A importância do Branding para o e-commerce


Créditos da imagem: <a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/monitor-computador">Monitor computador foto criado por rawpixel.com - br.freepik.com</a>


O branding para o e-commerce tem um papel relevante nas empresas, pois se trata de uma estratégia importante tanto para posicionar os negócios on-line como fazer a marca ser reconhecida no ambiente físico.


O reconhecimento de marca no e-commerce é essencial para resultados positivos nos negócios.


Trabalhar com branding pode parecer algo complexo, à primeira vista, mas é basicamente fazer o gerenciamento de marca e da sua imagem/identidade.


O processo envolve a criação de estratégias que visam tornar a marca mais conhecida, atraente e assim plantar uma semente, uma ideia positiva na mente dos consumidores.


Isto posto, entender o conceito de branding e de digital branding, por exemplo, pode ajudar os profissionais a pensarem em estratégias da gestão de marca para um e-commerce de filtro jacuzzi e de outras áreas.


O que é branding?


O branding consiste no resultado da percepção de que o sucesso de uma marca não se resume aos seus produtos ou serviços.

Marcas famosas no mercado são reconhecidas por suas formas de agir, pensar e posicionamentos.


Assim, o branding pode ser definido como a personalidade da marca.


Isso significa que ter uma marca com posicionamento claro e presença em vários canais de comunicação é fundamental para se estabelecer no mercado e no imaginário do consumidor, sendo uma forma eficiente de conquistar clientes e oportunidades.


Tratar da imagem do negócio, criando estratégias e processos de análise e monitoramento são maneiras de executar um bom gerenciamento de marca.


O objetivo final do branding é sempre desenvolver estratégias de marketing, vendas e comunicação para fortalecer a imagem do negócio e assim se destacar no mercado.


O que é digital branding?


O digital branding é um conjunto de recursos digitais que são utilizados para fortalecer a identidade da marca no digital.


Algumas empresas pensam que o digital branding se resume em apenas criar perfis nas redes sociais. Cada ponto de interação digital proporciona uma experiência diferente para os clientes.


Sendo assim, é importante analisar e planejar como cada recurso digital será utilizado, proporcionando uma boa comunicação em todos os canais que a empresa utilizar.


Relação entre branding e e-commerce


O branding é muito importante para o e-commerce (loja virtual), sendo uma técnica fundamental para que o negócio se destaque.


Diferentemente de outros setores e áreas de produtos/serviços, o e-commerce tem uma particularidade quando o assunto é concorrência.


Afinal, todos podem disputar um espaço no ambiente on-line e alcançar boas oportunidades de negócio.


Ou seja, desde pequenos negócios até grandes portais de vendas disputam o mesmo espaço.


Com tantas possibilidades de compra, é normal que os clientes desistam de um produto em um site, mas se interessem pelo mesmo item em uma página ou loja diferente, ou recorram a essa segunda página por conta de diferenciais percebidos.


Neste cenário, o branding é um jeito de aumentar as conversões não baseadas em variedades e preços, mas nos desejos dos clientes em parte da marca e na identificação criada com o valor da empresa, por exemplo.


A importância do branding para e-commerce


Algumas lojas virtuais são mais conhecidas do que outras, mesmo em casos de vendas de produtos parecidos. Por que será que isso acontece?


O sucesso e diferencial está no branding. O trabalho de gerenciamento de marca é essencial, principalmente para os negócios no ambiente digital, fortalecendo a marca no imaginário e tornando-a referência.


Desse modo, os principais ganhos de um bom branding consiste em:


  • Aumenta o lifetime-value;

  • Melhora o ROI (Retorno Sobre Investimento);

  • Possibilita ter defensores da marca;

  • Permite que as pessoas se identifiquem com o negócio.


Ao ter consumidores que escolhem o seu e-commerce de churrasqueira pré moldada, seu negócio passa a se destacar por conta da identificação com os valores e histórias, sendo uma maneira de criar vínculos.


Como fazer um bom branding para o seu negócio?


Ter uma excelente marca é considerada uma das moedas de troca e vantagem competitiva mais interessantes para uma loja virtual.


Isso é possível com algumas estratégias e dicas que ajudam no desenvolvimento do branding da marca.


Inicie pelo básico


Quanto mais cedo os empreendedores com um e-commerce iniciarem os investimentos em estratégias de branding, mais fácil será as vendas de guilhotina industrial, além das oportunidades de causar uma imagem positiva aos consumidores.


Sendo assim, antes de investir nas estratégias de branding, é importante entender o seu negócio, o que se deseja alcançar e os valores que se deseja transmitir.


Esse pr