Marketing de serviço: Descubra o momento certo de ser aplicado



O marketing de serviço é uma estratégia para agregar mais valor a um serviço e tem como objetivo convencer os clientes a escolher uma empresa.


Por meio do conjunto de estratégias e técnicas, fica mais fácil melhorar a satisfação dos clientes e usuários que interagem com uma determinada marca.


Embora as estratégias de marketing sejam muito importantes, as empresas não devem se promover da mesma maneira. Cada organização tem suas diferenças, e elas precisam ser consideradas quando elas criam uma estratégia de divulgação a si próprias.


O setor de serviços é um impulsionador crescente da economia do país, mas para que ele continue crescendo e gerando lucros, ele não deve seguir as mesmas táticas das empresas que vendem produtos.


É preciso de investir em práticas concretas que convençam os clientes e atendam às expectativas do público, como foi o caso de uma empresa de jardinagem e limpeza, que melhorou significativamente seus resultados com essa estratégia.


Por isso, independentemente do tipo de serviço prestado, é fundamental entender os princípios do marketing para se destacar no mercado.


Portanto, para usufruir de todos os benefícios do marketing de serviços, conhecer este é essencial e, ainda assim, existem muitos empreendedores que não entendem ou que nunca ouviram falar dessas estratégias.


O que é o Marketing de Serviço?

O marketing de serviços é um conjunto de estratégias que agregam valor a um serviço e convencem o público a escolher uma empresa.


A maioria dos clientes sabem diferenciar produtos e serviços, mas poucos são capazes de definir seus conceitos de forma concreta e aceitável


Explicar o conceito do produto pode até ser simples, mas, ao mesmo tempo, a definição de serviço parece mais subjetiva e complexa. Por isso, investir em estratégias de marketing também pode ser um desafio.


É por isso que, para uma empresa de internet que faz cabeamento de rede residencial, as estratégias de marketing são bem diferentes do que para um negócio que vende móveis planejados, por exemplo.


Outro ponto muito importante a ser considerado é os critérios de contratação que também variam de uma empresa para outra. Afinal, a concorrência é sempre um fator a ser analisando, principalmente entre os prestadores de serviços.


Por isso, perante a todas as variáveis de mercado, investir no marketing de serviços é mais crucial do que parece. Ele irá ajudar a empresa a não depender da própria sorte para atrair e converter pessoas em clientes.


Os 7 Ps do marketing de serviços


Para quem realmente quer colocar essa estratégia em prática e obter resultados com ela, explicações superficiais não são suficientes.


Portanto, é importante compreender plenamente os princípios sobre os quais se baseia o marketing de serviços e o papel de cada princípio na missão de persuadir as pessoas a se tornarem clientes.


Com isso, a explicação 7 Ps do marketing de serviços e como observá-los ao desenvolver um plano precisa de ser definida antes mesmo de começar a investir nessa estratégia. São eles:

  • Produto;

  • Preço;

  • Praça;

  • Promoção;

  • Processos;

  • Pessoas;

  • Palpabilidade

Agora, para que a compreensão desses conceitos seja ainda mais clara, a definição de cada item será feita de forma objetiva para que o entendimento e aplicação sejam facilitados.


Produto


Aqui o produto pode ser qualquer coisa que uma empresa oferece, até mesmo um serviço de manutenção de impressora uv mimaki pode se encaixar neste conceito.


Por tanto, se uma empresa quer destacar seu negócio e garantir que saia na frente da concorrência, é preciso alinhar bem o produto que está vendendo com as expectativas do cliente.


Preço


Definir o preço certo é um desafio, principalmente no caso de serviços, pois alguns fatores subjetivos entram em jogo e tarefas semelhantes podem ter valores totalmente diferentes dependendo do ramo de atividade.


Pode ser útil estabelecer um padrão baseado nos valores da prática de mercado, tempo gasto nas atividades, qualificações necessárias para os serviços e outros elementos relevantes.


Isso ajudará a tratar os clientes de forma justa sem perder a lucratividade, que é o objetivo final de qualquer negócio que busque se manter ativo no mercado.


Praça


A praça é um lugar onde o trabalho é feito. Será no próprio local do negócio ou na casa do cliente? Pode ser feito remotamente ou deve ser feito pessoalmente? Essas são questões relevantes a serem avaliadas antes de definir os próximos passos.


Além disso, como no da produção de uma placa luminosa personalizada envolve uma logística necessária, como determinação de prazos, distâncias de deslocamento e disponibilidade de horários.


Todos esses aspectos terão impacto na capacidade da empresa de desempenhar suas funções com a qualidade adequada e na escolha de seus clientes.


Promoção


A promoção envolve tudo sobre a comunicação com o público para divulgar os serviços oferecidos pelo negócio.


Isso vai desde as informações utilizadas nas propagandas até a linguagem utilizada para se comunicar com os seguidores nas redes sociais e demais canais de comunicação.