top of page

Funcionamento e objetivo da Construção de Links Locais



Os links locais são hiperlinks criados por empresas locais em seus sites ou diretórios online, visando aumentar a visibilidade do negócio em determinada região geográfica.

 

Fazem parte da estratégia de SEO local, uma vez que ajudam os mecanismos de buscar a associar a organização a uma localização específica, porque facilita as classificações mais altas nos resultados de pesquisas locais.


Os links são incorporados em listas de diretórios locais, como o Google Meu Negócio, ou em sites de parceiros, como câmaras de comércio e associações empresariais.


Costumam conter informações como endereço, número de telefone, horário de funcionamento e avaliações de clientes, o que é muito útil para qualquer pessoa que esteja procurando os produtos e serviços.


Também são essenciais para estabelecer autoridade e relevância local, o que aumenta o tráfego orgânico para o site do negócio, impulsiona suas vendas e eleva o reconhecimento da marca em sua área geográfica.


Muito se fala sobre a importância dos do link building para as estratégias de otimização, mas negócios locais precisam pensar nessa prática como uma maneira de se destacar.


Pensando nisso, este artigo vai explicar como a construção de links pode ser uma estratégia importante, quais são os tipos de construção de links e o objetivo de construir links locais.


Importância de construir links


Construir links é uma estratégia essencial para o SEO (Search Engine Optimization), visto que ajuda o site a ter mais sucesso.


Links externos são conhecidos como backlinks, sendo provenientes de outros sites que direcionam os usuários para o site mencionado.


Eles são muito importantes porque mostram para o Google que a plataforma mencionada tem autoridade e relevância, e que seus conteúdos são confiáveis.


Uma empresa que aluga espaços compartilhados de trabalho pode construir links de várias formas, e uma das abordagens mais comuns é a criação de conteúdo de alta qualidade e que seja atrativo a outros canais.


Eles conseguem perceber que a plataforma em questão tem um ótimo material, por isso, é recomendável incluir artigos informativos, estudos de caso, infográficos, guias detalhados e conteúdo exclusivo.


A marca pode participar de guest post, ou seja, escrever conteúdos para outros sites, em troca de um link de volta para o canal institucional. Inclusive, essa é uma maneira proativa de construir links.


A única coisa que a empresa precisa fazer é garantir que os sites nos quais está contribuindo sejam realmente relevantes e tenham uma boa reputação, caso contrário, a estratégia pode gerar impactos negativos na classificação nos mecanismos de busca.


A marca também pode se envolver em fóruns e comunidades online para compartilhar sua expertise, assim como participar de eventos e conferências para fazer networking e estabelecer conexões com profissionais do setor.


Tipos de construção de links


Uma confecção de avental personalizado para professora pode adotar diversas abordagens para adquirir backlinks de qualidade.


Os tipos de construção são classificados de acordo com os métodos e estratégias usados, e entre eles estão:


  • Link building manual;

  • Guest post;

  • Estratégias de conteúdo;

  • Link baiting;

  • Solicitações;

  • Relações públicas online;

  • Listagens em diretórios;

  • Comentários em blogs e fóruns.

O método mais tradicional para construir links é o link building manual. Ou seja, a empresa vai identificar sites relevantes para seu nicho e solicitar links diretamente aos proprietários, podendo ser por e-mail, telefone ou pelas redes sociais.


O guest post nada mais é do que escrever conteúdo relevante e de boa qualidade para outros sites em troca de links. É uma estratégia eficaz para formar parcerias, estabelecer autoridade e conquistar credibilidade no segmento de atuação.


A marca também pode criar conteúdo de alta qualidade para atrair backlinks de outras plataformas naturalmente. Basta produzir conteúdos de alto valor, como usar artigos informativos, estudos de caso, infográficos, entre outros, para atrair o público.


Link baiting é uma prática que envolve criar conteúdo especialmente projetado para atrair backlinks organicamente. Uma empresa especializada em reparar TV de plasma , por exemplo, pode criar conteúdo viral ou excepcionalmente útil.


Solicitar links de volta para o site também é uma estratégia muito comum, o que pode acontecer por e-mail, mensagens nas redes sociais, entre outras formas de comunicação.


Mas o negócio também pode participar de eventos da indústria, conferências e lançamentos de produtos para estabelecer conexões com outras organizações, e assim ter mais chances de construir links de volta para seu site.


A plataforma institucional deve ser listada em diretórios online, pois eles aumentam a visibilidade nos resultados de pesquisa. O único cuidado é escolher os melhores para evitar spam ou baixa qualidade.


Por fim, a empresa precisa participar de discussões em blogs e fóruns relevantes para seu nicho, mas isso também ajuda a construir links para o site. No entanto, a contribuição deve ser genuína para discussão, além de evitar autopromoção excessiva.


Objetivos dos links locais


Construir links locais tem como principal objetivo aumentar a visibilidade do negócio e sua autoridade em determinada região.


Obter esse tipo de backlink em sites locais, diretórios de empresas, blogs regionais, jornais e associações, o negócio melhora sua classificação nos mecanismos de busca e ainda aumenta a presença online para potenciais clientes.


Os links também são muito importantes para conquistar relevância e credibilidade na comunidade local, algo que pode ser especialmente importante para organizações que tenham uma boa base de clientes física, como no caso de lojas, restaurantes, entre outros.


Esse tipo de link voltado para uma papelaria especializada em caderno personalizado atacado pode fornecer informações úteis para os clientes locais, como endereço, número de telefone e horário de funcionamento.


Outro objetivo é melhorar a experiência do usuário, por meio de informações confiáveis sobre empresas de determinada área.


Trata-se de algo essencial para conquistar a confiança e a lealdade dos clientes e incentivá-los a escolher o negócio para atender suas necessidades.


Como construir links locais?


Os negócios precisam construir links locais para aumentar sua visibilidade e relevância nas regiões em que atuam. Algumas formas de fazer isso são:


Criar perfis em diretórios locais


Uma empresa de gesso acartonado pode criar perfis em diretórios locais, como no caso do Google Meu Negócio, além de sites de listagem de empresas.


É essencial preencher todas as informações, como endereço, número de telefone, horário de funcionamento, além de incluir uma descrição detalhada sobre os produtos e serviços oferecidos.


Participar de eventos locais


É interessante participar de eventos locais, como feiras, workshops, eventos de networking e conferências parece estabelecer conexões com outras organizações locais, e assim construir links de volta para o site.


Sem falar que a cobertura desses eventos em blogs locais ou sites de notícias também ajudam a gerar links de referência para o site institucional.


Fazer parcerias


Durante um workshop com coffee break para 40 pessoas , é possível estabelecer parcerias com negócios locais, tais como colaborações em eventos, promoções cruzadas, parcerias em iniciativas comunitárias e projetos conjuntos de marketing.


Ao trabalhar com outras organizações da mesma região, a companhia consegue compartilhar recursos e alcançar um público mais amplo.


Participar de projetos comunitários


É recomendável participar de projetos comunitários e iniciativas de responsabilidade social corporativa para mostrar que o negócio está comprometido com a comunidade local.


Entre as opções estão o voluntariado em eventos de qualidade, patrocínio de equipes esportivas locais, assim como apoio a causas ambientais ou sociais. Todas essas atividades geram cobertura na imprensa local, e, consequentemente, links de referência.


Criar conteúdo relevante


A empresa de aluguel de impressora para escritório deve criar conteúdo relevante e localizado, específico para a região.


Entre as principais opções estão os artigos sobre eventos locais, guias de viagem, listas com os melhores lugares para visitar e assim por diante.


Empresas que investem em conteúdo valioso e informativo para sua região de atuação conseguem atrair mais links de outros sites locais.


Incentivar avaliações e depoimentos


É altamente recomendável incentivar os clientes locais a deixarem avaliações e depoimentos sobre a empresa em sites como o Google Meu Negócio.


Para uma gráfica especializada em banner para festa , essas avaliações ajudam a melhorar a reputação do negócio, além de gerarem links de referência valiosos para o site institucional.


Todas essas ações conseguem aumentar a visibilidade da companhia, elevar sua autoridade e fazer com que seja mais relevante na comunidade local, o que impulsiona o crescimento e o sucesso do negócio.


Considerações finais


Os links locais são essenciais nas estratégias de otimização, principalmente para as empresas que visam atrair clientes de determinada área geográfica.


Construir uma rede de links locais por meio de diretórios, parcerias e eventos comunitários, é muito importante para melhorar a visibilidade, a autoridade e a relevância da empresa em sua região.


Além de elevar o tráfego local para o site institucional, também ajuda a fortalecer a conexão com a comunidade e impulsionar o crescimento do negócio.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page