top of page

Como o Marketing Educacional pode ajudar na retenção de alunos para sua escola


O marketing educacional é um tipo de marketing que visa educar, tornando-se um dos principais meios de informação e educação para a sociedade.


Ele utiliza práticas de marketing para aumentar a consciência coletiva sobre determinado assunto específico, levando-a para o debate público. Por exemplo, uma empresa que vende kit placa solar 500w pode educar os leitores sobre economia de energia.


Mas, além disso, quando se pensa em marketing educacional, é necessário criar ações que chamem a atenção do aluno para o que ele tem na escola.


Outra possibilidade é usar as redes sociais para divulgar as atividades que estão acontecendo na escola.


Marketing educacional é uma área de atuação que tem se tornado cada vez mais valorizada no mercado. Por isso, escolas têm buscado mais investimentos nessa área para aumentar sua performance.


O marketing educacional tem sido estudo para ajudar a retenção dos alunos na escola, tanto durante o ensino na sala de aula quanto nas atividades extraclasse.


Por isso, o marketing educacional é uma área muito importante de ser estudada, pois os resultados dele podem ser proveitosos tanto para instituições quanto para os cidadãos.


O que é o Marketing Educacional?


Basicamente, marketing educacional é um termo que indica uma forma de marketing que visa a educação.


Quando se pensa em marketing tradicional as principais ações que se têm em mente são as ações de marketing voltadas para a educação tradicional, como os materiais para promover instituições de ensino, os folhetos destinados à promoção da escola, entre outros.


Porém, mais do que isso, o marketing educacional visa promover o trabalho contínuo da escola nos meios digitais. Por exemplo, ao terminar a aula de Biologia, a escola pode promover uma discussão com o veterinário mais próximo para complementar a aula.


O termo marketing educacional significa a utilização dos processos do marketing para apoiar as iniciativas educacionais, isto é, o desenvolvimento de uma ação educacional focada na obtenção de um objetivo específico direcionado a alunos e alunas.


Tendo em vista que o mercado educacional tem seu alcance ampliado, aumentando os níveis de escolaridade, é necessário que os estudantes sejam atendidos por meio de ferramentas específicas para suportar as necessidades digitais.


O marketing educacional é uma ferramenta utilizada em escolas e empresas que possuem formação continuada. Por exemplo, uma empresa de restauração predial pode utilizar a estratégia em questão para orientar clientes sobre segurança patrimonial.


O objetivo desse tipo de marketing é fornecer informações relevantes para o segmento do seu público-alvo.


Entretanto, essa ferramenta não deve ser feita de qualquer maneira, pois ela precisa fazer sentido, estar alinhada com as necessidades do consumidor e, acima de tudo, ser útil para o dia a dia.


Importância do marketing educacional


Educação é uma das ferramentas fundamentais para o desenvolvimento das pessoas e dos países. Entretanto, ao longo dos tempos, esse objetivo foi cedendo espaço para outros objetivos mais aparentes.


Os governos perceberam que os investimentos em educação não retornavam imediatamente ao invés dos investimentos em infraestrutura e para aumentar a economia.


O marketing educacional é uma ferramenta indispensável para que o conhecimento seja transmitido ao aluno, que pode se beneficiar deste conhecimento para, depois, passar adiante.


Por meio da educação, as pessoas podem aprender sobre os diversos setores que compõem o mercado e, através da educação, as pessoas podem ter acesso a informações científicas, que permitem uma tomada de decisão mais informada e consciente.


Por exemplo, o marketing educacional pode ser um dos grandes responsáveis por fazer com que as pessoas tenham consciência sobre a saúde e procurem por uma clínica centro cardio.


O marketing educacional é um dos fatores que influenciam na construção da identidade da escola. Além de contribuir para a comunicação escolar, é um canal importante na interação entre a escola e os alunos.


A escola tem cada vez mais cuidado para comunicar as suas atividades, novas iniciativas, serviços e programas, sempre buscando uma forma mais atrativa para atrair os interesses dos estudantes.


Com a utilização do marketing educacional, a escola consegue atrair o estudante a conseguir seu engajamento através de práticas digitais que já fazem parte do dia a dia de todas as pessoas.


Como conseguir a retenção dos alunos na escola


É por meio de um trabalho educativo que o aluno tem a oportunidade de desenvolver as habilidades necessárias para a sua subsequente vida acadêmica, como a capacidade de produção textual, a autonomia e iniciativa.


A capacidade de estabelecer relacionamentos interpessoais, a autonomia e flexibilidade mental e física, a capacidade de trabalhar em equipe e resolver problemas são partes fundamentais da educação que podem ser utilizadas para promover engajamento.


Ou seja, é necessário que os conteúdos sejam sempre atualizados, de modo que a procura por eles seja incentivada. Por exemplo, em tempos de formação, grupos digitais podem ser formados para escolher o salão para formatura na escola.


A escola é um espaço onde o aluno tem oportunidade de aprender coisas novas. Entretanto, nem sempre as crianças estão interessadas nessas novas aprendizagens.


Por isso, é necessário que o professor age de forma adequada para que o aluno seja motivado a participar da aula. Uma das estratégias utilizadas é a de estimulá-lo através de atividades dinâmicas e descontraídas.


Para isso, o marketing educacional tem grande importância, pois ao tratar de temas educacionais na internet, a escola ou a empresa pode utilizar diversos tipos de mídia e promover diversas interações para que os alunos possam aprender mais.


O marketing educacional é uma ferramenta de marketing que tem o objetivo de proporcionar ao público um ambiente educacional.


Os benefícios do marketing educacional


O marketing educacional é um instrumento importante para a formação de alunos consumidores e comerciantes. Pode ser usado também para incrementar a participação dos alunos nas atividades escolares.


Por exemplo, com o marketing educacional as instituições têm a oportunidade de apresentar uma clínica de andrologia para o conhecimento dos alunos.


Através de um material complementar, a escola oferece a oportunidade para os estudar consumirem conteúdos educacionais extra aula. Dessa forma, os benefícios do marketing educacional são:

  • Engajamento;

  • Interações;

  • Absorção do conteúdo;

  • Desenvolvimento pessoal;

  • Desenvolvimento profissional.

Os alunos chegam à escola todos os dias com a intenção de aprender. Mas, de qualquer forma, os estudantes podem entrar na escola com a intenção de aprender e não concluírem o aprendizado durante o dia.


Para ajudar a reter os conhecimentos do dia, a instituição pode oferecer a eles um curso complementar para o preparo extra classe. Dessa forma, o marketing educacional é a combinação de marketing, educação e tecnologia em um único processo


Tendo em vista que a escola é um ambiente familiar, é importante que os alunos se sintam bem à vontade e desejem conhecer mais sobre a instituição.


Para isso, é necessário que as aulas e os professores sejam propostos de forma diferenciada, estimulando o aprendizado por meio da diversidade e da inovação.


Lembrando que o marketing educacional funciona como ferramenta para proporcionar ao educando uma experiência única na escola, então é preciso considerar o fato que a internet está presente na vida de todos e precisa ser trabalhada pela escola.


O marketing educacional é um dos fatores que influenciam na construção da identidade da escola. Além de contribuir para a comunicação escolar, é um canal importante na interação entre a escola e os alunos.


O marketing educacional e o marketing de conteúdo


O marketing educacional é um tipo de especialização do marketing de conteúdo, é uma forma não-aparente de marketing que tem como objetivo proporcionar conteúdos relevantes e qualificados para um público específico.


Visto isso, o marketing educacional está presente em todas as etapas da vida do consumidor.


Não apenas nas grandes e lembradas marcas, no governo ou na educação. Por exemplo, antes de comprar uma calandra de chapa, alguém precisa aprender o uso da ferramenta.


O marketing educacional e o marketing de conteúdo estão diretamente ligados, pois ambos possuem muitos pontos em comum.


É quase impossível pensar em marketing educacional sem pensar em marketing de conteúdo, e vice-versa.


Ambos são utilizados para promover a imagem da companhia, bem como para divulgar seus produtos. Logo, é importante conhecer cada um deles para aproximar a relação da instituição com o usuário.


Considerações finais


O marketing educacional é a área da propaganda que tem por objetivo atingir o comportamento dos consumidores de uma forma criativa e diferenciada.


Uma das estratégias mais utilizadas para isso é a TV educativa, por exemplo, que apresenta diversos serviços, desde o envidraçamento de sacada automatizado até outros serviços tradicionais.


Os conteúdos do marketing educacional ganham cada vez mais espaço na sociedade e são muito importantes para que todas as pessoas possam ter a oportunidade de encontrar estudo e conhecimento de qualidade.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


8 visualizações0 comentário
bottom of page
link whatsapp