Posicionamento de marca: O que é?


Ter um bom posicionamento de marca é fundamental para estabelecer uma estratégia e se diferenciar no mercado. É assim que as empresas de sucesso conquistam um lugar na memória das pessoas.


A era da informação e a tecnologia transformaram a maneira como as pessoas compram produtos e serviços, sejam eles dos mais variados tipos. O consumidor moderno ficou muito exigente e tem diante de si inúmeras opções para comprar o que precisa.


Tendo em vista todas essas possibilidades, as pessoas começaram a exigir outras qualidades e características das empresas. Esse novo perfil de cliente não faz negócio com organizações que não sabem se posicionar, o que vale é o que a imagem representa.


O posicionamento é fundamental para atrair a atenção do público, conquistar a confiança dos consumidores e despertar o interesse pelos produtos e serviços.


A internet oferece uma série de ferramentas que ajudam nesse sentido e o papel dos negócios é reconhecê-las para extrair seu potencial, criando uma conexão com seu público.


Este artigo busca mostrar a importância do posicionamento de marca, o conceito de posicionamento estratégico e quais são os benefícios de uma marca bem posicionada nas redes sociais.


Importância do posicionamento de marca


Uma estratégia bem-sucedida de posicionamento de marca é fundamental para que a empresa tenha mais visibilidade, visto que terá mais reconhecimento, além de ser importante para proporcionar autoridade de mercado.


Ela também diferencia o negócio em meio aos concorrentes, traz mais credibilidade para a organização, ajuda a economizar tempo por meio de um direcionamento assertivo e evidencia os valores e prioridades da companhia.


Na hora de definir seu posicionamento, um fabricante de milheiro com tijolo baiano precisa saber quem é sua persona. A persona é um personagem semi fictício que reúne as características do cliente ideal, como:

  • Idade;

  • Gênero;

  • Escolaridade;

  • Profissão;

  • Estado civil;

  • Problemas;

  • Desejos;

  • Necessidades.

Para conhecer a persona, primeiro é necessário segmentar o mercado, dividindo as pessoas em grupos distintos de acordo com suas necessidades.


A segmentação demográfica classifica os consumidores com base em sua idade, gênero, grau de instrução, profissão, tamanho da família, nacionalidade, dentre outros.


Quanto à segmentação geográfica, está relacionada ao país, cidade, bairro, dentre outros. Também existe a segmentação psicográfica, o que diz respeito ao estilo de vida, como os valores que compartilham, lugares que frequentam e assim por diante.


O posicionamento de marca também é importante para entender a segmentação comportamental do público, ou seja, ao comportamento de consumo apresentado pelas pessoas.


Para as empresas, isso é importante para entender o que o indivíduo está fazendo no primeiro contato com o produto e de que maneira ele reage.


Todas essas informações ajudam uma empresa de rosca transportadora tubular a nortear sua estratégia de posicionamento, e é fundamental considerar essas segmentações para definir bem o público e a persona.


Conceito de posicionamento estratégico


Posicionamento estratégico nada mais é do que a forma como uma empresa é percebida pelo mercado e de que maneira pretende estar na mente dos consumidores.


Por essa razão, é uma estratégia que ajuda o negócio a se destacar entre os concorrentes, trazendo mais vantagem competitiva.


Só que não adianta apenas definir o posicionamento da empresa teoricamente, é necessário colocar tudo em prática de maneira precisa e alinhada. Se isso não for feito, dificilmente haverá o posicionamento desejado.


Esse conceito é algo que se aplica a qualquer tipo de negócio, independente de seu segmento, de seu tamanho sejam elas de grande ou pequeno porte, passando pelas startups e multinacionais.


O posicionamento estratégico determina de que maneira será a vantagem competitiva da corporação e existem 3 estratégias que ajudam a aumentar a vantagem competitiva.


Uma delas é a liderança em custos, em que a marca investe para oferecer um produto ou serviço de baixo preço. Outra opção é a diferenciação, destacando características únicas que diferenciam o negócio da concorrência.


Por fim, existe o enfoque, em que uma empresa de controlador de acesso hospitalar define um nicho de mercado específico para atuar, podendo usar a liderança em diferenciação ou custos.


Essas estratégias competitivas facilitam decisões no futuro, tendo em vista que a comunicação da marca precisa ser guiada pela estratégia selecionada.


Por exemplo, se o objetivo do negócio é fazer com que a marca tenha um posicionamento premium, então a liderança em custos deixa de estar alinhada ao objetivo.


Benefícios do posicionamento de marca

Após a apresentação do conceito e da importância de um bom posicionamento de marca, serão compartilhados os benefícios que essa estratégia pode trazer para um negócio.


Dentre eles está o fato de que as vendas nunca param, e isso acontece porque a companhia passa a ter clientes fiéis, que vão aumentar as vendas. São pessoas que compram frequentemente e que recomendam o negócio para outros consumidores.


Além disso, se um fabricante de rack servidor perfurado possui clientes fiéis, ela conseguirá gerar um número de vendas maior, algo muito importante para a receita final.


As chances de vender também são muito maiores, afinal, as soluções oferecidas pelo negócio são conhecidas e mais pessoas estão interessadas em encontrá-las.


Tanto os clientes quanto os demais stakeholders da corporação ligam a imagem que a empresa quer transmitir ao seu produto ou serviço. Ao longo do tempo, ela vai conseguir ocupar o lugar que deseja na mente dessas pessoas.