Existe uma diferença entre CAC e LTV que precisa ser do conhecimento de gestores e empreendedores para que possam potencializar suas estratégias de marketing e vendas.
Uma das coisas mais importantes para as organizações hoje em dia é conquistar crescimento sustentável e duradouro, mas além de investir em boas estratégias, também é fundamental compreender as métricas para mensurá-las.
As métricas e indicadores têm a função de mostrar os retornos obtidos com as ações e são essenciais para que a organização alcance seus objetivos. Por isso, o conhecimento sobre algumas delas são imprescindíveis para o sucesso.
No entanto, muitos gestores e empreendedores ainda têm dúvidas sobre esses conceitos ou simplesmente não conseguem compreender a importância de mensurá-los.
De qualquer forma, é crucial ter em mente que o CAC e o LTV são imprescindíveis para o crescimento da organização. É por meio deles que a companhia vai identificar o quanto está rendendo, saber quais são os erros e identificar tendências e oportunidades.
Elas também trazem mais saúde financeira, por isso, este artigo vai explicar a importância do CAC e LTV, mostrar qual é a relação entre eles e os conceitos de cada uma dessas métricas.
Importância do CAC e LTV
Lidar com as métricas é uma tarefa necessária para as organizações, tanto quanto investir em ações voltadas para o crescimento do negócio. É crucial saber mensurar os resultados alcançados com os esforços e identificar os retornos obtidos.
O cálculo do CAC e LTV traz uma ideia ampla de como otimizar os recursos e melhorar o relacionamento com o cliente.
CAC é uma sigla para Custo de Aquisição de Clientes que mostra o quanto a companhia está gastando para conquistar seus clientes.
Assim como o consumidor pesquisa atentamente, por exemplo, sobre preço de ultrassom abdominal para cachorro, as organizações também precisam saber o quanto estão pagando para atrair as pessoas.
É uma forma de evitar desperdícios e reduzir gastos, podendo explorar efetivamente o rendimento e os resultados.
Quanto ao LTV (Lifetime Value) é uma métrica que permite organizar e controlar de maneira eficiente as proporções entre os investimentos e os retornos, além de melhorar os recursos disponíveis e direcioná-los da melhor forma.
Quando a companhia melhora a qualidade dos serviços prestados, consegue conquistar clientes mais felizes e isso possibilita a realização de novos negócios, toda vez que o cliente precisar.
As ações melhoram e transformam as pessoas em promotoras da marca, ou seja, elas indicam os produtos e serviços para outros indivíduos de seu convívio.
Ter conhecimento sobre o CAC e LTV é essencial para manter o faturamento saudável e melhorar a jornada do cliente.
São métricas usadas por uma empresa especializada em reforma de banheiro em apartamento para melhorar o atendimento e as soluções. Ao longo do tempo, isso vai estimular a fidelização, aumentando o LTV e reduzindo o CAC, resultados essenciais para que a marca tenha crescimento sustentável e duradouro.
Relação entre CAC e LTV
Para que a organização realmente tenha crescimento sustentável, é necessário atuar para reduzir o custo de aquisição de clientes e aumentar o tempo de permanência dos computadores.
É muito simples entender essa lógica porque quanto menos a companhia tiver que pagar para conquistar novos clientes e mais tempo eles permanecerem em sua base, maiores serão os lucros.
Pensar apenas nas maneiras de reduzir o CAC ajuda a conseguir mais clientes, mas se as estratégias para manter os compradores sempre por perto falhar, a taxa de churn aumenta e isso não faz crescer a base de clientes.
Em outras palavras, entram muitos clientes, mas também saem muitos clientes. Da mesma forma, apenas aumentar o LTV não vai compensar o CAC, dessa forma, a verificação das métricas precisa acontecer em conjunto.
Uma companhia especializada em relatorio de impacto de transito RIT também pode fazer uma análise com a métrica LTV/CAC, que consiste na divisão de uma pela outra.
A lucratividade do negócio acontece quando a retenção de clientes supera a aquisição, e uma referência geral para vários segmentos é que a métrica LTV/CAC seja maior do que três.
Por exemplo, se o LTV do negócio é 4.800 reais e o CAC de mil reais, a proporção entre os dois seria: LTV/CAC = 4.800 / 1.000. Como resultado, o LTV/CAC seria 4,8.
É essencial dizer que apenas aumentar as vendas não é suficiente, pois muitas vezes vale mais a pena manter a base de clientes ativo e fiel do que conquistar consumidores.
Algumas pesquisas já mostraram isso e indicam que aumentar a retenção de clientes em 5% gera uma ampliação de lucros que varia entre 25% e 95%. É justamente por isso que fidelizar clientes é muito mais barato do que conquistar consumidores.
Conceito de cada métrica
Para potencializar ainda mais suas estratégias, uma empresa de injeção direta etanol precisa compreender o conceito de cada métrica.
LTV é a soma do valor entregue pelo cliente para a empresa durante todo o período em que comprou com ela, portanto, durante a época em que estava ativo.
A métrica possui formas distintas de cálculos e não existe um conceito exato sobre isso, uma vez que é possível calcular toda a receita gerada ou por meio de uma métrica exclusiva conhecida como ARPU (Average Revenue Per User).
É possível calcular o LTV considerando a margem de contribuição, pois isso ajuda a entender melhor a lucratividade de cada unidade econômica e a real viabilidade econômica da empresa.
A média de transações por período pode ser usada tanto para as compras pontuais quanto para as organizações que vendem serviços por assinatura.
Nos casos de serviços com mensalidades, a média de transação pode ser o período de doze meses. Em uma escola que vende curso de jardinagem profissional, a maneira de medir é diferente de um e-commerce onde o cliente compra a cada dois meses.
Nesse caso, o ARPU é o ticket médio dividido por dois, mas é imprescindível notar que o LTV é uma métrica calculada de maneiras diferentes, visto que não existe um consenso para o modo como o cálculo é realizado.
Agora, quanto ao conceito de CAC, trata-se da soma de todos os recursos usados pela organização para conquistar clientes, os custos de geração de demanda e os custos de conversão.
Pelo fato de somar todos os recursos, essa métrica se refere ao custo total necessário para conquistar clientes. Isso envolve estratégias como:
Custos de marketing;
Custos de vendas;
Investimento em mídias pagas;
Comissões.
Essas e outras ações precisam ser consideradas, e após o levantamento dos custos, uma empresa de reforma de armário de cozinha vai dividi-los pelo número de novos clientes obtidos no período.
A seguinte forma ela deve ser usada: CAC = (custo de marketing + custo de vendas) / número de clientes novos.
Supondo que os custos de marketing de uma empresa seja de 30 mil e o custo de vendas seja de 20 mil, ao adquirir 50 clientes o CAC seria de 1.000, visto que (30.000 + 20.000) / 50 = 1.000. O CAC pode ser mensurado de maneira isolada para entender o histórico de custos da empresa e fazer uma comparação entre canais e benchmarks.
Mas isso não vai trazer respostas sobre o crescimento da organização, visto que também é necessário fazer o cálculo do LTV e compreender seu conceito.
Ao obter as duas métricas, uma escola que oferece curso técnico de enfermagem em pediatria vai conseguir analisar a razão LTV / CAC, e é exatamente isso que representa o quanto o cliente gera de receita em relação aos esforços de aquisição.
Trata-se de uma relação muito importante para saber se cada venda é ou não lucrativa, tendo em vista a estrutura de custos e a receita obtida.
Esse conhecimento é ainda mais importante para as startups porque elas trazem prejuízos no início, uma vez que envolvem custos e despesas fixas muito altas, mesmo assim, a relação entre LTV e CAC precisa ser saudável.
Se isso não acontecer, cada vez que um produto ou serviço for vendido, a organização terá prejuízos e seu crescimento vai se transformar em um problema.
Para evitar essa situação, uma autoescola especializada em aulas para dirigir micro ônibus categoria CNH vai equilibrar ambas as métricas.
Considerações finais
Quando uma empresa investe em estratégias de marketing e vendas, precisa analisar algumas métricas para se certificar de que os retornos obtidos são realmente satisfatórios.
Entre as mais importantes estão o CAC e o LTV, e como visto ao longo do texto, elas ajudam a equilibrar os investimentos feitos para conquistar novos clientes e os resultados trazidos por essas ações.
Sem essa avaliação, a companhia não sabe o quanto está investindo e não tem controle sobre o orçamento necessário para atrair clientes e mantê-los em sua base.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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