top of page

Descubra como o marketing financeiro pode impactar no sucesso de uma empresa


Marketing financeiro é um segmento da publicidade que tem como objetivo construir marcas, por meio da produção de conteúdos para divulgar instituições financeiras e outros negócios atuantes na área.


Além de ajudar a divulgar esse tipo de estabelecimento, também trabalha com ferramentas de marketing digital que potencializam a presença dessas organizações para as novas gerações.


O investidor profissional está cada vez mais jovem e os canais digitais são ótimas formas para captar a atenção dessas pessoas, conquistar leads e converter clientes.


Empresas e profissionais experientes investem em diferentes maneiras de promover seus produtos e serviços, e o mercado financeiro também pode aproveitar essas facilidades, as pessoas interessadas têm feito com que esse tipo de negócio cresça muito.


São ações que envolvem consultorias financeiras, infoprodutos, finanças online, dentre outros recursos que auxiliam as pessoas em sua jornada como investidores.


Esse é o momento de alavancar os produtos e serviços e alcançar o público certo, mas para investir de maneira certeira, é fundamental entender a importância do marketing financeiro, como aplicá-lo do jeito certo e quais benefícios pode trazer para as organizações do setor.


Importância do marketing financeiro


Marketing financeiro é um conjunto de estratégias que ajuda a divulgar instituições financeiras dos mais variados tipos, como:

  • Bancos;

  • Escritórios de contabilidade;

  • Investidores;

  • Assessores financeiros;

  • Fintechs;

  • Empresas de recuperação de crédito.

Ele é importante porque ajuda a criar autoridade para essas empresas e ainda posicionar profissionais como referência naquilo que fazem.


Quando se trata de marketing digital, negócios dos mais variados tipos investem em ações na web para atrair as pessoas, sempre considerando as necessidades do público, tendo como propósito estabelecer um relacionamento de longo prazo.


É assim que um fabricante de gaveteiro escritório aço consegue divulgar seus produtos e serviços, além de aumentar sua atuação e relevância no mercado.


A mesma situação se aplica às instituições financeiras que investem nesse tipo de marketing, construindo uma audiência e a jornada de compra dessas pessoas.


Para os profissionais que atuam de maneira independente ou como investidores profissionais, o marketing financeiro é essencial para conquistar autoridade.


Indivíduos que conhecem as peculiaridades das finanças usam essa facilidade para promover a marca. Também é assim que nutrem sua audiência e fazem parcerias com outras organizações.


Em linhas gerais, é uma forma de faturar mais, alcançar reconhecimento e ainda ter liberdade financeira e geográfica para atuar. São ações que ajudam a atingir metas pessoais e conquistam o sucesso para a instituição ou profissional.


Ter um bom posicionamento é necessário para qualquer marca ou profissional, e uma posição ativa nos canais digitais educa a audiência e explica o funcionamento de vários aspectos do mercado.


Assim como no caso de um centro automotivo multimarcas, o profissional evidencia sua trajetória e mostra para o público de que maneira as pessoas podem conquistar as mesmas coisas, usando suas estratégias e conhecimentos.


Em outras palavras, é uma ação que aumenta o nível de engajamento e, ao passo que as organizações financeiras fazem uso de cursos livres, contratam influenciadores e fazem lives para se posicionar, os profissionais independentes usam as redes sociais.


Mas essas vantagens só aparecem se a empresa souber usar o marketing financeiro do jeito certo em seu cotidiano.


Dicas para usar o marketing financeiro


Para fazer marketing financeiro, é necessário investir em algumas práticas específicas, e dentre as que mais se destacam estão:


Marketing de relacionamento


O setor financeiro também enfrenta muita competitividade, e é justamente por isso que muitas organizações têm como foco o atendimento de clientes e a fidelização para aumentar a lucratividade em médio e longo prazos.


O marketing de relacionamento ajuda a promover ações que favorecem a interação e a aproximação entre a empresa e o público. Isso acontece tendo como base a satisfação dos consumidores, e quando se sentem satisfeitos eles permanecem com a marca.


Mais do que isso, quando um cliente gosta do serviço prestado por uma empresa de programa de gerenciamento de riscos ambientais, passa a indicá-la para outras pessoas.


Existem algumas ações que ajudam nesse sentido e pertencem ao marketing de relacionamento, como no caso dos programas de fidelidade, atendimento diferenciado e bonificações.


Criar conteúdos de valor


Outro pilar muito importante para o marketing moderno é produzir conteúdos ricos, relacionados à área de atuação da empresa. São materiais que esclarecem as dúvidas das pessoas e mostram de que maneira podem resolver seus problemas.


Isso acaba criando uma imagem valorizada para os produtos e serviços, mesmo que eles não sejam abordados diretamente. Quando se trata do mercado financeiro, isso fica ainda mais evidente devido à quantidade de procura nos mecanismos de busca.


Os usuários procuram informações sobre investimentos, gestão de empresas, procedimentos bancários e até mesmo dicas de finanças pessoais.


E não são apenas pessoas que procuram dados como esses, mas também as empresas, como no caso de uma especializada em laudo ergonômico eSocial.


Fornecer informações para os usuários é uma forma de estreitar relacionamentos e se mostrar como autoridade naquilo que faz.


As pessoas fazem perguntas o tempo todo na web, e quando encontram respostas, passam a confiar na plataforma e automaticamente no proprietário dela. É a chance que a organização tenha de mostrar que entende do assunto pesquisado.


Investir em links patrocinados


Os usuários passam praticamente o dia todo conectados à internet, por isso ficou mais fácil atrair a atenção deles em plataformas como as redes sociais e os buscadores, superando até mesmo os veículos de comunicação tradicionais, como a TV e o rádio.


Os links patrocinados são maneiras de impactar o público e garantir que as ofertas cheguem às pessoas certas e no momento mais propício.


Por exemplo, uma agência de empregos pode divulgar uma vaga de auxiliar de reposição logística por meio desse tipo de anúncio e encontrar os profissionais mais adequados para a vaga em questão.


Da mesma forma, uma instituição financeira vai impactar usuários que buscam serviços financeiros, como empréstimos, seguros, ações e por outros produtos oferecidos.


Além de chegar até as pessoas certas, essa prática é muito benéfica porque aumenta o tráfego no site institucional, rede social ou blog do negócio, por isso seus resultados são praticamente imediatos.


Benefícios do marketing financeiro


O marketing financeiro traz muitos benefícios para as instituições que atuam no setor, e dentre os que mais se destacam estão:


Criar um bom posicionamento


Ter um bom posicionamento é imprescindível nos dias de hoje, visto que, com a digitalização de muitos processos e o modo como a própria economia se encontra, quem está bem posicionado se torna uma referência e aumenta seu valor.


Para uma empresa de carga expressa, também é uma forma de conquistar mais espaço. Só que tudo isso não acontece do dia para a noite, visto que se trata de um trabalho focado em branding e que acontece por meio do marketing.


Respeitar as necessidades da instituição


O marketing financeiro, no que diz respeito ao relacionamento com o público, oferece dados importantes para compreender o tipo de emoção que a organização desperta em seus clientes.


Hoje em dia, o foco das práticas do negócio deve ser as pessoas, sempre procurando compreender seus desejos, além de personalizar o atendimento o máximo possível. Assim, fica mais fácil criar uma relação de confiança e gerar oportunidades de negócio.


Assim como uma empresa de segurança privada particular precisa divulgar seus serviços, as instituições financeiras também precisam dessas ações, tendo em vista a atuação em um mercado em constante expansão.


O brasileiro não tinha o hábito de se atentar às próprias finanças e cuidar bem do dinheiro, mas esse comportamento mudou muito nos últimos anos, e o que mais se vê são pessoas interessadas em fazer o melhor por seus rendimentos.


Como se trata de um assunto delicado e que envolve dinheiro, é necessário investir em ações que mostram para o público o quanto a instituição entende essa necessidade e como ela pode ajudar a alcançar determinado propósito.


Mas assim como uma gráfica especializada em banner fachada de loja deve começar o quanto antes a investir nas estratégias certas, uma instituição financeira deve trabalhar com o marketing financeiro o mais breve possível.


Trata-se de um mercado competitivo e que não para de crescer, portanto, deixar essas estratégias para trás é perder espaço e boas oportunidades de negócios.


Considerações finais


Investir em marketing é uma necessidade para qualquer tipo de empresa, independentemente de ser uma pequena loja de bairro ou um banco internacional.


É por meio dessas ações que o público conhece os produtos e serviços oferecidos e passa a confiar mais na companhia. O marketing financeiro oferece os insumos necessários para as instituições do setor.


Por meio dele, essas companhias conseguem mostrar seus produtos e serviços, mantêm o público sempre bem informado e têm acesso a muitas oportunidades de negócios.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

19 visualizações0 comentário

留言


bottom of page