top of page

Saiba a importância dos 4Ps do marketing


<a href='https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/planejamento'>Planejamento foto criado por rawpixel.com - br.freepik.com</a>

O marketing é um recurso de ampla importância nas estratégias empresariais, tendo em vista tal relevância, o foco dos estudiosos do segmento foi aprimorar as ferramentas e técnica, com isso, surgem os chamados 4Ps do marketing.


A linha de atuação teve início no exterior, isso justifica a alta quantidade de conceitos e termos em inglês.


Ao receber modificações ao longo dos anos, o marketing como um todo foi adaptado para atender as necessidades de cada mercado.


Uma empresa prestadora do serviço terceirizado de limpeza indica ser essencial dispor de recursos para atrair a atenção de clientes em potencial e dos clientes já fidelizados em carteira, auxiliando o fluxo de trabalho dos times comerciais.


Aliás, a intersecção entre os setores comercial e de marketing é um fator que demonstra a dinâmica antagônica, semelhante à esfera de relação entre Estado e mercado conforme abordado pelo economista Keynes.


As modalidades comercial e de marketing são forças distintas, mas que possuem escopos complementares, isto é, apesar de serem temas diferentes, quando bem alinhados se complementam e viabilizam o aumento de vantagens.


Neste sentido, as empresas que contam com o apoio de estratégias de marketing, conseguem ter o fluxo laboral dos times comerciais mais assertivo, culminando no aumento das taxas de conversão de projetos sala planejada grande.


O que são os 4Ps?


Entende-se como os 4Ps do marketing os quatro pilares básicos e essenciais para o bom andamento das estratégias e medidas.


Considerando que o marketing é caracterizado por um conjunto de ações para atrair a atenção dos clientes e consumidores, as empresas e marcas precisam dispor de mecanismos para tornar o produto ou solução atrativo.


Para uma gráfica que deseja alavancar as vendas de calendário mesa personalizado, é crucial contar com um plano de ação estratégico, de modo que as decisões tomadas sejam voltadas para vantagens agregadas.


Em outras palavras, isso quer dizer que para viabilizar o encontro de bons resultados comerciais, as empresas precisam necessariamente do apoio estratégico possibilitado com as técnicas de marketing.


No entanto, somente o marketing não é o essencial para potencializar resultados, afinal, as estratégias devem estar alinhadas com os objetivos gerais e específicos da organização, mas sem deixar de lado a expectativa de clientes e do mercado.


Para garantir o alinhamento entre as partes, a indicação dos especialistas é a realização de um mapeamento assertivo de mercado, levando em pauta alguns indicadores, como:

  • Definição do perfil de cliente ideal;

  • Entendimento do comportamento do público;

  • Posicionamento de empresas concorrentes e complementares;

  • Objetivos gerais e específicos da empresa.

Esses são alguns dos indicadores básicos que permitem o entendimento de um nicho, conferindo visibilidade para a elaboração de um plano de ação estratégico com o intuito de agregar positivamente no escopo comercial.


Cabe enfatizar que as técnicas de marketing podem ser desenvolvidas e implementadas nas empresas de segmentos diversos, incluindo neste sentido multinacionais e empresas com características de PMEs (pequenas e médias empresas).


Em adição, pode-se validar que os quatro pilares correspondem aos termos de produto, preço, praça e promoção que são pontos essenciais a serem analisados e aprimorados nas ações organizacionais.


Logo, conforme com a afirmação de especialistas no assunto, é essencial que as empresas trabalhem em estratégias de marketing para auxiliar o desempenho do setor comercial, considerando as necessidades especiais de oficina mecânica.


Para que servem os quatro pilares?


Os quatro pilares auxiliam na segmentação das estratégias, sendo vantajoso em termos de resultados. Considerando que nos últimos anos o volume de informações trocadas entre os indivíduos aumentou, focar na segmentação é preciso.


Principalmente na era digital, o volume de dados trocados é amplamente alto. Como alternativa para se adaptar às exigências feitas pelo período da aceleração digital, as empresas contam com o marketing digital.


Pode-se conferir ao marketing digital o escopo semelhante ao marketing tradicional, que consiste na elaboração de ações para atrair a atenção de clientes, com a finalidade de conversão em vendas.


Porquanto, o marketing digital se dá nos veículos de comunicação disponíveis no ambiente virtual, permitindo que mais pessoas sejam atingidas pelas informações e conteúdos promocionais em menor tempo.


Embora a aceleração digital tenha corroborado para o dinamismo cotidiano, auxiliando empresas de diferentes portes e segmentos, como um fabricante de moveis planejados, a velocidade encontrada no meio acaba dificultando o processo de prospecção.


Isto é, os consumidores no modo geral são bombardeados a todo momento por ações empresariais com a finalidade de aproximação comercial, assim as empresas que efetivamente ganham notoriedade precisam dispor de boas estratégias.


Neste sentido, os quatros pilares são essenciais não só no complemento de técnicas de marketing digital, mas sim como o complemento por intermédio da segmentação de marketing no geral.


Entenda como aplicar


O processo de implementação necessita do respaldo de um planejamento, em adição, o planejamento é o documento que deve compilar todo o detalhamento estratégico a ser seguido.


Realizar análises e pesquisas é indispensável para que o planejamento seja assertivo e efetivamente consiga potencializar os indicadores de negócios, como o número de pedidos e instalações de tela protetora para varanda.


Efetuar o planejamento deve ser a prioridade número um das empresas porque é por meio deste que esferas como o teto de gastos, alternativas múltiplas e todas as atividades laborais de um projeto podem ser trabalhados.


Embora lidar com o andamento de atividades sem planejamento seja comum no mercado brasileiro, atualmente a solicitação é que os executivos, gestores e equipes se voltem para a parte analítica previamente à tomada de decisão.


Mesmo no segmento de marketing e negócios, onde muito se acreditava na assertividade do improviso, com as alterações de mercado, contar com o planejamento é indispensável.


Fatores como as oscilações macroeconômicas e a mudança no comportamento dos consumidores tornaram complexas as negociações, sendo essencial focar no acréscimo de vantagens competitivas e comparativas.


São essas as vantagens que permitem que os clientes em potencial analisem e determinem o fornecedor de produtos ou soluções que mais se encaixam em suas expectativas.


Sabendo da relevância e impactos que as vantagens comparativas e competitivas geram nas negociações na totalidade, uma empresa que realiza a venda de frete decidiu investir na renovação de frota de caminhão de mudança.


Apresentar diferenciais para o público demonstra a preocupação com a organização para com a experiência do cliente durante o momento de compra, corroborando para o fomento do interesse de compra.


Como maneira de atribuir no processo de decisão, focar em técnicas de marketing tendo o respaldo dos quatros pilares é essencial.


Produto


O conceito de produto tal como o nome sugere, aproxima-se daquilo que é oferecido ao mercado e aos consumidores. Neste ponto, é preciso que as empresas estejam atentas para o dinamismo das relações de oferta e demanda.


Como forma de compreender efetivamente as necessidades dos clientes, além da realização de um estudo de mercado, a indicação é dedicar atenção para o relato de dores dos consumidores.


Ouvir com atenção aquilo que o cliente em potencial está relatando auxilia as empresas no ganho de repertório de abordagem bem como confere novas alternativas de soluções e produtos, como o serviço de limpeza pós obra.


Por isso, para a implementação do pilar de produto no escopo de marketing, a recomendação é focar no desenvolvimento de produtos que verdadeiramente atendam as necessidades dos clientes.


Preço


O escopo do pilar do preço condiz com a conformidade dos valores praticados por uma empresa na comercialização de produtos e soluções. É importante que o preço seja competitivo.


A característica do livre-comércio culminou na fragilização dos oligopólios e monopólios, tornando as oportunidades de fechamento mais acessíveis. Além disso, a experiência dos consumidores tornou-se aprimorada também.


Para focar no desenvolvimento de bons preços, é válido compreender quais os valores praticados pelo mercado. Contar com a boa parceria de fornecedores auxilia neste sentido também.


Praça


Entende-se por praça o local de comercialização de um produto ou solução, ou seja, qual verdadeiramente é o mercado do nicho de atuação.


Mesmo para as empresas que atuam com o marketing digital, ter a definição da praça abordada e ainda compreender as características do nicho em específico é preciso. Neste sentido, o conceito de praça se aproxima com o conceito de segmentação.


Promoção


A promoção por sua vez aponta para as ações tomadas, porquanto, é válido destacar que para trabalhar nas promoções, o cumprimento das outras etapas é necessário.

Para potencializar os resultados, uma opção é contar com a diversificação dos canais de comunicação para a promoção de ações com a finalidade de conversão em fechamentos de vendas.


Considerações finais


Sendo assim, o marketing é um recurso indispensável, considerando os benefícios agregados como otimização de resultados, por isso, o segmento vem recebendo aprimoramento como fruto de estudos dos especialistas.


Contudo, para que as estratégias de marketing consigam corroborar para o aumento de assertividade, ter o embasamento nos quatros pilares é essencial.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

113 visualizações0 comentário
bottom of page
link whatsapp