top of page

Afinal, como as empresas de engenharia podem usar as redes sociais para atrair mais clientes?


Sabe-se que toda empresa que usar as ferramentas das redes sociais para atrair e obter mais clientes tem muitas chances de obter sucesso. As empresas de engenharia, além de terem um público fiel, vão poder publicar os seus serviços e ainda ter um bom engajamento.


As redes sociais não podem ser mais dispensadas hoje em dia, afinal, a maioria dos negócios que estão em alta no mercado ou que estão em busca disso, usam muito bem as redes para aplicarem na prática as suas estratégias de marketing.


Uma empresa que vende tela de proteção para cachorro retrátil, por exemplo, investe muito em sua presença em redes sociais, para que consiga ter mais conversões e com isso também possa fazer com que a marca da empresa tenha muito mais visibilidade no mundo.


Assim, fica evidente que as empresas de engenharia também podem tirar muitos benefícios caso elas invistam em ótimas estratégias nas redes sociais. Dado que essas redes têm tido uma quantidade de usuários enorme, principalmente por todo o Brasil.


De acordo com um recente relatório da ComScore, o Brasil passou a taxa de 122 milhões de pessoas que estão conectadas à internet em 2020. Uma boa evolução, quando se compara esse número aos dados de 2016, quando eram 116,1 milhões de usuários virtuais.


Com isso, até uma empresa que trabalha com serviço de palestra motivacional mulheres, pode ter muito resultado dentro das redes sociais. Afinal, ao ter um bom engajamento com a marca, os usuários vão dar mais visibilidade para a empresa e gerar mais vendas.


Também os dados do Relatório de Tendências, feito pela Zendesk, com mais de 90 mil negócios, de 175 países, mostrou que a experiência digital que os negócios oferecem aos clientes é um enorme diferencial para os consumidores, muito mais no consumo virtual.


Os dados só confirmam que se uma companhia que presta serviços de limpeza de vidros em altura, passar a usar as redes sociais em suas estratégias, muito possivelmente não vai se decepcionar, dado que as chances de crescimento são bem mais altas.


Sendo assim, para entender melhor sobre o tema, este artigo será de grande utilidade, pois nele vão ser apresentados diversos aspectos relacionados ao tema, a importância, benéficos e diversos outros.


Redes sociais e sua relevância para os negócios


As redes sociais são espaços que dão possibilidade de conexão social entre as pessoas, grupos ou instituições que têm valores ou interesses similares, e, por essa razão, interagem entre si.


O foco inicial das redes sociais era, e continua a ser, estimular as relações entre as pessoas e, hoje, com o crescimento da era digital, essas redes são fundamentais para o relacionamento, entretenimento, network e o crescimento dos nichos.


Um estudo feito pela MarketingSherpa mostrou que 95% dos adultos entre 18 e 34 anos seguem marcas nas redes sociais, e apesar do estudo ter sido feito no mercado americano, essa realidade também é percebida no Brasil, onde milhares de brasileiros usam a internet.


Além disso, com o fortalecimento das tecnologias, e a necessidade de monitorar o imediatismo do cliente, as empresas veem nas redes sociais um modo de se relacionar com seus clientes, criando conexões mais conversacionais com eles, graças a esses canais.


São muitos os benefícios das redes sociais para as empresas, já que através delas os negócios podem criar um relacionamento muito mais forte com os clientes, e ainda podem divulgar os seus produtos e promoções de graça, em um espaço de grande alcance.


Saiba como usar as redes para alavancar negócios


Como foi visto, a presença nas redes sociais vai garantir muito mais proximidade com o público, e isso fornece um crescimento mais forte para os empreendimentos.


Por isso, é muito essencial que os negócios compreendam quais são fatores e métricas de redes sociais que necessitam ser monitorados, a fim de obter um crescimento real para as marcas.


Porém, é preciso saber como usar as redes sociais para promover pequenos negócios, afinal, não há só uma resposta para essa pergunta, pois muitos fatores devem interferir nessa promoção. E, dentre os principais, a resposta é:

  • Compartilhar bons conteúdos nas redes;

  • Monitorar dos indicadores das redes sociais;

  • Relação contínua com os seguidores;

  • Publicação de anúncios usando ferramentas de anúncios.

Esses são os modos de usar a rede social nas empresas, e são formas que fazem a empresa crescer significativamente.


Como medir os resultados?


Por fim, agora que já se entendeu qual a necessidade das redes sociais para elas, é essencial saber que ao usar essas redes, há uma grande possibilidade de surgir uma demanda de atendimentos por meio das redes sociais.


Para quem ainda não usa as redes, isso pode soar ruim, mas, a realidade é que, segundo o Relatório Zendesk, 31% dos clientes adquiriram de uma nova empresa em, e 64% deles usaram um novo canal de suporte para fazer essas compras, e eram redes sociais.


É crucial que se entenda que além de estar presente nas redes sociais, e usá-las em seus atendimentos, é fundamental que a companhia use, também, uma boa solução de atendimento, que vá garantir a eficácia precisa na hora de dar suporte aos clientes.


De que forma uma empresa de engenharia pode usar?


Pensar as redes sociais só como ferramenta para descontração não é ruim, mas usá-las para crescer as empresas, promovendo o crescimento e o networking pede cuidados que englobam dar o foco correto ao que é bom e evitar exposições ruins.


Pensando em como auxiliar uma empresa nessa tarefa, foram selecionadas algumas dicas de como as empresas de engenharia podem utilizar as redes sociais a seu favor de modo correto.


Além disso, podem acabar servindo para um negócio que trabalha com papel de parede, pois acabam sendo algumas indicações gerais. As dicas são:


1. Estender os contatos qualificadamente


É muito importante ter um amplo grupo de contatos, assim, as empresas devem procurar amizade com outras empresas que tenham contatos e que sejam muito bom profissionalmente.


2. Valorizar as conquistas profissionais


A empresa pode apresentar ações que foram feitas e que obtiveram sucesso, resultados de projetos que foram bons ou titulações alcançadas, no entanto, deve-se evitar a autopromoção em demasia, pois isso pode soar extremamente arrogante.


3. Postar com estratégia


Cada vez mais se multiplicam postagens vazias, assim, deve-se buscar a diferença com publicações valiosas. Evitar publicar coisas irrelevantes que possam atrapalhar a imagem.


Procurar levantar temas ligados ao campo de atuação da empresa, ainda mais se for uma corporação que fale sobre a linha de incêndio, por exemplo.


4. Evitar discussões


Nas redes sociais, há momentos tensos de debates políticos, religiosos e outros, no entanto, é preferível evitar adentrar nesses tipos de temas, que, de modo geral, impossibilitam que os envolvidos cheguem a um único pensamento comum.


Sem contar que a empresa não compreende ainda qual o posicionamento de seus parceiros de negócios. Por isso, é importante fugir dessas discussões.


5. Ter cuidado com os aspectos das redes


Não é porque o LinkedIn tem um lado mais corporativo e o Facebook é mais livre que vai tratar o segundo com grande desleixo, afinal, é crucial saber que os parceiros e recrutadores também vão entrar nessa rede.


Dessa forma, é fundamental que a corporação tome cuidado em não publicar conteúdos irrelevantes em cada um deles. Assim, uma empresa de zeladoria deve postar coisas importantes e que se relacionem com o segmento da companhia.


Os principais benefícios para uma empresa


As pessoas já devem ter entendido que diante desse novo perfil de conduta dos clientes, os negócios não podem deixar de lado as redes sociais.


E para ajudar uma entidade que vende cobertura de varanda de vidro a compreender a necessidade disso, em seguida, será destacada uma lista de vantagens que vão provar como as redes sociais podem ajudar os negócios.

  • Consolidação da empresa;

  • Engajamento com os clientes;

  • Prospecção de mais consumidores;

  • Retenção de clientes;

  • Crescimento de tráfego;

  • Um aumento da satisfação do cliente.

As redes sociais se tornaram em uma tendência nas relações e interações sociais, bem como em um instrumento de trabalho para diversas empresas no dia a dia corporativo.


Considerações finais


Em suma, através dos temas abordados, já tornou-se possível se convencer de que as redes sociais são muito essenciais para os negócios. Porém, para usufruir de todo esse potencial, não adianta só sair criando perfis e publicando de forma aleatória.


Uma empresa que trabalha com aluguel de sala de terapias por hora deve entender que é necessário implementar de modo estratégico.


Assim, o primeiro passo para criar a estratégia é compreender quais são as diferenças entre as redes sociais, como atuar em cada uma delas e, só então, optar pelas quais são as mais proveitosas redes sociais para ter um perfil.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


10 visualizações0 comentário
bottom of page
link whatsapp