Como as personas podem ser usadas no marketing digital


Os dados sobre as pessoas são uma das fontes mais valiosas do marketing digital hoje em dia. No entanto, algumas empresas, mesmo com muitos dados à mostra, não sabem muito bem o que fazer com eles. Para isso, as personas são um recurso criativo útil para o uso.


Ao produzir uma persona, um negócio que vende máquina de etiquetagem pode entender melhor quais são as características dos clientes que são decisivas para que eles sejam fiéis ao empreendimento.


Os seres humanos estão cada vez mais interagindo com dispositivos digitais e, nesse processo, são motivados pelo desejo de interagir com outras pessoas.


Os desenvolvedores já estão usando essa motivação para criar chatbots que imitam a interação humana, e a partir dela, conseguem proporcionar experiências cada vez mais envolventes e interessantes.


As esperadas mudanças de comportamento dos consumidores nos últimos anos, como a ascensão da tecnologia e o aumento da inovação, os profissionais de marketing estão começando a aprender que é necessário se ajustar às novas regras do jogo.


É evidente que o marketing digital está fazendo o que poderia ser considerado um progresso em muitos aspectos. É um mercado em constante mutação, que ocorre em um ritmo muito rápido, onde as pessoas mudam de comportamento do dia para a noite.


Hoje em dia, as redes sociais são uma das principais ferramentas de marketing dos anunciantes, podendo ser utilizadas para ofertar carta de carro e moto e outros produtos digitais que encontramos na internet.


Neste contexto, a segmentação é extremamente importante para atingir o objetivo da campanha. Algumas ferramentas de segmentação são:

  • Localização;

  • Idade;

  • Gênero;

  • Interesses;

  • Preços.

Para utilizar os dados dessas segmentações, a construção de uma persona mostra-se extremamente importante para que a marca possa entender melhor o canal de comunicação que tem que estabelecer com seus consumidores.


Em que consiste a persona no marketing digital?


A persona é um dos instrumentos mais eficientes de marketing digital para obtenção de resultados. Pode ser definida como uma representação imaginária de um cliente ideal.


Seu objetivo é acertar nas características e comportamentos do público que está mais próximo do comportamento desejado. Para ter bons resultados, é necessário conhecer suas características e sua utilização do produto ou serviço.


Criar uma persona é um exercício que precisa ser feito via análise qualitativa e quantitativa de dados para que tenha maior realidade possível.


Por exemplo, se um site vende adição de categoria D é necessário verificar o motivo que faz com que as visitas ocorram, e a partir disso, definir uma história para a persona que a fez chegar na decisão que culminou na visita do site


A persona é um modelo de usuário que visa criar um relacionamento mais próximo do consumidor, ou seja, o mercado precisa saber quem é o seu cliente ideal e, para isso, a persona irá especificar o perfil do cliente ideal a ser atendido.


A persona é utilizada em diversas áreas e comunicações tendo como objetivo aproximar a marca do consumidor. Seja na área de vendas, marketing, comunicação internacional, promoção de vendas e atendimento


A persona é um personagem fictício criado para representar todos os possíveis clientes.


Ela junta informações reais e pertinentes sobre as quais poderia pensar ao planejar o marketing para determinado tipo de público-alvo.


A importância da persona para o marketing digital


No marketing digital, a persona é o elo entre medidas de marketing, meios e objetivos. Ela apresenta uma característica que marca tudo como demais: foco no consumidor e na sua experiência.


Por exemplo, para oferecer aula de saxofone para iniciantes é fundamental compreender quais são as motivações de uma pessoa a procurar pelo conteúdo. Assim, é possível criar a jornada de compra do cliente para otimizar a experiência de consumo.


Os usuários da web são como seres humanos com necessidades, desejos e expectativas.


A maior diferença é que em vez de focar apenas na satisfação do cliente, o site tem também que atender às regras do algoritmo.


A persona é uma característica da comunicação voltada ao público-alvo do negócio. Por meio da análise ecológica de dados de clientes e de pesquisas, o profissional de marketing digital cria um perfil ideal do consumidor em potencial.


O objetivo é criar uma identificação que facilite a vida dos responsáveis pelo site, produtos ou serviços. Esse modelo pode ser usado para selecionar palavras-chave durante a elaboração.


Diferença entre persona e público-alvo


Persona e público-alvo são termos que muitas vezes são usados de forma errada, seja nos blogs, seja nas publicidades, seja nas vendas. Todavia, tanto a persona quanto o público-alvo representam um público que visa determinado produto ou serviço.


No entanto, há diferenças entre os dois. Para isso, é crucial tratar a questão a partir de uma perspectiva prática.


A persona é um modelo, uma abstração do público que um projeto pretende atingir. Ou seja, a persona é uma ferramenta que ajuda a entender melhor com quem os conteúdos irão se comunicar.


Por exemplo, uma loja de mecânico na internet deve considerar pesquisa no Google do tipo: quanto custa trocar embreagem.


Público-alvo é um conjunto de pessoas com interesses, gostos e desejos semelhantes, que compartilham características e comportamentos em comum.


Para criar uma estratégia de marketing eficiente para um negócio, é preciso delinear muito bem o público-alvo da empresa e, assim, utilizar a persona como uma ferramenta de estudo criativa para entender melhor o perfil ideal de cliente da empresa.


Por exemplo, em uma autoesc