top of page

Marketing 5.0: O que é? Como planejar estratégias



O marketing é uma área de conhecimento e uma ferramenta de negócios que vive em constantes transformações, todos os dias as empresas, profissionais e acadêmicos buscam otimizar processos e gerar mais resultados, atualmente já está ocorrendo o marketing 5.0.


Cada onda do marketing tem as suas características, formatos, estruturas e plataformas que eram as mais rentáveis e influentes em determinados momentos, conforme as conjunturas mudam, os processos de marketing mudavam junto e evoluíram.


Durante essa transformação o movimento não era direto nem uniforme em todos os mercados, sempre existiram empresas que assumiram a vanguarda das ferramentas atualizadas e outras que passaram a adotar esse novo sistema em um outro momento.


Nos dias de hoje o marketing 5.0 deixou de ser uma tendência para o futuro ou uma novidade, cada vez mais ele está presente no dia a dia e melhorando os resultados das empresas de rastreadores de veículos que assumiram a dianteira dessa mudança.


Essa transformação acontece porque o formato gerado pelo marketing 5.0 é atualmente o que melhor atende às demandas do mercado atual, tanto para melhorar os investimentos quanto para alcançar mais clientes com um melhor efeito diante do público.


O empurrão final que o consolidou como uma ferramenta real que dominará o mercado pelos próximos anos surgiu com as demandas urgentes da pandemia, aumento da lealdade dos clientes, inclusão no mercado digital e atenção para novas necessidades.


Um dos fenômenos mais interessantes que podem ser observados no contexto do marketing 5.0 é a conexão entre a conectividade digital.


Além do fator humano e pessoal do público-alvo, melhorando a aderência desse cliente à marca tanto por formato quanto por conteúdo.


Por mais que a aplicação do marketing e das suas transformações apareçam no dia a dia das empresas de forma muito prática, as empresas se baseiam em estudos de acadêmicos que estruturam todos os modelos de transformação em livros para marcar essa passagem.


Como acontece as evoluções do marketing


Assim como acontece na historiografia humana tradicional, o histórico do marketing está marcado por transformações que evoluem seus conceitos, quando isso acontece de forma drástica, os estudiosos fazem uma divisão desse período.


É assim que nascem os conceitos de marketing 1.0, marketing 2.0, 3.0 até o atual 5.0 que apesar de já oferecer muitos benefícios e vantagens, ainda não é aplicado por muitas empresas como uma especializada em piso laminado claro.


As eras podem ser padronizadas e organizadas da seguinte forma, cada uma com os seus processos e focos mais específicos:

  • Marketing 1.0, a era dos produtos;

  • Marketing 2.0, a era dos consumidores;

  • Marketing 3.0, a era do valor;

  • Marketing 4.0, a era do relacionamento.

Esse processo não é novo, os primeiros relatos de empresas desenvolvendo estratégias de marketing data desde a revolução industrial.


Nesse momento o raciocínio das empresas era focado unicamente em vender um produto, sem se importar com criação de relacionamento.


Em geral, o motor da inovação dentro do marketing é a concorrência entre empresas, conforme mais empresas passaram a apresentar os seus produtos, isso passou a não ser o suficiente. Sendo necessário desenvolver outra plataforma, o marketing 2.0.


Nesse segundo momento as empresas passam a buscar compreender o comportamento e as demandas dos clientes de uma rede de farmácia, esse processo mudou a dinâmica do marketing colocando os consumidores como o centro do trabalho.


Esse processo se completa apenas com o surgimento do marketing 3.0, neste o cliente se torna mais exigente e passa a cobrar um posicionamento mais humano das empresas no dia a dia e preferir marcas que oferecem uma entrega de valor antes das vendas.


Já o marketing 4.0 é aquele que representa melhor o cenário do marketing que conhecemos na internet.


Em especial nas redes sociais as empresas de impressora evolis pebble aprenderam que não basta apenas vender, mas também se relacionar com os seus clientes.


O que é o marketing 5.0?


Mesmo que permaneça integrado às ferramentas digitais, a disputa por espaço nas redes sociais, nas buscas nos motores de busca, inscrições de email marketing e outros canais fizeram com que os processos tenham que ser otimizados com o tempo.


Assim surgiu o marketing 5.0, esse conceito pode ser definido como a instauração de processos que permitem o uso mais amplo da tecnologia, a grande evolução está na capacidade cada vez maior de conexão a partir dos canais.


Em um único meio como as redes sociais, os gestores de marketing de uma empresa de laudo de vistoria AVCB têm todas as ferramentas necessárias para criar peças, comunicar-se com o público, realizar uma entrega de valor atraente e se conectar.


Entende-se o marketing 5.0 como a melhor versão que temos até hoje no mundo do marketing do como o melhor uso da tecnologia para a compreensão e conexão humana.


Dentro desse contexto, o marketing 5.0 é o que mais responde os conflitos e demandas dos dias de hoje e oferece os mecanismos mais eficientes e capazes de gerir a produção de matéria e a análise de desempenho desse trabalho, assim como o retorno do investimento.


Entre esses desafios estão a apreensão da atenção em um mundo onde cada vez mais existem mais incentivos e gatilhos de atenção para diferentes públicos e para um vácuo geracional cada vez maior.


Isso significa que se anteriormente uma empresa de assentar paver poderia anunciar no comercial de televisão em horário nobre e assim aparecer no dia a dia de toda a família, desde o avô até o filho mais novo.


Essa não é a realidade atual, com a atenção tomada na maioria do tempo pelos celulares, cada membro de uma família vai seguir canais diferentes, responder a gatilhos diferentes e até conviver em redes sociais das mais diversas.


Esse processo faz com que seja cada vez mais importante as empresas coletarem dados para assim poder agir de maneira assertiva com suas ações para atingir seu público-alvo de forma muito mais certeira e eficaz.


Como o marketing 5.0 impacta o mercado


Analisar a mudança do marketing 5.0 é um fenômeno interessante por que é possível ver na prática as transformações de mercado na prática do correr do dia a dia. Um dos vetores dessa complementação foram as demandas geradas pela pandemia de covid 19.


As empresas de diversos mercados, desde roupas até fachadas em ACM tiveram que se adaptar a um novo modelo de consumo, o consumo conectado da nova geração e dos novos hábitos de consumo ligados diretamente com o aumento da tecnologia integrada.


Um dos impactos mais significativos dentro do mercado é a busca incessante de empresas por ferramentas digitais otimizadas e profissionais adaptados a esses materiais e ambientes para gerir a estratégia de marketing da empresa.


Nesse novo processo, a energia de trabalho técnico e criativo humano deve ser focado para o que é essencialmente necessário.


Enquanto outros processos devem ser delegados para as ferramentas de automação e de inteligência artificial para atender mais rápido e mais eficiente.


Além disso, ao longo de todos os momentos e eras do marketing, essa disciplina do conhecimento humano fez conexões com outras áreas para entender melhor o seu impacto no mundo e o comportamento humano como um processo de persuasão.


Com esse contexto, o marketing 5.0 chega com a consolidação de um trabalho de marketing integrado à psicologia e à neurociência para oferecer a proposta de valor mais atrativa e eficiente para os seus clientes em potencial mais rentáveis.


Considerações finais


O marketing é uma área de conhecimento teórico e prático presente em diversas questões do dia a dia.


Com o desenvolvimento constante das ferramentas e dos profissionais que trabalham nesse setor surgem novas vertentes de marketing com seus conceitos e inovações.


Atualmente, o mundo e os mercados passam pelo fim da transição entre o marketing 4.0 para o marketing 5.0, essa transição pode ser categorizada pelo aumento da presença da tecnologia e da automação ao mesmo tempo que a humanização é uma demanda clara.


Uma empresa de plotagem de frota pode dar os primeiros passos de uma estratégia de marketing 5.0 ao adotar mecanismos tecnológicos.


Além de conectados para o seu setor de marketing e ao mesmo tempo construir uma marca completa, atrativa e capaz de gerar retenção.


A tecnologia é uma ferramenta essencial desse processo por que ela é capaz de permitir o máximo de foco da atenção e da criatividade humana no que é realmente necessário enquanto oferece uma base de dados completa.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


59 visualizações0 comentário
bottom of page
link whatsapp