Guia completo para anunciar no Meta Ads


<a href="https://www.freepik.com/photos/icon-collection">Icon collection photo created by natanaelginting - www.freepik.com</a>

Imagine uma ferramenta de publicidade que pode alcançar seu cliente ideal com base em dados como preferências individuais, interesses e comportamentos. O Meta Ads tem esses recursos e muito mais!


Os anúncios do Facebook são usados ​​por centenas de marcas e lojas online. Principalmente para quem não tem muita experiência nesse assunto nem um grande orçamento para começar a desenvolver estratégias de marketing, mas percebeu na plataforma a oportunidade de alcançar e se relacionar com os potenciais clientes.


A verdade é que a publicidade no Facebook pode ser muito benéfica para o crescimento da sua loja online. Mas para obter bons resultados, você precisa estar disposto a aprender algumas práticas e realizar as ações corretamente, avaliando os resultados obtidos.


Este texto é um guia completo para anunciar no Facebook Ads, indo desde a definição da ferramenta, as estratégias associadas a ela e um passo a passo para utilizá-la com qualidade.


O que é o Meta Ads?


Na prática, o Meta Ads é uma plataforma voltada para a realização de anúncios nas redes vinculadas ao Facebook, sendo um dos recursos de marketing mais eficazes para expandir os negócios, gerar leads e aumentar as vendas de produtos diversos, como cordoalha de aço.


Com ele, você pode ampliar o alcance da marca, criar diferentes públicos, alcançar usuários que já visitaram seu site e exibir sua marca para as pessoas certas.


Mas antes de começar, é preciso entender informações importantes sobre a plataforma, seus benefícios, diferentes tipos de publicidade, opções de segmentação e muito mais.


Como fazer um anúncio no Meta Ads?


O Facebook Ads é bastante fácil e intuitivo. No entanto, como a plataforma tem muitas opções de segmentação e formatos para anúncio, você precisa estar ciente de certas opções que podem parecer detalhes mínimos - mas que podem mudar significativamente o impacto do anúncio.


Confira esse passo a passo para criar anúncios na plataforma do Facebook.


1. Escolha metas


Nenhuma publicidade existe isolada. Ela faz parte de uma campanha de marca com objetivos claros, mesmo que não estejam definidos em detalhe no início.


Por exemplo, uma empresa pode ter como objetivo aumentar as vendas de brindes personalizados ou gerar conteúdo para aumentar o reconhecimento da marca para o público em geral.


Assim, os anúncios no Facebook começam com boas conversas com clientes ou departamentos, explicações detalhadas sobre a realidade que a marca vive, onde ela quer chegar e quais objetivos quer atingir no curto prazo e quais ações podem ajudar nesse processo.


Um bom planejamento de mídia é essencial para isso, pois ajuda a olhar essas informações de forma mais objetiva para atingir os objetivos da mídia paga.


2. Entre no Gerenciador de Anúncios


Com esta ferramenta de publicidade nas redes sociais, você pode criar diferentes formatos de anúncios, tanto no Facebook quanto no Instagram, ajustar sua segmentação e atingir um público mais qualificado.


Aliás, essa é uma das grandes diferenças entre impulsionar (utilizar um conteúdo já pronto para alcançar mais público) e criar anúncios no Facebook.

Se você tiver uma conta do Facebook que gerencia as fanpages às quais seus anúncios estão vinculados, clique em “Mais” na coluna da esquerda e, posteriormente, clique em “Ad Manager”.


3. Selecione um grupo-alvo


Em seguida, você precisa escolher quem vai visualizar estes anúncios, definindo os interesses do público.


Com tantas opções, definir seu público-alvo é fundamental para os resultados obtidos e é um dos momentos da criação que depende muito da criatividade em combinação e inteligência para avaliar testes, resultados e personalização, adequando melhor o conteúdo ao público-alvo.


A principal vantagem nesse sentido é que a plataforma pode salvar a segmentação programada pela empresa de engenharia civil, por exemplo, para próximas campanhas.

Além disso, proporciona ao usuário um ótimo ponto de partida para o desenvolvimento da campanha.


Assim, você pode usar a página do Instagram ou do Facebook de um cliente para encontrar pessoas com os mesmos interesses e comportamentos, por exemplo.


Para personalizar o público clique em “Novo” e escolha se deseja criar um público semelhante a um já utilizado, personalizar a audiência ou iniciar uma segmentação nova.

Esse processo inclui dados demográficos como interesses, páginas que o usuário está seguindo, idade, sexo, região e curtidas.


O processo é simples. Após a segmentação, você pode salvar seu público clicando em “Salvar este público”. A partir daí, está disponível na guia “Usar públicos-alvo salvos” para uso nas próximas campanhas desenvolvidas.


4. Defina um orçamento


Ao criar uma conta, você será solicitado a escolher entre dois métodos de pagamento: manual e automático.


Com os pagamentos manuais, você primeiro adiciona dinheiro e o usa para publicidade.

Já para pagamentos automáticos, a ordem é inversa. Primeiro, é preciso definir o limite de débito, ou seja, o valor estimado que será debitado na campanha, considerando o alcance desejado.


5. Crie o anúncio


Você precisa usar o menu à esquerda da plataforma para não se perder na organização e criação de materiais.


Isso também permite que você acompanhe a criação da campanha passo a passo, e retorne etapas, se necessário. Além disso, é possível desenvolver séries de anúncios, ou usar uma mesma campanha para diferentes nichos da audiência.