Marketing de Busca: Como ele funciona e sua importância?


<a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/profissional-de-marketing">Profissional de marketing foto criado por DCStudio - br.freepik.com</a>

Marketing de busca é uma estratégia de marketing digital que tem o objetivo de utilizar os buscadores e sua abrangência, para divulgar os conteúdos produzidos pela empresa, podendo ser pago ou orgânico.


Você se lembra das listas telefônicas? Antigamente, as pessoas recorriam a elas quando precisavam encontrar um produto ou serviço, ou eram orientadas pelos anúncios no jornal.


Depois do surgimento da internet e, principalmente, dos buscadores, como o Google, ficou muito difícil imaginar essa situação. Eles substituíram as listas telefônicas e com apenas alguns cliques o usuário consegue encontrar a informação que precisa.


Mas, enquanto a internet facilitou a vida das pessoas e até mesmo das empresas, também aumentou muito a concorrência. O objetivo agora não é mais se destacar na lista telefônica, mas tornar- se visível para as pessoas.


Em outras palavras, a marca precisa ser encontrada pelo público, e uma das formas de fazer isso é investir em marketing digital, mais precisamente, no marketing de busca.


Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito e algumas estratégias de marketing de busca, como aplicá-lo e falar um pouco sobre sua importância. Confira.


Entenda o conceito de marketing de busca


A internet é um ambiente democrático e justamente por causa disso qualquer pessoa ou empresa pode criar conteúdos e anúncios, sobre os mais variados assuntos.


Os usuários, por sua vez, podem encontrar tudo o que precisam com apenas alguns cliques e no centro desse funcionamento estão os buscadores, como o Google, Yahoo e Bing.


Seria muito complicado se não existisse uma maneira que ajudasse a organizar as páginas e ranqueá-las, de acordo com as necessidades do usuário.


Mas se um fabricante de portão basculante garagem quiser utilizar o marketing de busca, precisa compreender como o ranqueamento funciona.


Quando uma pessoa procura algo na internet, geralmente no Google, é direcionada para uma SERP, sigla em inglês para “página de resultados de mecanismos de busca”.


Nessa página, os conteúdos aparecem divididos entre duas categorias, sendo os pagos e os orgânicos. A finalidade do marketing de busca é criar um conjunto de estratégias que ajudem a alcançar uma boa exposição na página de resultados.


Para isso, o proprietário do site precisa investir em algumas estratégias específicas, dentre as quais se destacam:

  • Links patrocinados;

  • Otimização de páginas;

  • Palavras-chave;

  • Produção de conteúdos.

Para entender um pouco mais o conceito dessa prática, é muito importante conhecer suas principais estratégias.


Vamos começar pelos links patrocinados. O próprio Google oferece uma plataforma conhecida como Google Ads, onde as marcas podem anunciar seus produtos e serviços e aparecerem entre os primeiros resultados de pesquisa.


Assim, quando uma pessoa pesquisa alguma informação, como bebedouro escola, vai encontrar entre os resultados, links orgânicos e links pagos.


Os links pagos são as estratégias patrocinadas e identificadas como anúncios nos resultados de pesquisa. O anunciante pode escolher outras plataformas para a sua exibição, como no caso do e-mail, YouTube, entre outras possibilidades.


A otimização de páginas, também conhecida como SEO (Search Engine Optimization), conjunto de estratégias cujo objetivo é fazer com que uma página apareça entre os primeiros resultados de pesquisa, de maneira orgânica.


Portanto, estamos falando de uma ação contrária ao link patrocinado. Para funcionar, dentre outras estratégias, o SEO depende de uma boa escolha de palavras-chave, termos usados pelos usuários para fazer as pesquisas.


As palavras-chave são empregadas em anúncios pagos, conteúdos orgânicos e ao longo das páginas da empresa na internet. Para escolher que termos vai empregar, é necessário conhecer muito bem o público do negócio.


Por fim, para ser encontrado com mais facilidade pelos buscadores, é necessário produzir conteúdos de qualidade e relevância para a audiência.


Como aplicar o marketing de busca?


Para aplicar o marketing de busca, um fabricante de alternador regulador precisa investir nas estratégias de SEO. Como falamos, esse método consiste em melhorar o ranqueamento da página de maneira orgânica.


Essas otimizações acontecem diretamente na página, embora seja possível fazer externamente. Mantendo o foco no site do seu negócio, uma das maneiras de estruturar bem sua página é compreender quem é o seu público.


O público-alvo do negócio é formado por pessoas que possuem características em comum e que realmente têm potencial para comprar algo. Ademais, é do público-alvo que surge a persona da empresa.


Outro ponto fundamental é estudar as palavras-chave utilizadas pela audiência, visto que esses termos precisam estar presentes nos conteúdos, anúncios e páginas, para sinalizar aos buscadores qual é o assunto abordado e sua relevância.


Mas apenas criar conteúdo qualificado não garante que o site apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.


O propósito do Google é garantir a melhor experiência para o usuário, por isso, quando alguém pesquisa alguma coisa, por exemplo, sobre torneira para banheiro, ele também verifica outras características.


Dentre elas está o tempo de carregamento da página, escaneabilidade, alcance da plataforma e assim por diante.


Não se esqueça de otimizar a URL da página, sendo geralmente composta por letras e números organizados aleatoriamente, dificultando sua leitura.


O ideal é que a URL tenha tamanho reduzido e informe o título do conteúdo que está sendo tratado na página. Para potencializar ainda mais sua indexação, recomenda-se inserir a palavra-chave no endereço.


Quando o usuário pesquisa alguma informação, os resultados são acompanhados de textos descritivos, conhecidos como meta description.