top of page

Marketing de Busca: Como ele funciona e sua importância?


<a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/profissional-de-marketing">Profissional de marketing foto criado por DCStudio - br.freepik.com</a>

Marketing de busca é uma estratégia de marketing digital que tem o objetivo de utilizar os buscadores e sua abrangência, para divulgar os conteúdos produzidos pela empresa, podendo ser pago ou orgânico.


Você se lembra das listas telefônicas? Antigamente, as pessoas recorriam a elas quando precisavam encontrar um produto ou serviço, ou eram orientadas pelos anúncios no jornal.


Depois do surgimento da internet e, principalmente, dos buscadores, como o Google, ficou muito difícil imaginar essa situação. Eles substituíram as listas telefônicas e com apenas alguns cliques o usuário consegue encontrar a informação que precisa.


Mas, enquanto a internet facilitou a vida das pessoas e até mesmo das empresas, também aumentou muito a concorrência. O objetivo agora não é mais se destacar na lista telefônica, mas tornar- se visível para as pessoas.


Em outras palavras, a marca precisa ser encontrada pelo público, e uma das formas de fazer isso é investir em marketing digital, mais precisamente, no marketing de busca.


Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito e algumas estratégias de marketing de busca, como aplicá-lo e falar um pouco sobre sua importância. Confira.


Entenda o conceito de marketing de busca


A internet é um ambiente democrático e justamente por causa disso qualquer pessoa ou empresa pode criar conteúdos e anúncios, sobre os mais variados assuntos.


Os usuários, por sua vez, podem encontrar tudo o que precisam com apenas alguns cliques e no centro desse funcionamento estão os buscadores, como o Google, Yahoo e Bing.


Seria muito complicado se não existisse uma maneira que ajudasse a organizar as páginas e ranqueá-las, de acordo com as necessidades do usuário.


Mas se um fabricante de portão basculante garagem quiser utilizar o marketing de busca, precisa compreender como o ranqueamento funciona.


Quando uma pessoa procura algo na internet, geralmente no Google, é direcionada para uma SERP, sigla em inglês para “página de resultados de mecanismos de busca”.


Nessa página, os conteúdos aparecem divididos entre duas categorias, sendo os pagos e os orgânicos. A finalidade do marketing de busca é criar um conjunto de estratégias que ajudem a alcançar uma boa exposição na página de resultados.


Para isso, o proprietário do site precisa investir em algumas estratégias específicas, dentre as quais se destacam:

  • Links patrocinados;

  • Otimização de páginas;

  • Palavras-chave;

  • Produção de conteúdos.

Para entender um pouco mais o conceito dessa prática, é muito importante conhecer suas principais estratégias.


Vamos começar pelos links patrocinados. O próprio Google oferece uma plataforma conhecida como Google Ads, onde as marcas podem anunciar seus produtos e serviços e aparecerem entre os primeiros resultados de pesquisa.


Assim, quando uma pessoa pesquisa alguma informação, como bebedouro escola, vai encontrar entre os resultados, links orgânicos e links pagos.


Os links pagos são as estratégias patrocinadas e identificadas como anúncios nos resultados de pesquisa. O anunciante pode escolher outras plataformas para a sua exibição, como no caso do e-mail, YouTube, entre outras possibilidades.


A otimização de páginas, também conhecida como SEO (Search Engine Optimization), conjunto de estratégias cujo objetivo é fazer com que uma página apareça entre os primeiros resultados de pesquisa, de maneira orgânica.


Portanto, estamos falando de uma ação contrária ao link patrocinado. Para funcionar, dentre outras estratégias, o SEO depende de uma boa escolha de palavras-chave, termos usados pelos usuários para fazer as pesquisas.


As palavras-chave são empregadas em anúncios pagos, conteúdos orgânicos e ao longo das páginas da empresa na internet. Para escolher que termos vai empregar, é necessário conhecer muito bem o público do negócio.


Por fim, para ser encontrado com mais facilidade pelos buscadores, é necessário produzir conteúdos de qualidade e relevância para a audiência.


Como aplicar o marketing de busca?


Para aplicar o marketing de busca, um fabricante de alternador regulador precisa investir nas estratégias de SEO. Como falamos, esse método consiste em melhorar o ranqueamento da página de maneira orgânica.


Essas otimizações acontecem diretamente na página, embora seja possível fazer externamente. Mantendo o foco no site do seu negócio, uma das maneiras de estruturar bem sua página é compreender quem é o seu público.


O público-alvo do negócio é formado por pessoas que possuem características em comum e que realmente têm potencial para comprar algo. Ademais, é do público-alvo que surge a persona da empresa.


Outro ponto fundamental é estudar as palavras-chave utilizadas pela audiência, visto que esses termos precisam estar presentes nos conteúdos, anúncios e páginas, para sinalizar aos buscadores qual é o assunto abordado e sua relevância.


Mas apenas criar conteúdo qualificado não garante que o site apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.


O propósito do Google é garantir a melhor experiência para o usuário, por isso, quando alguém pesquisa alguma coisa, por exemplo, sobre torneira para banheiro, ele também verifica outras características.


Dentre elas está o tempo de carregamento da página, escaneabilidade, alcance da plataforma e assim por diante.


Não se esqueça de otimizar a URL da página, sendo geralmente composta por letras e números organizados aleatoriamente, dificultando sua leitura.


O ideal é que a URL tenha tamanho reduzido e informe o título do conteúdo que está sendo tratado na página. Para potencializar ainda mais sua indexação, recomenda-se inserir a palavra-chave no endereço.


Quando o usuário pesquisa alguma informação, os resultados são acompanhados de textos descritivos, conhecidos como meta description.


Mesmo que ela não seja um fator oficial para o ranqueamento da página, é um elemento importante para atrair a atenção do usuário e convencê-lo a clicar no link.


Uma empresa de serviço motorista particular deve cuidar do design de sua página porque o algoritmo do Google presta muita atenção a este fator.


É fundamental que ele seja responsivo e proporcione uma navegação eficiente e rápida, principalmente para os dispositivos móveis, tendo em vista que, hoje em dia, a maioria das pessoas acessa a internet por meio de tablet e celular.


Por fim, dê atenção especial à qualidade do conteúdo, criando materiais completos e que realmente se destaquem de outros que falam sobre o mesmo assunto.


Importância do marketing de busca


Após entender o conceito do marketing de busca, suas estratégias, de que maneira ele deve ser aplicado, não deve ser tão difícil imaginar por que ele é tão importante.


Essa prática gera muitos impactos para todas as outras estratégias de marketing digital e, consequentemente, para os canais que sua empresa utiliza, como site institucional, blog, portal de notícias, redes sociais, lojas virtuais e assim por diante.


Absolutamente todo tipo de empresa, como uma especializada em lavagem de almofadas, pode se beneficiar com o marketing de busca, isso porque ele ajuda a atrair tráfego e aumenta o potencial de conversão para a plataforma.


Independentemente de qual seja o segmento da organização, essa estratégia está entre as melhores do marketing digital e traz os resultados mais almejados pelas companhias.


Por exemplo, para uma empresa que atua no segmento de comunicação, essa prática utiliza as estratégias de SEO para aumentar a exposição dos materiais publicados, gerar acessos, melhorar o tráfego, dentre outras vantagens.


Isso só é possível porque, por meio dele, uma empresa de hidrômetro de água digital desenvolve uma boa escrita, melhora a estrutura de seu texto, distribui melhor os elementos de comunicação e melhora consideravelmente suas práticas de SEO.


Com tantas melhorias, é natural que a disseminação dos conteúdos e estratégias da empresa seja muito maior. O objetivo das marcas hoje é alcançar o maior número de pessoas, mas todos estão fazendo isso em simultâneo.


Para o usuário, isso é muito benéfico, visto que terá acesso a inúmeros materiais de qualidade que vão responder sua pergunta e esclarecer suas dúvidas, mas, para as empresas é sinal de muita concorrência.


Mas por meio do marketing digital, uma empresa desenvolvedora de sistema de câmeras consegue se destacar, atrair pessoas para seu endereço na web e tirar o melhor proveito de seu investimento em marketing digital.


Por outro lado, se o foco não for os mecanismos de busca, dificilmente as estratégias orgânicas farão sentido e trarão os resultados almejados. Mesmo que você invista em links patrocinados, ainda assim, é necessário o marketing de busca.


Considerações finais


O marketing digital trouxe muitas mudanças e abriu inúmeras possibilidades para que as empresas possam divulgar suas marcas, produtos e serviços, de maneira mais assertiva e direcionada.


Existem várias maneiras de colocar em prática, mas os buscadores precisam ser vistos como porta de entrada para o relacionamento entre as organizações e os consumidores, daí a importância de investir em marketing de busca.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


124 visualizações0 comentário
bottom of page
link whatsapp