Sabe o que é Martech?


A avançada era tecnológica em que estamos inseridos tem um papel muito importante para a área de Marketing e a Martech ganha cada vez mais espaço dentre as estratégias utilizadas dentro das empresas.


A Martech é essencial para a diferenciação entre os concorrentes e consegue proporcionar uma experiência melhor para os usuários que precisam trabalhar em um escritório compartilhado sala, sendo fundamental a sua utilização nas empresas.


Afinal, qual é o significado de Martech?


Não é um termo desconhecido e trata-se de qualquer software ou ferramenta que objetiva a otimização de uma estratégia ou uma campanha de marketing e, as empresas que ligam marketing e tecnologia em seus trabalhos recebem o nome de Martechs.


As startups utilizam muito esse sistema e o nome por si só já significa a união entre “marketing” e “technology”.


Essa estratégia torna o trabalho dos colaboradores de marketing mais simplificado, a tecnologia e a automação do marketing estão muito ligadas ao trabalho realizado pelas Martech.


Como a concorrência é cada vez maior, a tecnologia ajuda no contato mais próximo com consumidores de sofá feito sob medida, pois eles são muito exigentes, eliminando todos os obstáculos que impedem uma tomada de decisões mais eficazes.


Uma Martech monitora não apenas as ações de marketing, mas também aprimora os processos internos de uma empresa, como por exemplo o trabalho de coletar e analisar os dados dos clientes.


Na prática, as Martechs são empresas voltadas para a otimização de todas as tarefas, o que resulta em uma variedade de benefícios, desde a redução de desperdícios até o processo de fidelização.


Sem as Martechs é muito mais difícil mensurar o desempenho de uma campanha paga de higienização de bancos de carros ou o tráfego que ocorre de uma landing page, visto que são elas que auxiliam nesse processo.


Estima-se, que em média cerca de 29% do orçamento direcionado às equipes de marketing é voltado para a Martech. Gastos com agências, mídias pagas ou a contratação de profissionais nesse sentido já estão se tornando obsoletos para alguns empreendimentos.


Existe diferença entre a Martech e a Adtech?


Ambas são semelhantes, porém os modelos de negócios são diferentes. As Martechs possuem um plano mais global das ações de marketing e as Adtechs (advertising + technology) direcionam o seu foco na otimização de tarefas da publicidade.


As Adtechs são limitadas ao desempenho de anúncios e campanhas para a instalação

de fechadura, por exemplo.


A visão das Martechs é mais ampla e não se limita ao alcance de uma campanha, porém elas oferecem uma experiência mais eficiente para o usuário que quer entrar em contato com uma determinada marca da empresa.


Vantagens do Martech


Utilizar essa estratégia na empresa pode ajudar a trazer benefícios, tais como:

  • As tarefas operacionais se tornam automatizadas;

  • As campanhas são mais direcionadas;

  • Os dados dos clientes são melhor monitorados;

  • A empresa economiza tempo e dinheiro;

  • É possível realizar testes A/B, gerando informações em tempo real;

  • A empresa ganha eficiência nas ações de marketing.

As Martechs influenciam o trabalho diário de uma equipe de marketing e são úteis no desenvolvimento das atividades de uma empresa agente de portaria, por exemplo, diminuindo o tempo investido em cada estratégia, pois elas se tornam automatizadas.


Estratégias do Martech


Essa ferramenta administra as funções e processos dentro do setor de marketing, sendo uma das características mais comuns encontradas dentro dela. As estratégias utilizadas nesse sistema podem ser:

  • Gerir os processos de produtividade da equipe;

  • Organizar a execução de um projeto;

  • Agendar publicações nas redes sociais;

  • Reduzir os trabalhos manuais;

  • Acompanhar a jornada do consumidor pelo funil de vendas;

  • Coletar informações importantes para transformar o lead em cliente;

  • Gerenciar a base de contato dos clientes;

  • Mensurar os resultados das ações de Marketing;

Quando essas estratégias são aplicadas pela Martech, ocorre um melhor gerenciamento de dados, possibilitando um melhor controle, para depois transformá-los em ações que representem resultados mais práticos para o setor.


Portanto, com o acesso mais fácil a essas informações a percepção no segmento da empresa que atua no voo de trike é maior, porque o público-alvo alcançado fornece dados bem detalhados.


As Martechs não se baseiam em suposições ou achismos e isso faz com que as decisões do time de marketing sejam melhor embasadas e as ações acabam sendo ajustadas durante os processos.


Quais são as estratégias mais utilizadas pelas Martechs?


As Martechs já são populares entre os profissionais de marketing, fazendo parte da rotina das equipes.


As principais ferramentas desse segmento, podem potencializar os resultados das estratégias em uma campanha para uma oficina mecânica 24h, por exemplo. Algumas delas são:

  • Advertising & Promotion, também conhecidas como adtech;

  • Commerce & Sales, que coletam dados para impulsionar as vendas;

  • Social e Relationship, oferecem ferramentas de relacionamento entre e os clientes;

  • Content & Experience, responsáveis pela criação e distribuição dos conteúdos;

  • Automação de Marketing, conjunto de fer