top of page

Marketing de serviço: Descubra o momento certo de ser aplicado



O marketing de serviço é uma estratégia para agregar mais valor a um serviço e tem como objetivo convencer os clientes a escolher uma empresa.


Por meio do conjunto de estratégias e técnicas, fica mais fácil melhorar a satisfação dos clientes e usuários que interagem com uma determinada marca.


Embora as estratégias de marketing sejam muito importantes, as empresas não devem se promover da mesma maneira. Cada organização tem suas diferenças, e elas precisam ser consideradas quando elas criam uma estratégia de divulgação a si próprias.


O setor de serviços é um impulsionador crescente da economia do país, mas para que ele continue crescendo e gerando lucros, ele não deve seguir as mesmas táticas das empresas que vendem produtos.


É preciso de investir em práticas concretas que convençam os clientes e atendam às expectativas do público, como foi o caso de uma empresa de jardinagem e limpeza, que melhorou significativamente seus resultados com essa estratégia.


Por isso, independentemente do tipo de serviço prestado, é fundamental entender os princípios do marketing para se destacar no mercado.


Portanto, para usufruir de todos os benefícios do marketing de serviços, conhecer este é essencial e, ainda assim, existem muitos empreendedores que não entendem ou que nunca ouviram falar dessas estratégias.


O que é o Marketing de Serviço?

O marketing de serviços é um conjunto de estratégias que agregam valor a um serviço e convencem o público a escolher uma empresa.


A maioria dos clientes sabem diferenciar produtos e serviços, mas poucos são capazes de definir seus conceitos de forma concreta e aceitável


Explicar o conceito do produto pode até ser simples, mas, ao mesmo tempo, a definição de serviço parece mais subjetiva e complexa. Por isso, investir em estratégias de marketing também pode ser um desafio.


É por isso que, para uma empresa de internet que faz cabeamento de rede residencial, as estratégias de marketing são bem diferentes do que para um negócio que vende móveis planejados, por exemplo.


Outro ponto muito importante a ser considerado é os critérios de contratação que também variam de uma empresa para outra. Afinal, a concorrência é sempre um fator a ser analisando, principalmente entre os prestadores de serviços.


Por isso, perante a todas as variáveis de mercado, investir no marketing de serviços é mais crucial do que parece. Ele irá ajudar a empresa a não depender da própria sorte para atrair e converter pessoas em clientes.


Os 7 Ps do marketing de serviços


Para quem realmente quer colocar essa estratégia em prática e obter resultados com ela, explicações superficiais não são suficientes.


Portanto, é importante compreender plenamente os princípios sobre os quais se baseia o marketing de serviços e o papel de cada princípio na missão de persuadir as pessoas a se tornarem clientes.


Com isso, a explicação 7 Ps do marketing de serviços e como observá-los ao desenvolver um plano precisa de ser definida antes mesmo de começar a investir nessa estratégia. São eles:

  • Produto;

  • Preço;

  • Praça;

  • Promoção;

  • Processos;

  • Pessoas;

  • Palpabilidade

Agora, para que a compreensão desses conceitos seja ainda mais clara, a definição de cada item será feita de forma objetiva para que o entendimento e aplicação sejam facilitados.


Produto


Aqui o produto pode ser qualquer coisa que uma empresa oferece, até mesmo um serviço de manutenção de impressora uv mimaki pode se encaixar neste conceito.


Por tanto, se uma empresa quer destacar seu negócio e garantir que saia na frente da concorrência, é preciso alinhar bem o produto que está vendendo com as expectativas do cliente.


Preço


Definir o preço certo é um desafio, principalmente no caso de serviços, pois alguns fatores subjetivos entram em jogo e tarefas semelhantes podem ter valores totalmente diferentes dependendo do ramo de atividade.


Pode ser útil estabelecer um padrão baseado nos valores da prática de mercado, tempo gasto nas atividades, qualificações necessárias para os serviços e outros elementos relevantes.


Isso ajudará a tratar os clientes de forma justa sem perder a lucratividade, que é o objetivo final de qualquer negócio que busque se manter ativo no mercado.


Praça


A praça é um lugar onde o trabalho é feito. Será no próprio local do negócio ou na casa do cliente? Pode ser feito remotamente ou deve ser feito pessoalmente? Essas são questões relevantes a serem avaliadas antes de definir os próximos passos.


Além disso, como no da produção de uma placa luminosa personalizada envolve uma logística necessária, como determinação de prazos, distâncias de deslocamento e disponibilidade de horários.


Todos esses aspectos terão impacto na capacidade da empresa de desempenhar suas funções com a qualidade adequada e na escolha de seus clientes.


Promoção


A promoção envolve tudo sobre a comunicação com o público para divulgar os serviços oferecidos pelo negócio.


Isso vai desde as informações utilizadas nas propagandas até a linguagem utilizada para se comunicar com os seguidores nas redes sociais e demais canais de comunicação.


Ao promover serviços como o de transporte frigo, é preciso ser inovador, dinâmico e humano para conquistar a confiança das pessoas e gerar uma maior percepção de valor nos serviços prestados pelo negócio.


Processos


Para ser recontratado por um cliente, não basta concluir o serviço. É necessário atender e até mesmo se superar em relação às expectativas dos consumidores tanto quanto é possível.


Desenvolver fluxos de trabalho eficientes é uma maneira de garantir que isso aconteça o tempo todo.


Para exemplificar, uma oficina especializada em direção eletro hidráulica que definiu o processo de trabalho e está bem alinhado internamente, fica muito mais fácil mostrar ao cliente como o serviço será realizado. Essa transparência pode ser a chave para o sucesso.


Isso porque, quando os clientes se deparam com várias opções, geralmente escolhem aquela que passa mais segurança, e o processo bem definido será uma poderosa arma de marketing nesse quesito.


Pessoas


Escolher os colaboradores certos para trabalhar junto a empresa também é parte fundamental para garantir o sucesso das operações na empresa.


Uma equipe bem treinada e competente, gera muito mais oportunidades de negócio e consegue motivar os clientes a recomendar seus serviços a outros.


Palpabilidade


A palpabilidade ou acessibilidade refere-se à evidência física de um serviço que deve ser divulgado.Por ser intangível, é necessário fornecer pequenas dicas visuais para ajudar os clientes a visualizar o valor da oferta.


Isso inclui muitos fatores, desde a forma como o provedor de serviços se veste até seu site, mídias sociais e cartões de visita.


Quanto mais "alcançável" for o serviço para os clientes, maior a probabilidade de eles o contrataram e serem fidelizados pela qualidade, entrega e comunicação da empresa.


Qual a importância do marketing de serviço?


A importância do marketing de serviços está diretamente ligada à qualidade da entrega do mesmo. Afinal, conseguir novos clientes sempre será mais difícil do que fidelizar os que já existem.


Por isso, além de investir em métodos para melhorar os serviços prestados, a experiência do cliente e demais pontos relacionados outras vantagens podem ser evidenciadas, são elas:

  • Mais credibilidade perante o público-alvo e clientes;

  • Maior visibilidade e destaque perante o mercado;

  • Maior margem de lucro para a empresa;

  • Mais valor para a marca;

  • Atração e fidelização de mais clientes.

Com isso, é possível dizer que o marketing de serviços pode trazer muito mais retorno para uma empresa que faz outdoor lonado, do que outros tipos de estratégia.


Como aplicar o marketing de serviços?


Aplicar o marketing de serviços pode ser muito mais simples do que parece. Basta entender seus fundamentos e adaptar suas estratégias para o modelo de negócios da empresa.


É importante enfatizar que, apesar de não existir uma fórmula mágica para a implementação dessa estratégia, é possível aplicá-la com algumas dicas e aumentar os resultados da empresa. As dicas são:


Focar no público


A importância de ter uma equipa bem preparada, sempre pronta a prestar o melhor serviço e satisfazer os clientes mais exigentes.


Mas não é apenas nos funcionários que o foco deve ser mantido. É preciso também dar atenção às necessidades dos clientes e da importância de considerá-los em todas as etapas do processo.


Investir em um atendimento de qualidade e construir um relacionamento próximo com essas pessoas fará toda a diferença nos resultados a longo prazo.


Definir um diferencial para o serviço


O objetivo do marketing de serviços é diferenciar uma marca de seus concorrentes. Portanto, não faz sentido tentar uma posição sob o sol posicionando-se como qualquer outra empresa.


É preciso inovar, superar, encontrar a diferença e mostrar a todos que sua empresa merece atenção. Pode ser a forma de interagir com os clientes, o atendimento mais rápido, a extensão das operações na área ou qualquer outro recurso que agregue valor ao negócio.


Acompanhar os resultados


Por fim, é preciso focar em uma das principais razões pelas quais diversas campanhas de marketing não obtém sucesso, a falta de acompanhamento dos resultados.


É importante não deixar de analisar o desempenho da empresa na captação de leads por meio do marketing de serviços por meio de métricas e KPIs.


Ao ficar de olho nesses dados, até mesmo uma fabricante de pulseira identificação idoso poderá ver o que está acontecendo de errado e fazer ajustes em tempo real para otimizar até mesmo estratégias que já funcionem bem.


Considerações finais


O marketing de serviço é uma ótima estratégia para diferenciar uma empresa em um mercado cada vez mais competitivo.


Por isso, empresas disputam freneticamente preços e prazos, desenvolvem ações que ajudam a construir relacionamentos com clientes e estratégias do segmento. Tudo com o objetivo de se destacar.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blogGuia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

14 visualizações0 comentário
bottom of page
link whatsapp