top of page

Distribuição de conteúdo: quais recursos realmente trazem resultados?

A distribuição de conteúdo é um trabalho de marketing que funciona de maneira elaborada e segmentada para fazer com que os materiais cheguem a uma quantidade maior de pessoas.


O principal objetivo é formar o público ou aumentar a base de leads. Porém, para trabalhar com a distribuição de conteúdos, primeiro é muito importante produzir materiais de boa qualidade e relacionados às necessidades do público.


A organização só consegue fazer isso se tiver uma persona bem definida, uma vez que essas informações vão servir de insumos para produzir materiais alinhados com os objetivos da audiência.


Ao mesmo tempo, de nada adianta produzir materiais de qualidade e cheios de informações se eles não forem distribuídos do jeito certo. A persona precisa visualizar o material por meio de algum canal e assim compreender sua importância e benefícios.


Se ele ficar parado e sem qualquer tipo de divulgação, não vai gerar interações e muito menos engajamento. Existe a distribuição orgânica, feita no blog da empresa e a divulgação nas redes sociais ou por e-mail.


Para entender um pouco mais sobre essas possibilidades, este artigo vai mostrar a importância da distribuição de conteúdo, quais são seus benefícios e de que maneira fazer essa distribuição.


Importância da distribuição de conteúdo


A distribuição do conteúdo tem como objetivo principal divulgar materiais em diferentes canais de comunicação, como no caso das redes sociais e do e-mail marketing.


Outro propósito é criar um relacionamento engajado com a persona, fortalecer laços e criar uma relação de confiança, tendo em vista que não vai trabalhar apenas com ofertas, mas também com informações úteis que resolvem o problema das pessoas.


Também é por meio da distribuição de conteúdos que um fabricante de batedor para sorvete vai construir público para seus anúncios e fazer uma oferta para os consumidores quando for o momento.


Assim, as pessoas estarão mais alinhadas e preparadas para o momento da compra, visto que o negócio já tem um relacionamento com elas de longo prazo.


Benefícios da distribuição de conteúdo


A distribuição de conteúdos traz muitos benefícios para as empresas, tendo em vista que aumenta o número de visitantes no site. Mas várias outras vantagens merecem ser destacadas. São elas:


  • Público qualificado;

  • Escala;

  • Credibilidade;

  • Autoridade.


A estratégia também traz mais audiência para o site do negócio, pessoas que querem comprar o produto ou serviço, além de gerar demanda para a companhia.


A partir do momento em que o usuário acessa o site, pode ser convertido em lead e amadurecido até que esteja pronto para comprar. Em outras palavras, os usuários que acessam a base de contatos vão se relacionar com o negócio de maneira mais próxima.


Um estúdio para ensaio musical também pode contribuir conteúdos de fundo de funil para impactar pessoas que já estão bem próximas do momento da compra, o que aumenta a demanda para a organização.


Assim sendo, são muitos os benefícios que essa prática traz para os negócios e isso acontece em todas as etapas do funil de vendas.


Como fazer a distribuição de conteúdos


Depois de compreender um pouco mais sobre a importância e os benefícios dessa estratégia, é necessário saber colocá-la em prática do jeito certo. Para isso, algumas dicas são:


Produzir conteúdo de qualidade


Para obter bons resultados, a estratégia de marketing de conteúdo precisa de materiais qualificados e de acordo com as necessidades da persona e do público.


É dever da marca conhecer essas características para que possa desenvolver materiais compatíveis com os interesses dessas pessoas e que ajudem a construir um relacionamento próximo e promissor com elas.


Investir nas estratégias de SEO


SEO é uma sigla para Search Engine Optimization (otimização para motores de busca) e consiste em um conjunto de ações que melhoram as páginas e seus conteúdos, para que eles apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.


No entanto, para investir em SEO, é fundamental usar corretamente uma palavra-chave, links internos e externos, imagens, otimizar a URL, entre outras possibilidades.


Uma empresa especializada em mesa com cadeira acoplada para refeitório também precisa utilizar títulos e subtítulos que correspondam entre si para que o material seja escaneável. O material vai aparecer entre os primeiros resultados, sendo capazes de atrair ainda mais visitantes.


Trabalhar com mídia paga


A otimização de conteúdos ajuda a conquistar bons resultados no tráfego orgânico, mas como falado anteriormente, o tráfego orgânico é um trabalho de longo prazo. Por essa razão, precisa contar com mídia paga para alcançar resultados satisfatórios.


Ao fazer esse tipo de investimento, a organização consegue alcançar mais pessoas, além de aumentar as chances de atrair visitantes e vender mais.


Atrair um público parecido


Quando uma pessoa acessa um site ou interage com as publicações nas redes sociais, pode ser rastreada por meio do pixel do Facebook.


A partir disso, uma loja de chaveiro residencial pode fazer anúncios para essas pessoas e encontrar um público semelhante para suas campanhas.


Melhores canais para distribuição


Além de saber como fazer a distribuição, é muito importante saber quais são os melhores canais para isso. São eles:


Landing page


Uma das formas mais eficientes de divulgar um conteúdo e aumentar a lista de leads é por meio de uma landing page. Isso porque ela oferece um bônus para o visitante deixar suas informações, como no caso de um e-book.


A partir do momento em que o usuário deixa suas informações para receber o material, se torna um potencial cliente.


Assim sendo, a landing page se mostra como uma excelente opção para distribuir conteúdo de qualidade em obter uma lista de contatos. Então, eles poderão ser trabalhados de acordo com a estratégia e podem finalmente se tornar clientes.


Google Ads


O Google Ads é uma plataforma de anúncios que possibilita criar campanhas de todo tipo de produto ou serviço, como no caso de um curso de prótese capilar masculina.


As campanhas são capazes de alcançar os usuários no momento em que eles pesquisam sobre um assunto, por isso criar campanhas nesse canal é ótimo para divulgar conteúdos de maneira segmentada, mensurável e direcionada.


Redes sociais


Não é de hoje que as redes sociais fazem parte do planejamento de marketing de muitas empresas, afinal, elas são essenciais para a comunicação e a interação com o público de maneira simples e direta.


Mas também são excelentes canais para fazer a distribuição de conteúdos, tendo em vista que nas redes é possível alcançar um público muito maior.


A marca pode usar tanto a mídia orgânica, por meio de publicações para os seguidores das páginas, como também investir em mídia paga.


Isso significa que uma companhia especializada em conserto de gerador de energia pode investir em anúncios pagos para potencializar o alcance de seus materiais e fazer com que mais usuários visualizem o conteúdo.


E-mail marketing


O e-mail marketing é uma maneira antiga, porém muito eficiente de distribuir conteúdos e que consegue influenciar o consumidor.


A organização pode enviar uma oferta ou uma newsletter, ou até mesmo levar até os contatos materiais atualizados com promoções, dicas, novidades, entre outras possibilidades.


É imprescindível manter uma relação próxima com a base de contatos que a empresa possui e enviar as mensagens diretamente para a caixa de entrada do lead.


Ao fazer isso, fica muito mais fácil para uma empresa especializada em fachada em ACM gerar engajamento e vendas, usando e-mails bem elaborados e uma estratégia correta.


Blog


Os profissionais de marketing digital sabem muito bem que o blog é essencial para a divulgação de conteúdos valiosos. Trata-se de uma mídia própria que permite uma linguagem mais flexível, layout variado e configurações.


Em linhas gerais, é possível trabalhar diferentes detalhes que podem ser personalizados e modificados ao longo do tempo.


Por meio de uma conexão direta com esses canais e a otimização de estratégias de SEO, é possível criar materiais gratuitos que vão atrair os visitantes, aumentar as visitas no site e a lista de contatos, tudo por meio de conversões.


São canais simples que já fazem parte das estratégias de marketing digital de muitas empresas, como no caso de um fabricante de carimbo empresarial.


Considerações finais


Muito se fala hoje em dia sobre a importância de criar conteúdos valiosos que são publicados nos canais de comunicação das marcas. Eles são necessários porque o público está cada vez mais exigente e em busca de conhecimento.


Porém, de nada adianta produzir um material de excelente qualidade, se ele não será capaz de impactar as pessoas certas. Para que tenha esse impacto, o negócio precisa saber investir em distribuição de conteúdo.


Por meio das dicas mostradas ao longo deste artigo, vai ficar muito mais fácil produzir material de valor e divulgá-los nos canais apropriados da marca.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page