Funil de conteúdo: Como postar em cada etapa e sua importância


O funil de conteúdo é uma ferramenta importante para o marketing digital, e que foi criada para conduzir o lead pela jornada de compra, tendo como base o compartilhamento de informações valiosas e relevantes.

O seu objetivo é atrair, converter leads e fidelizar consumidores por meio da produção de conteúdos que têm o encargo de persuadir e convencer.


O funil de vendas é dividido entre topo, meio e fundo, e cada uma dessas etapas representa o estágio em que o potencial cliente se encontra dentro da jornada. Cada uma delas possui contexto adequado para entregar conteúdos valiosos.


Hoje em dia, as empresas estão em uma busca constante de atrair a atenção das pessoas na internet e transformá-las em potenciais clientes, mas esse processo é muito desafiador.


Há várias estratégias de marketing digital que ajudam a conseguir isso, e o funil de conteúdo é uma delas. Por meio do seu uso, fica mais fácil gerar impactos positivos nos resultados de vendas.


Pensando nisso, neste artigo, vê-se como aplicar o funil de conteúdo, quais são os benefícios que ele traz aos negócios e qual é a importância dele.


Como aplicar o funil de conteúdo?


Para aplicar essa estratégia, é necessário criar materiais específicos para cada etapa do funil, mas antes disso, é necessário fazer um planejamento. Ele envolve os seguintes aspectos:

  • Foco no cliente;

  • Definir a jornada de compra;

  • Investir em SEO;

  • Ter uma marca consistente;

  • Fazer e seguir um planejamento.

É muito importante saber quem é a persona do negócio, ou seja, todas as características do perfil de cliente ideal da empresa, como é no caso de um fabricante de porta de acm de correr.


Sabendo quem é a persona, fica muito mais fácil criar conteúdos relevantes para essas pessoas. Só que, além disso, também é importante conhecer e definir a jornada de compra.


O que todas as empresas querem é conquistar mais clientes, e por meio de uma jornada de compra bem definida, o negócio entende como contextualizar os conteúdos levando em conta cada etapa e como aumentar a entrega de valor.


Outro ponto importante é investir nas estratégias de otimização para as páginas (SEO), visto que por meio delas fica mais fácil escolher boas palavras-chave que guiam os conteúdos. Considera-se sempre o volume e a intenção de busca.


É imprescindível ter uma marca consistente, pois só assim a corporação consegue se conectar com seus clientes e potenciais clientes. Mais do que isso, ela gera credibilidade e aumenta o nível de confiança.


Por fim, é necessário fazer e seguir um planejamento para elaborar os materiais, levando em conta os objetivos e as métricas que precisam ser acompanhadas.


Para um fabricante de perfil para drywall teto, também é muito importante elaborar um calendário de atividades de modo a obter excelentes resultados.


Só que, além de todo esse planejamento, é muito importante produzir materiais de acordo com cada etapa do funil:


Topo de funil


No topo do funil estão as pessoas que talvez nunca tenham ouvido falar sobre a marca, indivíduos que conhecem muito pouco sobre os produtos e serviços e consumidores que ainda não estão prontos para comprar.


Essa etapa tem como objetivo atrair uma grande quantidade de usuários e gerar conhecimento sobre a empresa. O conteúdo ideal atrai os usuários, responde suas principais dúvidas e faz com que entendam que seu problema precisa de uma solução.


Pode ser que os leads no topo do funil nem mesmo saibam que têm um problema, mas por meio dos conteúdos certos, fica mais fácil mostrar qual é a questão que estão enfrentando e o tipo de solução para ela.


Para conversar com essas pessoas, uma empresa de monitoramento 24 horas residencial pode investir em publicações educativas no blog, postagens nas redes sociais, vídeos educativos e ebooks.


Meio de funil


No meio do funil estão as pessoas familiarizadas com a marca e que começam a entender a importância dos produtos e serviços. Mas elas ainda não estão totalmente prontas para comprar, mas já começam a entender suas próprias necessidades.


Para preparar esses consumidores, os materiais oferecidos devem complementar o entendimento sobre o problema e de que maneira pode ser solucionado.


Esse processo ocorre por meio de envio de mensagens por e-mail ou por postagens no blog. Os conteúdos são aprofundados, a marca pode fazer posts nas redes sociais, comparativos, enviar ebook.


Fundo de funil


No fundo do funil estão os consumidores que já entendem seus problemas, sabem qual é a solução e já estão considerando uma compra.


Para se comunicar com eles, uma empresa de perícia ambiental criminal deve esclarecer as dúvidas sobre a marca e mostrar de que maneira seus serviços resolvem um problema.


Os melhores materiais para isso são os cases de sucesso, depoimentos de clientes que já compraram a solução e reviews.


Benefícios do funil de conteúdo


Como o conteúdo de funil traz muitos benefícios para a empresa, por exemplo, é capaz de trazer mais previsibilidade aos resultados. Isso acontece porque cada etapa depende do desempenho da etapa anterior.


Por exemplo, o negócio sabe quantas pessoas precisam estar no topo do funil para gerar uma quantidade X de clientes no final do processo.


Ao monitorar os números da equipe, fica mais fácil prever se os setores vão conseguir alcançar a meta e o tempo que precisam para isso.


Outra vantagem é o aumento da produtividade desde q