Como fazer Employer Branding na era digital


<a href="https://www.freepik.com/photos/graphic-designer-computer">Graphic designer computer photo created by rawpixel.com - www.freepik.com</a>

Você já ouviu falar no termo Employer Branding? O termo parece complexo, mas é bastante interessante e pode te ajudar em sua estratégia de marketing, reforçando a imagem em um contexto geral, inclusive para a atração de novos talentos.


Na prática, o termo representa um conjunto de ações e ferramentas que visam trazer uma boa percepção para o consumidor e para o mercado. No caso do employer branding, especificamente, as ações são mais voltadas aos colaboradores e potenciais talentos.


Cada vez mais existe um cenário competitivo entre as empresas na busca e retenção de colaboradores.


Por conta disso, se torna necessário manter os colaboradores satisfeitos e bem amparados, pensando em ações que visem o crescimento empresarial, possibilitem estruturar melhor o negócio, posicionar a marca e que tragam diferencial diante dos concorrentes.


As estratégias direcionadas para o branding tem como objetivo reforçar pontos que sejam positivos e identificar para melhorar os pontos de atenção.


Mais ainda, possibilitam trabalhar para o fortalecimento da imagem da marca e atração das pessoas (seja para o quadro de funcionários ou como clientes).


Se essas estratégias forem executadas de forma correta, os colaboradores estarão satisfeitos com a marca, saberão e reforçarão a missão e objetivos, e novos talentos qualificados serão atraídos, tendo melhor resposta cultural.


Isso porque essas pessoas compreenderão que a empresa é uma excelente oportunidade para o seu crescimento e desenvolvimento potencial.


Sua equipe é parte essencial para todo o trabalho da empresa, por isso, é essencial que eles se sintam valorizados. Neste artigo, você compreenderá mais sobre o tema.


Estratégias de employer branding para sua empresa


Seja em uma empresa de engenharia civil ou em um ambiente hospitalar, qualquer negócio requer a participação de funcionários qualificados, atentos e bem direcionados.


Para que os atendimentos sigam com qualidade e esses profissionais se mantenham engajados, a empresa precisa desenvolver estratégias para conquistar primeiramente os colaboradores e, posteriormente, os clientes.


Essas ações envolvem planejamento por parte da empresa, assim como a criação de iniciativas que promovam a valorização profissional em diferentes frentes, reforçando a cultura, missão e demonstrando preocupação com a trajetória e qualidade de vida do profissional.


Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar sua empresa, seja ela uma fábrica de anéis de segmento ou um escritório contábil, a ter um bom desempenho no mercado.


Defina seus objetivos e elabore uma estratégia


As ações da sua empresa precisam ocorrer de forma organizada e planejada. Somente assim, sua ação dará certo.


Para que uma estratégia seja criada, é importante organizar, planejar e integrar os setores, bem como investir em recursos humanos, setor responsável pela captação de novos funcionários e retenção do corpo laboral.


Desse modo, se uma empresa de planejamento tributário pretende contratar novos funcionários, é importante que o RH esteja alinhado com as estratégias, enfatizando a cultura e procurando os talentos que melhor se adequam à cultura do espaço.


Para isso, é importante verificar quais são as vagas oferecidas e quais candidatos melhor se encaixam, de modo a alinhar com a equipe e atuar em conjunto para os objetivos da marca.


Também é fundamental ter um planejamento tático e atuar no treinamento das equipes, gestores e lideranças, de modo a garantir e reforçar esse alinhamento e melhorar o clima de forma regular.


Esse planejamento é essencial para identificar as estratégias que precisam ser aplicadas, avaliar os custos, promover as melhorias necessárias e acompanhar o desempenho das equipes.


Realize o planejamento de equipes e comunicação


No processo de planejamento, sua empresa também precisa trabalhar em cima de uma mensagem clara e unificada na comunicação com o público-alvo, ou seja, com os colaboradores.


A partir dessa comunicação consegue-se reforçar a missão, visão e valores da empresa, contribuindo para trazer um diferencial ao seu negócio e reavivar os objetivos junto aos colaboradores, motivando-os.


Um aspecto que é bastante interessante é pensar no desenvolvimento da linguagem mais adequada, considerando o perfil dos colaboradores.


Por exemplo, em um grupo mais jovem, é possível utilizar plataformas semelhantes às redes sociais e uma linguagem mais “descontraída”.


Em todo caso, é fundamental facilitar os meios de comunicação e o processo de transmissão de mensagens internamente, entre os setores, gestores e colaboradores, mantendo mais integração.


O engajamento coletivo é uma ação positiva para fortalecer a imagem do negócio, seja para uma empresa de junta de vedação ou para uma indústria.


Outro ponto é melhorar o ambiente de trabalho como um todo, proporcionando espaços para refeições e descanso, momentos de interação e dinâmicas entre as equipes, bem como locais mais seguros, arejados e bem estruturados,pois isso contribui para a retenção de colaboradores.


Considerando os ambientes digitais, é fundamental verificar melhorias e automação que podem ser aplicadas, como ferramentas de comunicação interna ou sistemas para um melhor controle das atividades individuais e de projetos de equipes.


Tais aspectos são importantes diferenciais a serem trabalhados no alcance de novos talentos e na retenção de colaboradores.


Faça um diagnóstico da empresa


É importante fazer uma análise do posicionamento e características do negócio, levando em conta a realização de pesquisas de opinião que tragam qual é a percepção dos colaboradores acerca do seu negócio e do clima entre pares e gestores.


É importante entender o que os colaboradores pensam da sua empresa, do ambiente interno e dos serviços/equipamentos oferecidos.


Dessa forma, é possível identificar melhorias que podem ser aplicadas e formas de resgatar alguns funcionários - bem como identificar possíveis b