top of page

Análise BCG: O que é? Para que serve?


<a href='https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/planejamento-financeiro'>Planejamento financeiro foto criado por our-team - br.freepik.com</a>


Um dos conceitos mais importantes para um empreendedor dominar e assim otimizar a gestão da sua empresa é a análise BCG. Essa é uma técnica utilizada para visualizar graficamente os produtos das empresas e seu desempenho.


Com essa ferramenta é possível tomar decisões mais eficientes e assertivas, a função da análise em matriz BCG é gerar gráficos que demonstrem de forma clara quais produtos tiveram o melhor rendimento e quais investimentos devem ser revistos.


A origem do termo e do conceito de análise em matriz BCG é datada do ano de 1970 em uma consultoria em Boston pelo especialista Bruce Henderson. Esse foi o primeiro momento de aplicação dessa técnica já com resultados consistentes.


Assim como outras ferramentas como uma agenda empresarial personalizada, a matriz BCG é um mecanismo que auxilia gestores de empresa e empreendedores para metrificar os resultados da empresa e com base nesses dados tomar decisões mais assertivas.


Essa metodologia é focada em realizar uma análise profunda do desempenho de produtos e serviços que são oferecidos pela marca em um determinado período. A principal métrica gerada pela análise BCG é a aceitação de consumidores pela base consumidora.


Com essa matriz BCG a empresa pode elaborar ações estratégicas para otimizar os investimentos de recursos e tempo em seu mix de produtos. Com essa análise a empresa pode ter um olhar mais detalhado sobre seus produtos e serviços e o desempenho deles.


A partir desse momento que uma empresa consegue gerenciar dentro do seu portfólio de produtos e serviços quais são os itens que garantem o alto retorno de investimento e quais itens são deficitários.


Com isso, além de reforçar o investimento nos melhores produtos, é possível gerar melhorias nos produtos de baixo retorno para que eles passem a render mais. A visualização da matriz BCG é dada através de um plano cartesiano.


Qual a importância da análise BCG?


Quando os gestores de uma empresa de serviço terceirizado de limpeza passam a ter a disposição uma representação gráfica de seus serviços e produtos e seus respectivos desempenhos é possível definir estratégias mais específicas.


Essas informações baseiam as decisões dos gestores que a partir da matriz BCG passam a ser mais ágeis e assertivas. Com isso a empresa se valoriza a curto e a longo prazo. Ter uma visão extensa e profunda do mercado em que se está inserido é essencial.


É mais que necessário garantir uma análise prévia antes de direcionar os investimentos da empresa, e a análise com base na matriz BCG determina cada produto e seu desempenho observado em comparação com outras empresas e todo o portfólio próprio.


Essa análise vai além da simples observação da participação e do crescimento da empresa de mercado, esses não são os únicos itens relacionados ao sucesso de um produto no mercado.


A análise de matriz BCG dá um passo além da análise inicial proposta pela análise SWOT, por isso é mais utilizada para empresas de sala planejada apartamento ou outros produtos de maior tempo de operação.


Boa parte do que faz a análise sobre a matriz BCG eficiente está em como esse método funciona na prática. O processo de validação dessa estratégia se estrutura na listagem de todos os produtos presentes no portfólio da empresa e a classificação dentro da matriz.


Dentro da matriz gráfica uma linha será representante da taxa de crescimento do mercado enquanto a outra será a participação relativa desse produto contra outros itens semelhantes do mercado.


Nessa configuração é possível identificar seu produto que mais vende e visualizar seu posicionamento no mercado e seu volume de vendas dentro desse mesmo ecossistema que extrapola e compreende todo o portfólio da empresa.


Vantagens da análise BCG


Para definir se a análise em matriz BCG é a mais indicada para o seu negócio de produtos naturais atacado é preciso entender as vantagens e desvantagens da aplicação dessa metodologia, assim como todos os pontos positivos e ineficientes dessa aplicação.


O empreendedor que deseja alcançar um maior desempenho em suas ações de vendas de produtos ou serviços deve buscar formas de alavancar ao máximo o desempenho de seus produtos no mercado. Isso porque é assim que uma empresa aumenta seu retorno financeiro.


A análise de matriz BCG garante uma visão profunda e altamente capacitada para verificar e gerir o desempenho de um produto dentro da sua rede. É a partir desses dados que é possível gerenciar estratégias mais diretamente e com melhores resultados.


Isso porque é a partir dessa metodologia que os gestores de uma empresa que, entre outros serviços, oferece a instalação de rede de quadra podem implementar o aumento ou a redução de investimento assim como a reformulação de produtos pouco rentáveis.


É essencial para qualquer empresa conseguir observar e identificar quais são os produtos que geram mais lucro, assim sua estratégia pode amplificar o resultado desse produto a partir de mais divulgações ou reformulações estratégicas.


Essa análise é muito importante para os negócios, mas nem sempre as concorrentes da sua marca estão investindo. Por isso adotar o método de análise de matriz BCG garante uma grande vantagem competitiva a partir de uma visão mais completa do mercado.


Assim a sua empresa pode promover ações com base nas informações geradas por essa metodologia com mais assertividade e adiantando tendências do mercado que a concorrência não tem acesso.


Além de estar à frente da concorrência, a matriz BCG permite que a empresa não caia em erros que parecem bons investimentos a princípio, mas não contribuem para o melhor posicionamento dos seus produtos no mercado.


Uma questão é que a matriz BCG pode não se aplicar a qualquer tipo de empresa, uma pequena empresa de refrigeração comercial pode não ter grandes benefícios informativos ao posicionar seus produtos nessa matriz.


Isso acontece porque o impacto de um produto é melhor visualizado a partir do momento que esse item tem um grande volume de vendas, é por conta disso que as empresas maiores como redes de franquias tendem a adotar mais essa metodologia.


Como utilizar o método de análise BCG


Entendendo a importância da análise BCG e em quais casos ela é mais eficiente, resta entender qual a sua lógica interna. Essa metodologia pode ser utilizada para localizar o mix de produtos de uma empresa de lacre personalizado para tag em seu mercado.


A matriz BCG é utilizada na forma de um plano cartesiano para posicionar os produtos em quatro quadrantes diferentes, cada uma recebe um nome que qualifica o produto dentro de seu mercado.


Essas classificações são:


  • Estrela para produtos com alto faturamento com alto investimento;

  • Vacas leiteiras para alto faturamento com baixo investimento;

  • Interrogações para produtos que não podem se prever os resultados;

  • Abacaxis para produtos que geram prejuízo para a empresa.


Para aplicar essa matriz em um negócio é preciso planejar a implementação da estratégia com cuidado e pleno conhecimento para a metodologia, esse planejamento pode ser feito passo a passo.


O primeiro passo é ter um mix de produtos organizado, realizar um levantamento total de produtos e serviços oferecidos por sua empresa. Antes de qualquer análise é necessário ter uma primeira visão de todo o quadro de produtos.


Ao começar a reunir toda a lista de produtos disponíveis é preciso hierarquizar a partir do número de vendas antes de incluir esses itens na matriz. É nesse momento que o gráfico passa a ser desenhado.


Com a estrutura pronta, o gestor passa a analisar os dados de cada item e a partir de seus dados classificá-los nos quadrantes do plano cartesiano. Com esse posicionamento é possível qualificar esse produto dentro de um dos quatro tipos.


Tendo essas informações em mãos é possível e necessário agir. A base de informações geradas deve ser utilizada para definir um planejamento estratégico de ações e assim gerar mais resultados para a empresa.


Considerações finais


Uma das questões mais relevantes e também uma das maiores questões para empresas dos mais diversos mercados é como verificar o posicionamento de seus produtos em um determinado mercado, para resolver essa questão existe a matriz BCG.


É a partir desse conceito que uma empresa de laudo de ppra pode analisar estrategicamente seu portfólio e definir onde estão as potencialidades e problemas do contexto da empresa.


Essa métrica se mostra muito eficiente para medir o valor dos investimentos em produtos de alta ou baixa rentabilidade. Empresas que adotam esse sistema investem de forma mais assertiva, garantindo assim mais lucros com um investimento de recursos garantido.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

78 visualizações0 comentário
bottom of page
link whatsapp