Entenda como aplicar o SEO off page e seus benefícios



As técnicas de SEO off-page são uma das maneiras mais eficazes de colocar uma empresa na primeira posição dos principais mecanismos de pesquisa da Internet, especialmente o Google.


Basta saber como uma empresa pode desenvolver essa estratégia. Para empresas que operam apenas em plataformas e canais menores, investir em negócios digitais pode não ser uma estratégia interessante.


É até possível vender acessórios para cachorro pinscher através das muitas redes sociais que estão surgindo atualmente. Mas definitivamente não é a solução definitiva para as empresas terem sucesso online.


Um negócio que quer crescer no país precisa, não só criar um site, mas também fazer da empresa uma referência no meio online. É melhor dizer que é o site que precisa se destacar, pois a reputação de uma empresa por si só não é suficiente.


Quem já fez cursos de manutenção de elevadores industriais sabe bem a importância de classificar a plataforma digital de uma empresa para ser favorecida principalmente pelo Google no ranking de endereços presenciais.


Dessa forma, entender as estratégias de engajamento de fora das páginas do site é fundamental para sobreviver no mundo digital.


Por isso, este artigo apresentará uma contextualização básica do Off Page SEO, as diferenças entre SEO Off page e On page, qual a sua importância e as vantagens.


O que é SEO off page?

Essa é uma estratégia aplicada fora das páginas de um site para aumentar e demonstrar sua relevância no mercado e melhorar o posicionamento nos resultados de busca.


O Google não está interessado apenas em encontrar conteúdo, entender os tópicos que ele cobre e avaliar a estrutura da página. O algoritmo também está interessado em como o canal se relaciona com a internet.


Por exemplo, se o site de uma assistência técnica Samsung receber links e menções de outras páginas e elas forem relevantes e confiáveis, ele terá maior credibilidade nos mecanismos de busca.


Por isso, construir links, os chamados backlinks, faz parte de uma estratégia chamada link building. Mas o importante é que o SEO off page não se limita a essa prática.


Então, essa estratégia tem a ver com tudo o que o dono do site faz fora dele, ou seja, inclui a construção de relacionamentos com outras plataformas, mesmo que ela não seja feita por meio de backlinks.


Isso porque, o Google não vê apenas os links de página como um fator importante de classificação. Outras menções como uma empresa vidro temperado também são consideradas na avaliação da relevância de mercado.


No geral, as estratégias de SEO off page precisam ir além da geração de backlinks, pois as menções podem ser muito valiosas, mas os links têm mais peso nos rankings e não devem ser ignorados.


Qual a diferença entre o SEO on e off page?


Ao entender os conceitos sobre SEO off page, é possível destacar algumas diferenças em relação ao SEO on page, que apesar de serem estratégias complementares, requerem uma gama diferente de ações.


Para começar, o SEO on page reúne todas as práticas e ações realizadas no site ou blog de uma empresa. Essas alterações dependem apenas desse ambiente e envolvem leituras específicas da estrutura da página pelo algoritmo de busca.


Dividir o conteúdo em subtítulos ajuda a tornar o conteúdo mais legível e interessante, otimizando-o. Além disso, é importante classificar os subtítulos, por exemplo por H1, H2, H3 e assim por diante.


Com esses níveis, o algoritmo pode ler melhor e tem mais chances de obter uma boa classificação, como foi feito em um site focado no serviço de envelopamento de parede 3D.


Outro elemento muito importante do SEO on page é a meta descrição, também chamada de metadescription por profissionais da área. Envolve um breve resumo do conteúdo e precisa estar na página de pesquisa (SERP) e abaixo do título.


Além de ajudar os algoritmos dos mecanismos de busca a identificar os tópicos, também atua como uma forma de "isca" para que os leitores cliquem no link.


Outro detalhe importante é que os endereços de página (URLs) também precisam ser otimizados. Idealmente, deve ser dependente de palavras-chave e amigável.


Em vez de conter endereços longos com números e códigos incompreensíveis, é preciso simplificar tudo. Se o usuário puder identificar o conteúdo apenas olhando o endereço, então a URL é amigável.


A importância do SEO off page


O SEO off page é uma importante estratégia de marketing digital porque permite que as empresas obtenham a melhor posição possível nos resultados de pesquisa.


Para o Google, os links que um site recebe são uma indicação clara do que outras páginas pensam sobre ele, uma forte indicação de sua relevância e auxiliam na sua classificação nos mecanismos de busca.


O relacionamento de um site de decorações que trabalha com armário de escritório planejado com outros sites e páginas na internet contribuem para ampliar o conhecimento do público-alvo sobre a existência deste negócio.


Os links são a base da web, e é por causa da interconexão das páginas que a internet surgiu e continua a funcionar.


Eles são responsáveis ​​por trazer usuários de um site para outro e são a base de como a Pesquisa Google funciona. Por exemplo, quando alguém procura por mini closet planejado, o Google rastreia a página apropriada ao longo do caminho mostrado pelo link.


Quando o algoritmo visita uma página, ele começa a indexar o conteúdo e as palavras-chave, entre outras informações exibidas, e avalia os links que fazem referência a ela.


Ao fazer isso, ele entenderá como essas páginas se relacionam entre si e considerará o site popular e confiável se vincular a outras páginas e transmitir valor a elas.


Esse processo conhecido como link juice é a base das práticas de link building. E mostra o poder de classificação da transferência da página para outras páginas referidas.