Novas tecnologias e a educação



A relação entre tecnologia e educação está cada vez mais próxima. Para as instituições de ensino, os avanços tecnológicos podem influenciar no processo de aprendizagem e ainda alavancar a aquisição de alunos. Não é errado afirmar que graças à tecnologia, os ambientes escolares estão avançando para além das paredes das salas de aula convencionais.

A responsabilidade dos educadores é de compartilhar conhecimento de uma forma compreensível e abrangente. Porém, a maneira linear e unilateral de transmitir conhecimento para um grupo específico de estudantes leva a uma massificação do ensino que não observa as habilidades individuais. Este modelo, que quase não sofreu mudanças nas últimas décadas, vem passando por um processo de transformação em função dos avanços tecnológicos.

Como o ato de educar é visto como o ato de doar informação e, assim, ampliá-la, não é recente a busca do meio pedagógico por diferentes formas de potencializar o processo de ensino e aprendizagem, através da introdução de novas tecnologias no ambiente escolar. Assim, com auxilio destas ferramentas inovadoras, as instituições caminham para atingir o objetivo de um processo de aprendizagem de desmassificação mais eficaz e abrangente.

Educar é proporcionar o estímulo ao desenvolvimento de aptidões individuais que contribuam com a sociedade, é formar para o convívio social, para o mercado de trabalho e para a vida. Deste modo, para educadores e gestores, é preciso inovar e provocar transformações neste processo, absorvendo as tecnologias nas metodologias de ensino. E o primeiro passo para esta transformação é conhecer e explorar as tendências para a educação do futuro.

Afinal, as instituições de ensino e profissionais de educação de uma forma geral precisam estar preparados para lidar com as novidades e usá-las como um diferencial, impulsionando mudanças pela busca da desmassificação. A personalização da educação é uma realidade e possível de ser alcançada de diversas maneiras e com inúmeras ferramentas.

Aguarde nossa próxima postagem, em que daremos mais detalhes sobre algumas destas novidades tecnológicas para a educação, como Plataformas de Ensino Adaptativo; Sala de Aula Invertida; Gamification; e Microlearning.

#educação #tecnologia #marketing

0 visualização

21 98668-2736 

Rua Geraldo Martins, 70 / sala 1005

Jardim Icaraí Offices - Niterói - RJ

contato@dnacriativo.com

Atendimento com hora marcada

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle