top of page

Qual a importância de um briefing bem estruturado para o sucesso do plano de marketing


Elaborar um briefing bem estruturado é importante para que qualquer plano de marketing tenha sucesso. Isso porque, com ele, os objetivos apresentados ficam claros e definidos para equipes de Publicidade, Administrativa e de Design de uma empresa.


O que é um Briefing?


É um documento em que são registradas todas as informações da elaboração de um projeto. Ele indica quais são os objetivos, o orçamento utilizado, o prazo de entrega desse projeto e as pessoas envolvidas nesse processo.


Nele, são apontadas as primeiras ideias das empresas de refeição industrial para que elas tornem as embalagens as mais adequadas possíveis, e para que os alimentos sejam transportados de modo adequado e sem danos, por exemplo.


Essas ideias precisam ser detalhadas, porque somente assim o objetivo dessas empresas será alcançado.


Elas, as ideias bem elaboradas, podem fazer com que esse projeto crie uma boa identidade visual e de opinião aos olhos dos consumidores.


O briefing é um manual de instruções que direciona os colaboradores da área de marketing a criarem suas campanhas caso o interesse seja montar e-commerce ou tornar uma loja física mais adequada ao fornecimento dos produtos ou serviços.


Por meio das diretrizes contidas no briefing, é possível chegar a resultados satisfatórios em um projeto de montagem de uma loja virtual que visa as vendas de rodapé mdf sobrepor, porque elas devem focar em como solucionar os problemas que surgem.


O briefing, portanto, consegue mapear essas dificuldades e apresentar métodos e modos adequados à solução.


Para que esses problemas possam ser solucionados, há diversos profissionais que podem tomar encargo do briefing.


Quão grande é a importância de um Briefing estruturado?


Ele é extremamente importante, visto que ele encarregará profissionais aptos na participação de um projeto.


Isso, claro, desde que todos eles estejam cientes exatamente daquilo no qual devem trabalhar e, também, da forma com a qual esse trabalho tem de ser realizado.


Abaixo, será possível ver alguns pontos relevantes que tornam um briefing importante para que, por exemplo, uma empresa fornecedora de paviflex para quarto, colabore com a produtividade dos membros da sua companhia em um projeto de marketing:

  • Organização;

  • Assertividade;

  • Direcionamento;

  • Eficácia no planejamento;

  • Alinhamento de resultados;

  • Diminuição de retrabalhos.

Quando um briefing é bem organizado, ele faz com que os trabalhos das pessoas envolvidas fiquem mais organizados, como as datas de entrega de um projeto, por exemplo.


Por consequência, uma vez que está bem-feito, ele permite que nenhuma informação seja negligenciada e que, também, o eventual esquecimento de passos importantes acarretem prejuízos ao plano de marketing.


Dessa forma, todas elas cumprem o papel específico que lhes é destinado, como a responsabilidade de veiculação de uma postagem sobre a instalação de um spda estrutural em uma determinada rede social utilizada pela empresa.


A partir do momento em que cada colaborador conhece qual é a responsabilidade a ele endereçada, o briefing consegue norteá-lo às ações praticadas, tornando mais claro qual a melhor decisão a ser tomada facilitando a assertividade.


É por isso que um briefing bem estruturado é o responsável pelo direcionamento das condutas de cada elemento envolvido. Ele poupa o tempo dos colaboradores a fim de que estes possam estar à disposição para outras atividades importantes também.


O briefing tem como um dos objetivos garantir que os planos que envolvem um projeto sejam elaborados dentro da realidade da empresa de entrega urgente de documentos para não escapar das metas estabelecidas previamente.


Dessa forma, executar esse planejamento torna-se mais fácil à equipe responsável, visto que todas as informações como prazos de entrega, datas ou horários de reuniões, por exemplo, podem ser cumpridas dentro de um cronograma previsto.


Então, os resultados de todas as atividades ficam alinhadas entre todos os participantes envolvidos. Mesmo porque presume-se que todas as ideias lançadas no briefing já foram compreendidas e aprovadas por todos.


Isso faz com que o retrabalho diminua, porque realizá-lo por diversas vezes em virtude de erros como a falta de atenção, por exemplo, impacta as atividades dentro de uma empresa, alterando a rotina do dia a dia.


Como elaborar a estruturação de um Briefing?


Para ser bem concebido, o briefing de uma empresa deve seguir algumas condições, como estas abordadas nesta lista:

  • Delimitar os objetivos do plano;

  • Indicar quem são os responsáveis envolvidos;

  • Identificar a real prioridade desse plano;

  • Informar qual orçamento é necessário;

  • Designar o público-alvo a ser atingido;

  • Conter uma pesquisa do mercado no qual a empresa atua;

  • Determinar o escopo do plano;

  • Indicar soluções caso surjam problemas;

  • Determinar os prazos de entrega.


Existem outros tipos de briefing como os de negócios, publicitários, criativos e, é claro, os voltados à área de marketing. Todos eles devem, para serem considerados bons, aludir às seguintes características:


  • Ser lógico nas informações, desde as mais gerais até as específicas;

  • Comportar informações suficientes para os envolvidos;

  • Ser compreensível para todos acerca das suas atribuições;

  • Manter a clareza do objetivo a ser alcançado;

  • Não conter detalhes técnicos, que dificultam a compreensão.


São muitos os benefícios de um briefing bem estruturado quando as estratégias contidas nele são seguidas com rigor e responsabilidade. Das que se podem destacar, as principais são estas:


  • Não há desvio no orçamento escolhido;

  • As informações dos clientes auxiliam a veiculação de propagandas;

  • Promoção do direcionamento dos trabalhos dos envolvidos;

  • Economiza o tempo dos colaboradores;

  • Aumenta o poder criativo das equipes envolvidas.


Quando as empresas centralizam, por exemplo, as informações dos clientes em um só lugar, elas não ficam perdidas e, ainda, facilitam a veiculação de propagandas, porque os conteúdos produzidos têm como base o perfil traçado por meio desses dados.


Por exemplo: um cliente que está habituado a fazer massagem zen shiatsu vai se interessar por algum e-mail recebido nessa área somente se o conteúdo estiver voltado ao seu perfil.


E esse perfil deve ser analisado pela clínica tendo como base as informações deixadas no cadastramento que o cliente realizou, quando navegou por um site desse tipo e afins.


Antes de estruturar um bom briefing, é recomendável fazer uma boa pesquisa dos modelos já existentes, pois eles vão servir de suporte quando as informações forem colocadas nesse documento e nenhuma delas ficará de fora.


Outro aspecto que deve ser considerado na criação de um briefing diz respeito à realização de um check-list de tudo o que precisa ser adicionado ao roteiro (que vem antes do próprio briefing em si).


É recomendável, também, que a empresa fornecedora de tecido aramida kevlar estabeleça quais são as metas que pretende atingir nas vendas, para que o público-alvo possa ser identificado adequadamente.


A elaboração de um briefing para uma campanha de marketing de comunicação, em uma empresa, por exemplo, passa por várias etapas distintas a fim de ser didática, ágil e atingir o sucesso:


  • Conhecer exatamente cada detalhe do produto ou serviço;

  • Conhecer o público-alvo desse produto ou serviço;

  • Pesquisar profundamente o mercado em que a empresa ata;

  • Identificar os diferenciais da concorrência;

  • Estabelecer claramente os objetivos;

  • Estabelecer os meios de comunicação com o público;

  • Escolher as mídias sociais mais adequadas;

  • Prever o orçamento;

  • Elaborar um cronograma para a realização das tarefas.


Com todas as informações, explicações, dicas e benefícios apontados, um briefing bem estruturado dentro de uma empresa é de fundamental importância para que as estratégias de marketing sejam eficientes diante dos clientes a serem conquistados.


Sem ele, é praticamente impossível estruturar o trabalho de todas as pessoas envolvidas no planejamento e fazer com que elas compartilhem um espírito de coletividade diante da necessidade de identificar o perfil de um cliente no antt registro, por exemplo.


Considerações finais


O briefing nada mais é do que um documento em que se compila informações importantes em se tratando dos trabalhos que devem ser realizados na elaboração de qualquer projeto.


Ele precisa ser bem estruturado e conter todas as informações necessárias para os colaboradores quando a empresa necessita de direcionamento para fechar algum contrato de prestação de serviço ou vender algum produto.


O briefing, geralmente, é o resumo de um projeto utilizado para que os colaboradores possam encontrar não apenas soluções adequadas diante do surgimento de um determinado problema, mas também para direcionar as condutas a serem tomadas.


Ele serve ao esclarecimento da função de cada envolvido em um projeto, sendo responsável por informar quais os recursos disponíveis, prazos de finalização desse projeto e direcionamento de recursos financeiros pré-estabelecidos para que estes não desviem.


A elaboração e estruturação de um bom briefing evita o desperdício de tempo dos colaboradores e, além, otimiza o processo de execução.


Portanto, ele precisa ser redigido de maneira clara e objetiva, porque a intenção é fazer com que ele sirva de material de consulta toda vez que for necessário.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

header.all-comments


bottom of page