A importância do Branding para o e-commerce


Créditos da imagem: <a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/monitor-computador">Monitor computador foto criado por rawpixel.com - br.freepik.com</a>


O branding para o e-commerce tem um papel relevante nas empresas, pois se trata de uma estratégia importante tanto para posicionar os negócios on-line como fazer a marca ser reconhecida no ambiente físico.


O reconhecimento de marca no e-commerce é essencial para resultados positivos nos negócios.


Trabalhar com branding pode parecer algo complexo, à primeira vista, mas é basicamente fazer o gerenciamento de marca e da sua imagem/identidade.


O processo envolve a criação de estratégias que visam tornar a marca mais conhecida, atraente e assim plantar uma semente, uma ideia positiva na mente dos consumidores.


Isto posto, entender o conceito de branding e de digital branding, por exemplo, pode ajudar os profissionais a pensarem em estratégias da gestão de marca para um e-commerce de filtro jacuzzi e de outras áreas.


O que é branding?


O branding consiste no resultado da percepção de que o sucesso de uma marca não se resume aos seus produtos ou serviços.

Marcas famosas no mercado são reconhecidas por suas formas de agir, pensar e posicionamentos.


Assim, o branding pode ser definido como a personalidade da marca.


Isso significa que ter uma marca com posicionamento claro e presença em vários canais de comunicação é fundamental para se estabelecer no mercado e no imaginário do consumidor, sendo uma forma eficiente de conquistar clientes e oportunidades.


Tratar da imagem do negócio, criando estratégias e processos de análise e monitoramento são maneiras de executar um bom gerenciamento de marca.


O objetivo final do branding é sempre desenvolver estratégias de marketing, vendas e comunicação para fortalecer a imagem do negócio e assim se destacar no mercado.


O que é digital branding?


O digital branding é um conjunto de recursos digitais que são utilizados para fortalecer a identidade da marca no digital.


Algumas empresas pensam que o digital branding se resume em apenas criar perfis nas redes sociais. Cada ponto de interação digital proporciona uma experiência diferente para os clientes.


Sendo assim, é importante analisar e planejar como cada recurso digital será utilizado, proporcionando uma boa comunicação em todos os canais que a empresa utilizar.


Relação entre branding e e-commerce


O branding é muito importante para o e-commerce (loja virtual), sendo uma técnica fundamental para que o negócio se destaque.


Diferentemente de outros setores e áreas de produtos/serviços, o e-commerce tem uma particularidade quando o assunto é concorrência.


Afinal, todos podem disputar um espaço no ambiente on-line e alcançar boas oportunidades de negócio.


Ou seja, desde pequenos negócios até grandes portais de vendas disputam o mesmo espaço.


Com tantas possibilidades de compra, é normal que os clientes desistam de um produto em um site, mas se interessem pelo mesmo item em uma página ou loja diferente, ou recorram a essa segunda página por conta de diferenciais percebidos.


Neste cenário, o branding é um jeito de aumentar as conversões não baseadas em variedades e preços, mas nos desejos dos clientes em parte da marca e na identificação criada com o valor da empresa, por exemplo.


A importância do branding para e-commerce


Algumas lojas virtuais são mais conhecidas do que outras, mesmo em casos de vendas de produtos parecidos. Por que será que isso acontece?


O sucesso e diferencial está no branding. O trabalho de gerenciamento de marca é essencial, principalmente para os negócios no ambiente digital, fortalecendo a marca no imaginário e tornando-a referência.


Desse modo, os principais ganhos de um bom branding consiste em:


  • Aumenta o lifetime-value;

  • Melhora o ROI (Retorno Sobre Investimento);

  • Possibilita ter defensores da marca;

  • Permite que as pessoas se identifiquem com o negócio.


Ao ter consumidores que escolhem o seu e-commerce de churrasqueira pré moldada, seu negócio passa a se destacar por conta da identificação com os valores e histórias, sendo uma maneira de criar vínculos.


Como fazer um bom branding para o seu negócio?


Ter uma excelente marca é considerada uma das moedas de troca e vantagem competitiva mais interessantes para uma loja virtual.


Isso é possível com algumas estratégias e dicas que ajudam no desenvolvimento do branding da marca.


Inicie pelo básico


Quanto mais cedo os empreendedores com um e-commerce iniciarem os investimentos em estratégias de branding, mais fácil será as vendas de guilhotina industrial, além das oportunidades de causar uma imagem positiva aos consumidores.


Sendo assim, antes de investir nas estratégias de branding, é importante entender o seu negócio, o que se deseja alcançar e os valores que se deseja transmitir.


Esse processo de entendimento pode acontecer ao realizar um brainstorming com a equipe de trabalho, assim você pode dimensionar se sua marca é ou não notável e o que deve ser feito para elevar o potencial.


Estar atento aos feedbacks dos clientes nos canais de comunicação e redes sociais, ler os comentários sobre os produtos podem ajudar no processo, assim como pesquisas de mercado.


Os envios de e-mails para os clientes ajudam a entender o que eles pensam sobre a marca e os seus produtos. Para que eles participem desta pesquisa, oferecer benefícios e descontos é uma boa tática.


Compartilhe histórias


As pessoas adoram uma boa história e são elas que ajudam no relacionamento a partir de boas narrativas.


Isto posto, contar a história da marca é uma maneira de humanizá-la e agregar confiança para os potenciais clientes. Isso ocorre porque ela passa a ser relacionada a sentimentos, valores e causas que o cliente acredita. Ao ser lembrado, as vendas passam a acontecer.


Os produtos e dúvidas sobre temas diversos, como descascar fios de cobre, tem o poder de levar os clientes até a marca.


Mas para eles serem realmente cativados e retidos, se apaixonando, uma boa experiência e uma boa história são fundamentais, afinal, é o que cria identificação e memória de valor.


Lembre-se que os clientes, atualmente, querem mais que produtos. Desejam conhecer a história da marca, quem são os colaboradores e outras questões ligadas ao surgimento e as causas que defendem.


Para transmitir tais mensagens, algumas questões podem ajudar na criação de campanhas e de comunicação, definindo informações essenciais para a construção do branding e posicionamento de marca, algo que permite se diferenciar dos concorrentes no mercado.


Dentre os questionamentos, é possível ressaltar:


  • O que é importante para você (enquanto empresa)?

  • O que defende?

  • O que gosta?

  • O que representa?

  • Quem é você (como empreendedor)?

  • Por que começou o negócio (missão e valores)?


As respostas obtidas são muito úteis, ajudando a posicionar o seu e-commerce com qualidade e evidenciando a missão dos seus produtos, seja ele um spray drying ou uma embalagem personalizada para joias. Mais ainda, é possível se destacar da concorrência.


O que você representa nos negócios?


Toda marca é criada por um conjunto de ideias, metas e objetivos. Mas o que tudo isso representa?


Os clientes devem entender as promessas da sua marca, por isso deixar sua mensagem clara e reforçá-la constantemente é o caminho para obter bons resultados e ser lembrado.


Uma dica interessante é associar a marca a novos projetos ou até criar algumas ações que ajudem no desenvolvimento da sociedade e reforcem a missão.


Ao encontrar ideias e visões com as quais se identificam, as pessoas passam a lutar pela mesma causa que o seu negócio defende e passam a se relacionar mais com ele.


Mas lembre-se, é importante defender as ideias nas quais a marca realmente acredita e apoia; mostrar isso não apenas da página do “quem somos”, mas em todos os lugares.


Alinhamento das expectativas


Falsas promessas é algo que ninguém gosta, e elas podem gerar sérios prejuízos para a imagem da marca.


Pessoas insatisfeitas espalham suas experiências negativas com a empresa e impactam a impressão de outros potenciais clientes - que dificilmente serão convertidos.


Deste modo, é importante cumprir com o que fala e principalmente com o que é oferecido aos clientes. Isso é válido para produtos e serviços, seja a venda de dispositivos para celular ou mesmo o conserto de Iphone, por exemplo.


O processo de construção de branding incrível para a marca leva tempo e consistência, reforçando no imaginário do público. Contudo, pode ser destruído em questão de segundos.


Nesse sentido, um assunto com potencial para gerar decepções é a política de devolução e envio de mercadorias. Por isso deve ser bem explicado desde o início.


Não ofereça prazos que você não consegue cumprir e considere um prazo máximo considerando possíveis imprevistos. Identifique também qual a melhor forma de entrega, podendo ser própria ou terceirizada, e se há diferença de preços e prazos nesses modelos.


Clareza nas questões do frete, prazos, como fazer trocas e devoluções também são cruciais para alinhar as expectativas e é a forma de se destacar e ter mais sucesso.


Experiência dos clientes


A experiência do cliente é todo o trajeto que o consumidor percorre junto a uma marca, desde o momento que pesquisa sobre o produto até o momento da compra de um item, ou mesmo quando efetiva um atendimento como de prostatectomia radical ou um serviço de contabilidade.


Todo contato faz parte da jornada e impacta na sensação final da qualidade percebida pelo cliente.


Este processo deve ser impecável, tanto no site quanto na entrega do produto e em todos os atendimentos/contato com a marca. Afinal, é ele que estabelece o tom do relacionamento e possibilita a fidelização, bem como a implementação de um bom branding.


Por isso, um ponto que os empreendedores do segmento de e-commerce devem se atentar é sobre os processos de pós-venda.


As experiências de relacionamento com os clientes devem ser estratégicas e qualificadas e, para ajudar nisso, é preciso pensar desde a velocidade do atendimento, tipo de campanha até em embalagens incríveis e outros detalhes.


São esses aspectos que ajudam a ganhar a preferência dos consumidores e a estabelecer a marca como referência.


As experiências devem ser pensadas tanto para os produtos como para os serviços de cabeamento estruturado, sendo que a vivência com a marca e o uso dos produtos - em conjunto - que manterão os clientes satisfeitos.


Assim, investir em pequenas personalizações com criatividade, demonstrando que a marca se importa com o usuário, é o caminho para um branding de sucesso no e-commerce.


Seja grato aos clientes


Independentemente do número de vendas, expressar a gratidão aos seus clientes, seja por e-mails, redes sociais ou outros canais, é uma atitude diferente e bem-vista, mudando a maneira como as pessoas enxergam a marca.


Sair do “automático”/imparcial é importante para criar uma experiência de valor e humanizada, cativando os clientes.


Ou seja, “obrigado pela compra e por escolher a marca” deve ser evitado.


O ideal é pensar em algo que permita expressar as ideias do negócio com uma linguagem simples e objetiva, conquistando mais apoio, personalização e trazendo reconhecimento.


Foco no seu mercado


Focar no seu público é importante para criar estratégias e mensagens mais assertivas.


Definir o mercado, desenvolver uma persona e saber com que você deseja falar são formas de direcionar as estratégias de branding.


Não são todas as pessoas que buscam seus produtos, por isso as mensagens e estratégias devem ser pensadas conforme os valores, linguagens e metas da persona, reduzindo custos de campanhas e agregando resultados mais qualificados.


Considerações finais


O branding é muito mais do que um logotipo com um design bonito, é uma estratégia que pode levar a marca a outro patamar, aumentando o sucesso e relevância no mercado.


Portanto, o branding é um processo muito importante para o crescimento e sucesso do e-commerce, proporcionando produtos e serviços de qualidade para o público e solucionando dúvidas e dores diversas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

9 visualizações0 comentário
 
link whatsapp