top of page

Posicionamento de marca: O que é?


Ter um bom posicionamento de marca é fundamental para estabelecer uma estratégia e se diferenciar no mercado. É assim que as empresas de sucesso conquistam um lugar na memória das pessoas.


A era da informação e a tecnologia transformaram a maneira como as pessoas compram produtos e serviços, sejam eles dos mais variados tipos. O consumidor moderno ficou muito exigente e tem diante de si inúmeras opções para comprar o que precisa.


Tendo em vista todas essas possibilidades, as pessoas começaram a exigir outras qualidades e características das empresas. Esse novo perfil de cliente não faz negócio com organizações que não sabem se posicionar, o que vale é o que a imagem representa.


O posicionamento é fundamental para atrair a atenção do público, conquistar a confiança dos consumidores e despertar o interesse pelos produtos e serviços.


A internet oferece uma série de ferramentas que ajudam nesse sentido e o papel dos negócios é reconhecê-las para extrair seu potencial, criando uma conexão com seu público.


Este artigo busca mostrar a importância do posicionamento de marca, o conceito de posicionamento estratégico e quais são os benefícios de uma marca bem posicionada nas redes sociais.


Importância do posicionamento de marca


Uma estratégia bem-sucedida de posicionamento de marca é fundamental para que a empresa tenha mais visibilidade, visto que terá mais reconhecimento, além de ser importante para proporcionar autoridade de mercado.


Ela também diferencia o negócio em meio aos concorrentes, traz mais credibilidade para a organização, ajuda a economizar tempo por meio de um direcionamento assertivo e evidencia os valores e prioridades da companhia.


Na hora de definir seu posicionamento, um fabricante de milheiro com tijolo baiano precisa saber quem é sua persona. A persona é um personagem semi fictício que reúne as características do cliente ideal, como:

  • Idade;

  • Gênero;

  • Escolaridade;

  • Profissão;

  • Estado civil;

  • Problemas;

  • Desejos;

  • Necessidades.

Para conhecer a persona, primeiro é necessário segmentar o mercado, dividindo as pessoas em grupos distintos de acordo com suas necessidades.


A segmentação demográfica classifica os consumidores com base em sua idade, gênero, grau de instrução, profissão, tamanho da família, nacionalidade, dentre outros.


Quanto à segmentação geográfica, está relacionada ao país, cidade, bairro, dentre outros. Também existe a segmentação psicográfica, o que diz respeito ao estilo de vida, como os valores que compartilham, lugares que frequentam e assim por diante.


O posicionamento de marca também é importante para entender a segmentação comportamental do público, ou seja, ao comportamento de consumo apresentado pelas pessoas.


Para as empresas, isso é importante para entender o que o indivíduo está fazendo no primeiro contato com o produto e de que maneira ele reage.


Todas essas informações ajudam uma empresa de rosca transportadora tubular a nortear sua estratégia de posicionamento, e é fundamental considerar essas segmentações para definir bem o público e a persona.


Conceito de posicionamento estratégico


Posicionamento estratégico nada mais é do que a forma como uma empresa é percebida pelo mercado e de que maneira pretende estar na mente dos consumidores.


Por essa razão, é uma estratégia que ajuda o negócio a se destacar entre os concorrentes, trazendo mais vantagem competitiva.


Só que não adianta apenas definir o posicionamento da empresa teoricamente, é necessário colocar tudo em prática de maneira precisa e alinhada. Se isso não for feito, dificilmente haverá o posicionamento desejado.


Esse conceito é algo que se aplica a qualquer tipo de negócio, independente de seu segmento, de seu tamanho sejam elas de grande ou pequeno porte, passando pelas startups e multinacionais.


O posicionamento estratégico determina de que maneira será a vantagem competitiva da corporação e existem 3 estratégias que ajudam a aumentar a vantagem competitiva.


Uma delas é a liderança em custos, em que a marca investe para oferecer um produto ou serviço de baixo preço. Outra opção é a diferenciação, destacando características únicas que diferenciam o negócio da concorrência.


Por fim, existe o enfoque, em que uma empresa de controlador de acesso hospitalar define um nicho de mercado específico para atuar, podendo usar a liderança em diferenciação ou custos.


Essas estratégias competitivas facilitam decisões no futuro, tendo em vista que a comunicação da marca precisa ser guiada pela estratégia selecionada.


Por exemplo, se o objetivo do negócio é fazer com que a marca tenha um posicionamento premium, então a liderança em custos deixa de estar alinhada ao objetivo.


Benefícios do posicionamento de marca

Após a apresentação do conceito e da importância de um bom posicionamento de marca, serão compartilhados os benefícios que essa estratégia pode trazer para um negócio.


Dentre eles está o fato de que as vendas nunca param, e isso acontece porque a companhia passa a ter clientes fiéis, que vão aumentar as vendas. São pessoas que compram frequentemente e que recomendam o negócio para outros consumidores.


Além disso, se um fabricante de rack servidor perfurado possui clientes fiéis, ela conseguirá gerar um número de vendas maior, algo muito importante para a receita final.


As chances de vender também são muito maiores, afinal, as soluções oferecidas pelo negócio são conhecidas e mais pessoas estão interessadas em encontrá-las.


Tanto os clientes quanto os demais stakeholders da corporação ligam a imagem que a empresa quer transmitir ao seu produto ou serviço. Ao longo do tempo, ela vai conseguir ocupar o lugar que deseja na mente dessas pessoas.


Outra vantagem que se destaca muito é o custo de aquisição de clientes que fica muito mais baixo e isso se dá pelo fato de que a companhia é capaz de fidelizar seus compradores.


A fidelização deve ser o objetivo de qualquer negócio porque, além de manter as vendas, os custos para conquistar novos clientes são muito menores. É muito mais fácil e barato manter um cliente fiel do que conseguir clientes novos.


O bom posicionamento de uma clínica de exame pré admissional ajuda a fidelizar os consumidores. Ela consegue oferecer um serviço eficaz que aumenta consideravelmente as chances de tornar seus clientes leais.


Marcas reconhecidas no mercado e com posicionamento sólido estão mais propensas a serem reconhecidas, e com isso aumentam sua credibilidade.


Por fim, estando o produto ou serviço bem posicionado, também fica mais fácil valorizá-lo no mercado, aumentando o preço sem perder os clientes. Consequentemente, a margem de lucros será muito maior.


Como definir o posicionamento da marca


Para definir o posicionamento da marca do negócio, é necessário seguir um passo a passo com as seguintes ações:


Conhecer as preferências do consumidor


Primeiro é necessário saber quais são as preferências dos consumidores e o que eles procuram ou desejam. Isso pode ser feito por meio de entrevistas e outras estratégias tradicionais, como as pesquisas de satisfação ou de campo.


Mas um fabricante de papel de parede para sala fundo de tv também pode usar métodos mais práticos e ágeis, como no caso dos conteúdos interativos.


Eles conseguem melhorar a experiência do usuário e são importantes fontes de dados, otimizando os processos comerciais.


Analisar os concorrentes


O negócio deve fazer uma auditoria sólida e rigorosa em relação à presença digital da concorrência, de modo a identificar o que essas empresas fazem e como o público percebe suas ações.


É uma forma de ter uma imagem clara do que funciona e o que não funciona e daquilo que talvez não seja conveniente no segmento de mercado. Mais do que isso, é uma forma de identificar ações e elementos que ajudam o negócio a se diferenciar.


Ligar valores, pensamentos e percepções


O posicionamento de um fabricante de forro isopor modular está diretamente relacionado com sua proposta de valor e realidade atual, mas além de considerar esses dois fatores, também é importante pensar naquilo que está por vir.


O gestor também deve pensar no que estimula e motiva seu público, além de alinhar sua mensagem e seus processos a essas impressões. Assim, é possível estabelecer relações comerciais e conquistar clientes fiéis.


Agregar valor


Hoje em dia, uma das principais estratégias de marketing digital para agregar valor é o marketing de conteúdo. Materiais ricos e relevantes são poderosos dentro dos processos comerciais, visto que eles educam, cativam e informam as pessoas.


Com isso, um fabricante de tábua de passar profissional mostra para os usuários que eles são importantes. Ao longo do tempo também vai construir uma comunidade em torno de sua marca, alcançando uma posição privilegiada em seu segmento.


Outras formas de agregar valor é investir em programas de fidelidade, testes de produtos e serviços, organização de eventos, dentre outros.


Considerações finais

Embora o posicionamento de marca seja muito importante, por meio de estratégias simples, é perfeitamente possível colocá-lo em prática. Trata-se de um investimento primordial para que o negócio alcance uma posição privilegiada no mercado.


A concorrência está cada vez maior e o faturamento da empresa vai depender do quanto ela é capaz de se superar e vencer seus concorrentes.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

54 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page