Funil multicanal: Entenda o que é e qual a sua importância


O funil multicanal surgiu pelo fato das pessoas estarem cada dia mais próximas do mundo tecnológico, o que fez com que os consumidores ganhassem várias opções para buscar por um serviço ou produto.


Por isso, as empresas precisam apresentar soluções práticas de maneira rápida e ágil, ou seja, usar vários meios de comunicação para chegar até eles e aumentar suas vendas.


Isso levou os negócios a se tornarem multicanais, uma empresa de aluguel de touros mecânicos, por exemplo, pode usar várias ferramentas de venda e divulgação ao mesmo tempo.


Uma empresa pode ser criada para atuar em meios de comunicação diversos, desde as redes sociais até em um e-commerce.


Além disso, pode criar algumas estratégias para as lojas físicas que ajudem a ampliar o número de clientes delas de acordo com a diversidade de cada local.


Para ajudar os leitores a entenderem um pouco mais sobre funil multicanal, o artigo a seguir descreverá sua importância, apresentará algumas estratégias e dará dicas de como aplicá-lo.


Por que um funil multicanal é importante?


O funil multicanal é importante pois é o responsável por fornecer a informação que a empresa precisa para saber por quais canais o visitante navegou até chegar à conversão e depois se tornar um cliente.


Com os dados disponíveis, é possível melhorar os pontos que precisam ser melhorados em uma estratégia de marketing digital do negócio de troca de baterias de celular.


Assim como saber quais os canais de conversão mais eficientes para atrair leads para o negócio e quais precisam de ajustes para ajudarem na estratégia.


Quem está sempre navegando pelas redes ou pela internet, sempre se depara com ações que os atraem para um site, mesmo que no momento essa pessoa não realize uma compra ele pode se tornar um possível cliente futuro.


E para saber a partir de qual estratégia esse lead se converteu, o funil multicanal mostra os dados que ajudaram a aumentar o interesse dele na marca ou no produto da marca.


Com isso, é possível ver que não é somente um canal que deve ser melhorado, mas que é preciso se dedicar em vários deles para ter bons resultados.


Os relatórios do funil ajudarão a entender isso, até porque os usuários não fecham uma compra assim que avistam um produto, eles procuram o mesmo produto em vários outros sites.


E depois de pesquisar em vários outros lugares o valor e a qualidade do mesmo produto ele enfim decide qual o site mais efetivo para realizar a compra.


Os funis criados pelo google podem ajudar a definir boas estratégias de marketing digital, melhorando o direcionamento do orçamento das campanhas.


Sua ferramenta é totalmente gratuita e intuitiva, além de ser essencial para uma autoescola especializada em retirada de habilitação para deficientes físicos melhorar seus resultados de marketing.


Tornando possível a elevação das receitas do negócio no ambiente que mais é frequentado pelos consumidores hoje em dia, o ambiente on-line.


Quais as estratégias do funil multicanal?


Para que todos os canais ajudem em uma campanha de marketing, é preciso criar estratégias que ajudem a comunicação neles a serem eficientes, algumas delas são:


Distribuição


A distribuição é uma estratégia importante para um funil multicanal, um serviço de entrega rápido tanto para os clientes quanto para os franqueados é essencial.


Com isso, uma empresa fabricante de vigas perfil mostra que se preocupa com as pessoas que lida e aumenta a sua autoridade no ramo em que atua.


Comunicação rápida


Estratégias também muito importantes para aumentar as chances de fidelização de clientes são resolver problemas e responder o público rapidamente.


É possível criar um FAQ de perguntas frequentes que podem ser respondidas por sistemas automatizados como os chatbots.


Redes sociais


Para lidar com os clientes nas mídias sociais é indicado contar com alguém especializado que possa atualizá-las constantemente.


E que possa trabalhar a relação da marca de vacinas para gatos com os clientes presentes nas redes sociais, percebendo quais são as suas necessidades.


Além de boas estratégias para o funil multicanal, é importante criar políticas claras e deixá-las bem definidas, tanto para os clientes da marca quanto para os colaboradores da empresa.


Isso ajuda a cuidar da satisfação dos consumidores e a manter a imagem da marca limpa.


Como aplicar o funil multicanal?


Depois de entender a importância e conhecer algumas estratégias de um funil multicanal, é a hora de entender como criar e aplicar um no negócio de reparo de transdutores.

  1. Conheça a persona do negócio

Qualquer estratégia de marketing focada em vendas precisa ter algo pré-estabelecido, quem deseja atingir, o seu público-alvo, a sua persona.

Para definir essa persona é necessário criar um questionário e basear as respostas em clientes atuais, sem inventar nada, algumas perguntas podem ser sobre:

  • Idade e onde mora;

  • Profissão e escolaridade;

  • Renda média mensal;

  • Estado civil e se tem filhos;

  • Maiores desafios e medos.

Entender as preferências dos consumidores através da persona criada e fazer discursos nas plataformas que os clientes estão é o caminho para o sucesso da estratégia de funil multicanal.


Mas, não é preciso estar entre todas as redes sociais, baseado na persona é possível saber em quais delas o público está e criar estratégias somente para elas.

  1. Pense na experiência do público

Se fazer presente em vários canais de comunicação ajuda na experiência do cliente, isso porque ele não precisará sair do canal em que está para se comunicar com a empresa.


Se ele está no WhatsApp, poderá se comunicar com um chatbot na plataforma, melhorando assim a experiência dele por não precisar sair de lá para tirar uma dúvida ou fazer uma compra.


Por isso, pensar sempre na experiência do público é essencial para uma estratégia multicanal. É possível fazer isso perguntando aos próprios clientes quais seus canais de comunicação mais usados.

  1. Se atente as etapas do funil de vendas

Considerar cada uma das etapas que o funil de vendas tem ajuda muito uma empresa fabricante de fita de arquear pallet, por exemplo.


Ajuda a equipe de marketing do negócio a saberem mais sobre os vários pontos de contato que eles podem criar na hora de elaborar a estratégia multicanal perfeita.

  1. Elabore mensagens consistentes

Em estratégia focada no funil multicanal, é essencial a elaboração de mensagens claras e acima de tudo coerentes com o negócio.


Seja com os conteúdos que a marca está oferecendo ou com o posicionamento e a personalidade que a marca transparece para o seu público.


Seja claro e elimine os ruídos que impedem a comunicação da marca com os clientes em potencial, ajude o consumidor a tomar a melhor decisão para ambos.

  1. Invista na automação das campanhas

Fazer a gestão de um canal de comunicação é uma tarefa cansativa e que ocupa muito o tempo de profissionais de marketing.


E cuidar se 2 ou mais então pare e impossível, por isso, foram criadas algumas soluções e ferramentas de automação para ajudar esses profissionais de marketing.


Essas ferramentas ajudam a gerenciar os leads, controlar as interações do público, avisa sobre notificações importantes, criar respostas automáticas e personalizadas, e muito mais.


Um bom software que automatize essa gestão, ajuda a enviar mensagens e respostas acompanhando cada um dos pacientes e etapas do cliente no funil de vendas.


Uma plataforma especializada e também com uma tecnologia eficiente na criação de boas relações entre marca e cliente ajuda muito em toda a jornada do cliente pela empresa.


Por isso, é essencial entender como o marketing automatizado funciona e que ele é tão importante para uma estratégia multicanal quanto as primeiras habilitações são importantes para jovens de 18 anos.


A equipe toda deve saber sobre essa importância, para que cada um consiga atender aos clientes com qualidade e que estimulem mais a conversão de leads em clientes.


Considerações finais


Entender o que é um funil multicanal e saber que ele é importante para as ações de marketing digital por demonstrar cada passo da conversão de um lead em canais digitais essencial para qualquer negócio.


Se os relatórios analisados mostram que um canal de comunicação específico é altamente relevante para a conversão de leads, é possível melhorar as estratégias nele.


Faça isso aumentando as ações nesse canal, assim ele poderá ajudar a estratégia de multicanal a ter muito mais sucesso do que já estará tendo.


Conhecendo e aplicando as melhores estratégias do funil multicanal e levando em conta as melhores dicas para criar uma estratégia de multicanal eficiente, será possível ter sucesso em campanhas de venda ou de atração de clientes.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 
link whatsapp