top of page

Redes sociais no marketing digital: entenda o principal poder dessa estratégia

As redes sociais no marketing digital são estratégias muito úteis porque elas trazem excelentes resultados em divulgação e vendas. Mais do que isso, são plataformas capazes de melhorar até mesmo o atendimento ao cliente.


Muitos consumidores adquiriram o hábito de falar com as marcas por meio de canais como o Messenger, no Facebook, o direct, no Instagram ou pelo WhatsApp, por isso, além de ótimas na divulgação, também são ótimas na comunicação.


Mas para fazer uma boa estratégia nas redes sociais, é muito importante investir em planejamento, conhecer bem o público e identificar quais ações podem trazer os melhores retornos para a companhia.


É um erro acreditar que a marca pode estar presente em qualquer rede social, visto que na verdade ela precisa escolher as plataformas que são usadas por seu público-alvo.

Investir em todas elas, além de ser caro, exige muito tempo e dedicação, porque os perfis precisam ser atualizados com conteúdos ricos e interessantes para os seguidores.


Para fazer um bom trabalho, é muito importante saber como usar as redes sociais do marketing, conhecer os benefícios que esses canais oferecem para o negócio e de que maneira essas plataformas podem melhorar o marketing.


Como usar as redes sociais no marketing


É fundamental conhecer algumas práticas de marketing nas redes sociais para iniciar as estratégias do jeito certo e alcançar ótimos resultados. Mas o empreendedor precisa ter em mente que as respostas não aparecem da noite para o dia.


O trabalho precisa ter consistência, por meio de práticas inteligentes que vão ajudar a organização a alcançar seu propósito. Dentre elas estão:


Conhecer bem o público


A primeira coisa que a empresa precisa fazer é conhecer as características do público que deseja alcançar.


Mesmo que uma clínica especializada em aplicação toxina botulínica esteja procurando negócios como parceiros, ainda assim precisa identificar quem são os decisórios dentro deles.


Em linhas gerais, a companhia precisa saber com quem vai falar, sabendo quais são suas dores e de que maneira os produtos e serviços vão ajudar a resolver esses problemas.


Variar os assuntos


A maior vantagem do marketing nas redes sociais é a possibilidade de estabelecer um relacionamento promissor com a audiência, mas para que isso aconteça, é muito importante variar os conteúdos e não falar apenas dos produtos e serviços.


Existe um conceito conhecido como regra de Pareto, muito bom para determinar a distribuição das publicações. De acordo com esse método, 80% do que é publicado deve falar sobre assuntos relacionados ao negócio. Os outros 20% podem ser usados para falar sobre produtos e serviços, como um curso de formação de piloto comercial.


Também é interessante trabalhar com um calendário editorial para se organizar, planejar as pautas que serão abordadas e fazer a distribuição do jeito certo.


O calendário também é ótimo para controlar a data de cada conteúdo, evitar esquecimentos e trabalhar pautas novas frequentemente.


Descontrair nas publicações


Dependendo do ramo de atuação do negócio, é possível adotar uma linguagem mais descontraída porque isso aumenta a proximidade com a audiência e deixa o perfil mais interessante.


No caso das organizações que precisam ser mais formais em sua comunicação, é interessante tentar ser mais leve e descontrair sem se tornar informal.


Usar linguagem simples


Para empresas que usam blog institucional, é interessante compartilhar conteúdos detalhados, visto que dependendo do assunto, é possível explicar conceitos e adotar uma abordagem completa, assim os leitores vão compreender com facilidade.


Porém, quando se trata das redes sociais, é fundamental que a linguagem seja mais simples e direta, depois as pessoas buscam conteúdos rápidos e fáceis de consumir nesses canais.


Benefícios das redes sociais


Trabalhar com as redes sociais no planejamento de marketing digital traz muitos benefícios para as empresas, e entre os principais estão:

  • Aumenta a consciência de marca;

  • Aumenta a fidelidade;

  • Humaniza a marca;

  • Constrói autoridade;

  • Aumenta o engajamento;

  • Aumenta as vendas.

Para um fabricante de abraçadeira tipo u com parafuso, um dos maiores benefícios das redes sociais é aumentar a conscientização da marca, pois essas plataformas oferecem muitas maneiras de alcançar as pessoas.


A companhia pode falar com indivíduos que nunca ouviram falar sobre ela, por isso, são canais que preenchem lacunas e ajudam o negócio a se expor a um novo público.


As pessoas escolhem sua marca de maneira consciente, mas também estão dispostas a mudar, caso seja necessário. Entretanto, existem organizações que possuem clientes fiéis, mesmo que seus produtos e serviços sejam mais caros.


Conquistar esse nível de lealdade não é fácil, mas as redes sociais ajudam muito nesse sentido porque proporcionam uma interação consistente com o público.


Também são ótimos nos canais para quebrar a crença de que as organizações só pensam em dinheiro. Um chaveiro 24 horas perto de mim consegue mostrar para as pessoas qual é a sua personalidade, sempre usando o bom humor e a comunicação.


Ao longo do tempo, essas plataformas ajudam a construir a autoridade da empresa em seu segmento de atuação. Isso se dá por meio do compartilhamento de conteúdos relevantes e interações diferentes com os seguidores.


Hoje em dia, os negócios que não querem interagir com os clientes correm o risco de ficar para trás, pois de acordo com um relatório emitido pela Gartner, a rotatividade de clientes aumenta em 15% se não houver respostas nas redes sociais.


Por fim, esses canais também são ótimos para quem quer aumentar as vendas, pois 64% dos vendedores afirmam ter fechado ao menos uma venda usando essas plataformas.

Até mesmo os negócios B2B podem usar as redes sociais, como o LinkedIn, para se comunicar diretamente com tomadores de decisões e iniciar uma conversa.


Já uma empresa B2C, como uma academia de aula de ginástica para iniciantes, pode usar o Facebook para responder às perguntas das pessoas e conquistar novos alunos.

Ninguém mais precisa esperar muito tempo em uma ligação para estabelecer uma comunicação com as marcas, e toda essa rapidez acelera o fluxo de vendas.


Como as redes sociais melhoram o marketing?


As redes sociais são canais importantes porque mudaram completamente a maneira como as pessoas se comunicam, trazendo mais agilidade e velocidade em uma comunicação horizontal e direta entre consumidores e marcas.


Diante disso, as empresas precisam falar a mesma língua do público e trabalhar com agilidade para responder às demandas dos clientes. Hoje em dia, canais como Instagram e Facebook são muito importantes, principalmente para o e-commerce.


Aliás, todo e qualquer segmento pode estar presente nesses canais, desde um mini mercado de bairro até uma clínica especializada em cirurgia de catarata em cachorro.

Não existe um momento específico em que as empresas começaram a trabalhar com as redes sociais para melhorar suas estratégias de marketing e vendas, pois esse movimento é proveniente da demanda do mercado e do consumidor moderno.


As organizações precisam ter competência para usar as redes sociais e enxergá-las como algo que vai além de uma ferramenta de comunicação. Na verdade, são canais essenciais para o futuro do negócio.


Ao investir neles, a companhia passa por algumas mudanças que geram impactos até mesmo em seus processos internos. Por conta da necessidade em ser mais assertivo e confiável na entrega de produtos e serviços, as ações precisam ser bem planejadas.


Em uma empresa de aluguel de andaime de ferro, isso também implica no rastreio e proteção de dados de clientes e na velocidade da comunicação.

Embora as redes sociais sejam muito úteis para o marketing, ainda é um desafio muito grande para alguns negócios que querem crescer na internet e não apenas ter uma presença nela.


Muitas marcas se voltam para as redes sociais como estratégia de vendas, e mesmo que isso seja indispensável, existe a necessidade de estruturar os processos internos adequadamente para que eles possam acompanhar essas mudanças.


Isso faz com que muitos gestores se perguntem de que maneira as redes sociais vão alterar os processos internos, como no caso do ciclo de vendas, emissão de nota fiscal, rastreio e entrega de produtos e serviços.


Uma escola de curso de barbeiro deve fazer estes e outros questionamentos para se planejar, pois mais do que uma oportunidade de vendas, as redes sociais são capazes de impactar nos processos do negócio.


Considerações finais


Praticamente impossível falar de marketing digital sem pensar nas redes sociais porque essas plataformas se tornaram os canais mais importantes de uma boa estratégia de divulgação.


Além de levar os produtos e serviços ao conhecimento de uma quantidade muito maior de pessoas, elas também facilitam a comunicação, e isso acaba interferindo em muitos outros aspectos da companhia.


Por meio de um bom planejamento, a organização consegue criar boas estratégias de marketing digital nas redes sociais e aproveitar todos os benefícios que só elas podem oferecer.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Comments


bottom of page