objetivos a serem pensados e, também, de como eles poderão ser realizados a partir de algumas ferramentas.

Criação

A criação do conteúdo tem a ver com alguns elementos que são essenciais, podendo interagir com a originalidade e a relevância que ele vai ter para o público de uma forma geral.

Assim, é preciso saber como ele conseguirá posicionar os valores da marca e, ao mesmo tempo, ser informativo o suficiente para as pessoas que estão consumindo.

Desta forma, um simples conteúdo sobre gestão corporativa pode fazer com que uma mesa de escritório seja vendida de forma mais elaborada.

Distribuição

Do ponto de vista da distribuição, é possível pensar em algumas otimizações que podem ser feitas para mecanismo de busca e, também, a elaboração de links patrocinados.

Esses são pontos que conseguem gerar algumas dinâmicas essenciais para que o público se sinta atraído, seja através de um SEO bem elaborado ou através das redes sociais.

Considerações finais

Passam-se os anos e uma série de elementos começam a fazer parte do mundo empresarial.

Entender, nesse sentido, como lidar de forma elaborada com o conteúdo e seus desdobramentos do ponto de vista da atração pode ser um fator fundamental.

Desta maneira, cada passo pode ser pensado para que haja uma elaboração cada vez mais exitosa do ponto de vista da atração e da conversão de leads.

Essa é uma forma, inclusive, de ajudar a qualificar todos esses aspectos, criando uma série de impactos que, a longo prazo, farão com que o mercado tenha uma visão diferente sobre a empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page