Como fazer Employer Branding na era digital


<a href="https://www.freepik.com/photos/graphic-designer-computer">Graphic designer computer photo created by rawpixel.com - www.freepik.com</a>

Você já ouviu falar no termo Employer Branding? O termo parece complexo, mas é bastante interessante e pode te ajudar em sua estratégia de marketing, reforçando a imagem em um contexto geral, inclusive para a atração de novos talentos.


Na prática, o termo representa um conjunto de ações e ferramentas que visam trazer uma boa percepção para o consumidor e para o mercado. No caso do employer branding, especificamente, as ações são mais voltadas aos colaboradores e potenciais talentos.


Cada vez mais existe um cenário competitivo entre as empresas na busca e retenção de colaboradores.


Por conta disso, se torna necessário manter os colaboradores satisfeitos e bem amparados, pensando em ações que visem o crescimento empresarial, possibilitem estruturar melhor o negócio, posicionar a marca e que tragam diferencial diante dos concorrentes.


As estratégias direcionadas para o branding tem como objetivo reforçar pontos que sejam positivos e identificar para melhorar os pontos de atenção.


Mais ainda, possibilitam trabalhar para o fortalecimento da imagem da marca e atração das pessoas (seja para o quadro de funcionários ou como clientes).


Se essas estratégias forem executadas de forma correta, os colaboradores estarão satisfeitos com a marca, saberão e reforçarão a missão e objetivos, e novos talentos qualificados serão atraídos, tendo melhor resposta cultural.


Isso porque essas pessoas compreenderão que a empresa é uma excelente oportunidade para o seu crescimento e desenvolvimento potencial.


Sua equipe é parte essencial para todo o trabalho da empresa, por isso, é essencial que eles se sintam valorizados. Neste artigo, você compreenderá mais sobre o tema.


Estratégias de employer branding para sua empresa


Seja em uma empresa de engenharia civil ou em um ambiente hospitalar, qualquer negócio requer a participação de funcionários qualificados, atentos e bem direcionados.


Para que os atendimentos sigam com qualidade e esses profissionais se mantenham engajados, a empresa precisa desenvolver estratégias para conquistar primeiramente os colaboradores e, posteriormente, os clientes.


Essas ações envolvem planejamento por parte da empresa, assim como a criação de iniciativas que promovam a valorização profissional em diferentes frentes, reforçando a cultura, missão e demonstrando preocupação com a trajetória e qualidade de vida do profissional.


Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar sua empresa, seja ela uma fábrica de anéis de segmento ou um escritório contábil, a ter um bom desempenho no mercado.


Defina seus objetivos e elabore uma estratégia


As ações da sua empresa precisam ocorrer de forma organizada e planejada. Somente assim, sua ação dará certo.


Para que uma estratégia seja criada, é importante organizar, planejar e integrar os setores, bem como investir em recursos humanos, setor responsável pela captação de novos funcionários e retenção do corpo laboral.


Desse modo, se uma empresa de planejamento tributário pretende contratar novos funcionários, é importante que o RH esteja alinhado com as estratégias, enfatizando a cultura e procurando os talentos que melhor se adequam à cultura do espaço.


Para isso, é importante verificar quais são as vagas oferecidas e quais candidatos melhor se encaixam, de modo a alinhar com a equipe e atuar em conjunto para os objetivos da marca.


Também é fundamental ter um planejamento tático e atuar no treinamento das equipes, gestores e lideranças, de modo a garantir e reforçar esse alinhamento e melhorar o clima de forma regular.


Esse planejamento é essencial para identificar as estratégias que precisam ser aplicadas, avaliar os custos, promover as melhorias necessárias e acompanhar o desempenho das equipes.


Realize o planejamento de equipes e comunicação


No processo de planejamento, sua empresa também precisa trabalhar em cima de uma mensagem clara e unificada na comunicação com o público-alvo, ou seja, com os colaboradores.


A partir dessa comunicação consegue-se reforçar a missão, visão e valores da empresa, contribuindo para trazer um diferencial ao seu negócio e reavivar os objetivos junto aos colaboradores, motivando-os.


Um aspecto que é bastante interessante é pensar no desenvolvimento da linguagem mais adequada, considerando o perfil dos colaboradores.


Por exemplo, em um grupo mais jovem, é possível utilizar plataformas semelhantes às redes sociais e uma linguagem mais “descontraída”.


Em todo caso, é fundamental facilitar os meios de comunicação e o processo de transmissão de mensagens internamente, entre os setores, gestores e colaboradores, mantendo mais integração.


O engajamento coletivo é uma ação positiva para fortalecer a imagem do negócio, seja para uma empresa de junta de vedação ou para uma indústria.


Outro ponto é melhorar o ambiente de trabalho como um todo, proporcionando espaços para refeições e descanso, momentos de interação e dinâmicas entre as equipes, bem como locais mais seguros, arejados e bem estruturados,pois isso contribui para a retenção de colaboradores.


Considerando os ambientes digitais, é fundamental verificar melhorias e automação que podem ser aplicadas, como ferramentas de comunicação interna ou sistemas para um melhor controle das atividades individuais e de projetos de equipes.


Tais aspectos são importantes diferenciais a serem trabalhados no alcance de novos talentos e na retenção de colaboradores.


Faça um diagnóstico da empresa


É importante fazer uma análise do posicionamento e características do negócio, levando em conta a realização de pesquisas de opinião que tragam qual é a percepção dos colaboradores acerca do seu negócio e do clima entre pares e gestores.


É importante entender o que os colaboradores pensam da sua empresa, do ambiente interno e dos serviços/equipamentos oferecidos.


Dessa forma, é possível identificar melhorias que podem ser aplicadas e formas de resgatar alguns funcionários - bem como identificar possíveis bolhas que não estejam alinhadas com a cultura.


Esse é um espaço, inclusive, em que o colaborador pode fazer uma crítica em relação a alguma atividade realizada internamente de forma anônima, sentido-se mais confiante de que mudanças serão aplicadas.


Alguns pontos que também precisam ser levados em consideração são:


  • Remuneração do colaborador;

  • Benefícios e assistência médica;

  • Processos e relação de liderança nas equipes;

  • Flexibilidade e cultura organizacional;

  • Pontos de melhorias.


Esses elementos são positivos porque contribuem para agregar informações sobre como está a percepção em relação à empresa e identificar os pontos que podem ser otimizados, visando melhorar o relacionamento com os colaboradores e retê-los.


Elabore uma boa comunicação descentralizada


Seja uma empresa de serviços de contabilidade preços ou de outro segmento, é essencial trabalhar a partir de uma boa comunicação empresarial, com mensagens e canais claros para cada tipo de informativo, mantendo as equipes alinhadas.


Muitas empresas pecam em só permitirem a comunicação descendente, que é de cima para baixo.


No entanto, cada vez mais, o objetivo deve ser que a empresa atue a partir da valorização da voz dos colaboradores.


Assim, deve priorizar modelos de comunicação ascendente (ou seja, de baixo para cima), ou ainda melhor, circular, permitindo o fluxo de insights e reduzindo burocracias hierárquicas.


A comunicação circular permite que as mensagens sejam compartilhadas de modo a atingir todos os níveis empresariais, seja de cima para baixo, de baixo para cima e dentro dos setores.


Ouvir os colaboradores é importante porque melhora os fluxos de comunicação dentro da empresa e ajudam a promover uma imagem positiva do negócio, além da identificação de falhas e melhorias nos processos operacionais.


Assim, é importante investir em canais que facilitem a comunicação interna, para que nenhuma informação fique desencontrada, bem como estimular os feedbacks por parte dos profissionais.


Identifique e estabeleça o perfil da empresa


Outro elemento muito importante para que uma empresa, como a fabricante de plataforma elevatória preço, estabeleça um bom relacionamento com os colaboradores e melhore o Employer Branding é identificar o perfil dos colaboradores e a identidade esperada para a marca.


Essa identificação parte de um entendimento acerca de quais as personas almejadas para compor a empresa, considerando valores e conhecimentos.


Ou seja, a identidade que se deseja reforçar, levando em conta o público-alvo para ações de recrutamento, seleção, assim como a retenção de colaboradores.


Isso é essencial para garantir que sua empresa trabalhe com uma boa equipe, que tenha os mesmos objetivos e intenções da empresa.


Para isso, é importante compreender motivações e valores fundamentais para atuarem como pilares da instituição e que devem ser encontrados nos colaboradores.


Mais ainda, é preciso transformar o profissional em protagonista, fazendo com que sua empresa agregue ao desenvolvimento e para o alcance dessas metas.


Participação dos colaboradores e benefícios


A participação do colaborador precisa ser valorizada, a contar com a participação nos lucros.


Isso contribui para impulsionar sua marca e cativar os talentos,além de fazer com que pessoas de fora tenham interesse em conhecer e fazer parte da sua empresa.


Para valorizar seu funcionário, é importante priorizar e possibilitar a realização de projetos diversos, estimulando a identificação de melhorias.


Também é necessário identificar benefícios que podem ser oferecidos e que atendem às necessidades/interesses da equipe. Algumas vantagens que podem compor a lista são:


  • Parcerias com empresas de cursos;

  • Realização de treinamentos;

  • Sistemas de gympass ou ginástica laboral;

  • Desenvolvimento de plano de carreira.


Quando o colaborador se sente valorizado, ele consegue trabalhar de forma mais eficiente, além de desenvolver um sentimento de pertencimento em relação ao negócio.


Desenvolva o Employment Value Proposition


Outra dica importante para uma empresa de concentrador de oxigênio preço ou de outro segmento é trabalhar com a valorização do funcionário a partir de uma Proposta de Valor efetiva.


Esse tipo de proposta é voltada para diferenciar um colaborador dentro de sua organização de outro empregado de outras empresas.


O seu colaborador precisa se sentir especial e reconhecer o “fator x” de sua organização e que ele também possui.


Assim, é preciso ter um diferencial por meio dos benefícios e das recompensas que são oferecidas no ambiente empresarial.


As expectativas do profissional precisam ser atendidas por parte da sua empresa, sendo essencial contar com uma evolução de carreira.


Esse tipo de ação pode ser divulgada dentro da sua empresa, como os processos seletivos internos, o que contribui para sua credibilidade e para demonstrar o comprometimento da sua empresa com o colaborador e em fazê-lo se desenvolver.


A partir dessas orientações sobre a estratégia direcionada ao Employer Branding, vamos conferir como o marketing pode ser utilizado nesse processo para ajudar no processo de divulgação e promoção da marca.


O marketing digital deve ser um aliado da sua empresa


Além das dicas que já apontamos neste artigo, é importante saber que o marketing digital deve ser visto como um aliado para as estratégias de atração e retenção de colaboradores para sua empresa, permitindo:


  • Fidelizar os usuários;

  • Atrair novos talentos;

  • Criar uma boa imagem da empresa;

  • Promover a motivação dos colaboradores;

  • Favorecer os meios de interação e de comunicação.


Diante dos benefícios que o marketing pode trazer para os mais diferentes segmentos, indo desde um comércio de mantimentos até empresas de energia solar Fortaleza preço, é importante seguir algumas recomendações para aplicar o marketing em paralelo com o employer branding e obter melhores resultados.


Por exemplo, o marketing digital pode ser empregado em suas redes sociais, levando em conta a escolha dos canais e a publicação de um conteúdo de qualidade, demonstrando como é a rotina da empresa e o que ela proporciona aos colaboradores.


Além disso, é essencial compartilhar a cultura da organização para que os clientes e colaboradores possam visualizar e se identificar, fazendo com que os talentos queiram se candidatar às vagas na empresa.


Outro ponto positivo é criar blog posts para a publicação em sites, pois isso reforça a autoridade da marca, fortalecendo o negócio e atraindo contatos - sejam leads ou colaboradores em potencial.


Para criar um clima positivo de energia interna, é possível desenvolver um aplicativo de comunicação ou rede social corporativa, além de publicar ações de valorização do colaborador, treinamentos e outras ações institucionais.


Com essas dicas, sua empresa terá mais força competitiva, além de contar com colaboradores mais empenhados.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

0 visualização0 comentário
 
link whatsapp