Marca nominativa, figurativa ou mista? Descubra qual a melhor para seu negócio!


A marca nominativa, figurativa ou mista têm a capacidade de realizar a conexão entre consumidor e produto.


A imagem de uma empresa é extremamente importante para conquistar clientes e garantir bons resultados de vendas.


Toda marca de letreiros em alto relevo gera sucesso para o negócio e precisa atender as necessidades do consumidor, garantindo-lhe satisfação e uma boa experiência quando o produto é escolhido.


As marcas devem representar os valores da empresa, e a sua imagem deve transmitir exatamente ao que o negócio se propõe, sendo condizente com o que o cliente espera. Por isso, o posicionamento da empresa precisa estar bem definido.


Como construir uma marca


É necessário que uma pesquisa seja feita com clientes e potenciais clientes, bem como com parceiros e funcionários para estabelecer qual imagem é melhor para transmitir a mensagem de esquadrias de alumínio para box de banheiro.


A lista abaixo dá algumas dicas de como construir uma marca nominativa, figurativa ou mista, pois as diretrizes se adequam aos três tipos, tais como:

  • A estratégia e posicionamento empresarial devem estar bem definidas;

  • O desenho da marca precisa ser comunicativo;

  • A marca precisa ter identidade verbal e visual;

  • É necessário planejamento para ativar a marca;

  • A gestão deve estar alinhada entre produto e ambiente.

Dito isso, é preciso entender os passos para trilhar esse caminho voltado ao fortalecimento da marca.


Como registrar uma


Para que o logotipo de madeira plástica ecológica se identifique com o negócio e tenha exclusividade, o empreendedor precisa registrá-la junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, por exemplo.


Por meio dele o empresário tem acesso ao Guia Básico de Marca, onde pode obter todas as informações a respeito, para que a marca possa ser registrada em conformidade com a lei.


Conceito de marca nominativa


Ela é verbal, sendo constituída por uma ou mais palavras do alfabeto romano, incluindo, também, os neologismos, as combinações de letras e/ou algarismos romanos e ou arábicos e não pode ser fantasiosa ou figurativa.


Na hora de realizar o registro, a empresa de transporte de máquinas gráficas pode optar por este tipo de marca e ela não precisa ter um símbolo acompanhando, pois ela é composta apenas por letras ou palavras.


As vantagens da marca nominativa são:

  • Sendo ligada à grafia ou fonética impede que seja copiada;

  • Sendo “redigida” com exclusividade, impede a confusão com outras marcas;

  • A proteção é mais ampla do que as marcas tradicionais;

  • Nenhuma empresa pode utilizar após o seu registro no INPI.

A única desvantagem é que ela não protege a logomarca de pintura predial, caso exista, quando escolhida pelo empreendedor, por exemplo.


Conceito de marca figurativa


Ela é composta por figura, imagem ou ideograma, portanto, a solicitação do registro incide sobre um desenho, reconhecido pelo consumidor, que imediatamente identifica o produto ou serviço, pois ele acaba se diferenciando dos outros.


É importante salientar que uma letra, um algoritmo ou uma data só são considerados figurativos quando a personalização os tornam distintos, conforme determina as leis que regem o registro da marca de motor elétrico assíncrono.


Dentre as vantagens da marca figurativa está o fato do registro deste tipo de marca não ser frequente no INPI, por serem mais limitadas em relação às outras, a nominativa e a mista.


Porém, é muito útil para a proteção das criações, alguns dos outros benefícios são:

  • Impede que as empresas usem logotipos iguais;

  • O símbolo registrado pode ser usado individualmente ou em conjunto;

  • Permite utilizar a logomarca sem um elemento nominativo;

  • Garante o uso de logo igual ou semelhante no segmento.

Porém, a marca figurativa não protege o nome da marca, e quando o logo do serviço de pintura de máquinas industriais precisa ser atualizado é necessário que se realize um novo registro.


As marcas mistas


A marca mista é composta de um elemento nominativo acrescido de estilização visual. É o nome mais o símbolo, e é caracterizada pelo estilo da fonte, cores e proporções.


Seu registro é importante para a empresa que quer proteger ao mesmo tempo o nome bateria heliar 60a e o logo que a acompanha, por exemplo. Portanto, torna-se uma grande vantagem fazer o registro como marca mista.


Em apenas um processo de registro junto ao INPI, o nome e o logo são protegidos. Porém, a desvantagem é que a marca sempre tem que ser usada da forma como foi registrada.


Esse registro aumenta a distinção entre as marcas por parte do público que já tem conhecimento de uma marca específica, porque sempre há mais de um elemento que lembre a empresa.


Qual é o melhor tipo de marca para um negócio?


Existem quatro tipos de marcas que podem ser registradas no INPI: as nominativas, figurativas, mistas e também as tridimensionais. As tridimensionais são usadas em embalagens de produtos, por exemplo.<