top of page

Marketing empresarial: O que é?


Marketing empresarial nada mais é do que um conjunto de ações que possuem o objetivo de ajudar o negócio a conquistar clientes e fidelizar aqueles que já se tem, trazendo mais sucesso para a companhia.


Esse tipo de marketing é indispensável para construir uma imagem positiva da organização no mercado em que ela atua, melhorando o posicionamento dela perante o público, seus concorrentes e outras pessoas interessadas.


Investir nessa prática pode ser um grande diferencial na hora de elaborar estratégias mais vantajosas para a corporação, levando em conta questões como objetivos, esforços e direcionamento.


Quando se fala em marketing, automaticamente as pessoas pensam nos anúncios que visualizam na internet e em vários canais offline. Trabalhar a divulgação da marca, seus produtos e serviços é tão importante que todo mundo sabe da existência do marketing.


Mas, dentro dessa área, existem inúmeras maneiras e possibilidades de posicionar o negócio no mercado em que ele atua, e todas elas têm como objetivo fazer com que a companhia alcance seus propósitos e obtenha bons resultados.


O marketing empresarial é um deles, por isso, neste artigo você vai compreender sua importância, entender o que é marketing on-line e conhecer as principais estratégias de marketing empresarial.


Importância do marketing empresarial


O marketing empresarial é importante por diversas razões, em primeiro lugar, porque ajuda a compreender quais são as necessidades e objetivos dos consumidores.


A partir do momento em que a organização entende o comportamento das pessoas, fica muito mais fácil elaborar um produto ou serviço que realmente solucione o problema delas.


Considerando o atual cenário econômico, onde a competitividade é muito grande, qualquer negócio que queira sobreviver e se manter ativo no mercado precisa se mostrar inovador para o público.


Em linhas gerais, uma empresa especializada em bacon caseiro defumado precisa mostrar seus diferenciais e destacá-los, e é justamente nesse processo que entra o marketing empresarial.


O foco dessa metodologia é mostrar para o mundo que o negócio oferece uma solução diferente daquelas que são encontradas no mercado.


Ele também reúne práticas que ajudam a entregar valor para os clientes, indo muito além dos aspectos tangíveis das soluções oferecidas.


Se você parar para pensar, vai se lembrar de muitas empresas que conseguem transmitir valor para o público. Como diferenciais, elas investem em design exclusivo, mesmo que outras organizações ofereçam produtos tão bons quanto os dela.


São companhias que conquistam verdadeiros fãs ao redor do mundo, depois também conseguem criar sensação de exclusividade.


Em tempos de internet, saber destacar os diferenciais da corporação é fundamental, tendo em vista que os usuários não querem ver anúncios indesejados.


O marketing empresarial entra nesse cenário como um aliado que ajuda a marca a encontrar os consumidores certos para as soluções que vende, evidenciando sutilmente a diferença que elas farão na vida dos clientes.


O que é marketing on-line?


Antes de colocar em prática as estratégias de marketing empresarial, uma empresa de tecnil precisa saber o que é marketing on-line.


Também conhecido como marketing digital, nada mais é do que um conjunto de atividades que empresas e pessoas executam por meio da internet, tendo como objetivo atrair possibilidades de negócios.


Essas ações também ajudam a desenvolver a identidade da marca e trabalha por meio de várias estratégias, como:

  • SEO;

  • Inbound Marketing;

  • Marketing de Conteúdo;

  • Mídias pagas.

Hoje em dia, trabalhar com as estratégias on-line tornou- se a principal ferramenta para divulgar produtos e serviços dos mais variados tipos, tendo em vista que os consumidores estão conectados o tempo todo.


As principais vantagens do marketing na internet são suas estratégias mensuráveis, direcionadas e personalizáveis, além da capacidade de impactar as pessoas no momento mais adequado.


A divulgação de produtos e serviços na internet pode ser feita por pessoas e empresas de todos os segmentos, e o melhor de tudo é que cada um pode investir os meios que tiver e, mesmo assim, obter excelentes retornos.


Ao investir em marketing on-line, tudo o que um fabricante de afastador labial de borracha precisa fazer é planejar adequadamente as estratégias, de acordo com os objetivos que pretende alcançar.


É fundamental mensurar os resultados das campanhas e ações para que as mudanças necessárias sejam realizadas, otimizando os investimentos por parte da empresa.


O marketing empresarial pode e deve ser realizado na internet, mas, para que isso seja possível, é fundamental conhecer suas principais estratégias.


Principais estratégias de marketing empresarial


Se o negócio souber usar corretamente esse tipo de marketing, terá acesso a vários benefícios que só ele é capaz de trazer. Algumas das principais estratégias para alcançá-los, são:


1. Usar canais de vídeo


Hoje em dia, a maioria dos usuários prefere consumir conteúdos em formato de vídeo, pois eles são mais didáticos e fáceis de compreender.


Uma empresa de lavagem de carpete a seco pode usar o YouTube para transmitir seus conteúdos. A elaboração de materiais audiovisuais é a melhor forma de transmitir informações interessantes para a audiência e aumentar o engajamento.


Mas os vídeos não precisam ser necessariamente apenas anúncios publicados no canal.


A marca pode criar seu próprio perfil no YouTube para postar vídeos sobre assuntos do interesse de seu público e melhorar a comunicação.


2. Fazer parcerias


Outra medida eficiente é fazer parcerias com profissionais e outras organizações alinhados com o propósito do negócio.


Entre as estratégias de parceria mais comuns estão o Guest Post e a co-produção de e-books e newsletter. O mais importante é identificar quem é o público-alvo da marca para que todas as produções sejam capazes de atrair mais clientes.


3. Usar as redes sociais


Os avanços tecnológicos e o aumento da velocidade da internet possibilitaram que as pessoas estejam cada vez mais conectadas. Dentre as plataformas mais usadas por elas estão as redes sociais.


Para um fabricante de sonda nasoenteral fio guia, elas representam excelentes canais de comunicação com o público, tendo em vista que é muito difícil encontrar alguém que não tenha pelo menos um perfil em uma dessas plataformas.


Mas a empresa não deve criar perfis aleatórios em todas as redes sociais que encontrar, na verdade, seu negócio precisa estar presente nos canais onde o público-alvo está.


As opções mais comuns são o Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, mas antes de se decidir, faça uma pesquisa sobre sua audiência para entender onde os usuários mais estão.


Geralmente, as marcas precisam realizar ações de marketing em mais de uma rede social, mas, independentemente disso, crie perfis apenas onde o seu público está.

Isso é importante porque eles precisam estar sempre atualizados com conteúdos relevantes, e não apenas veiculando propagandas sobre os produtos e serviços.


Fazer a atualização de várias plataformas semanalmente é muito trabalhoso, por isso, o profissional especializado em consultoria fisioterapia deve dar preferência para os canais usados pelas pessoas que pretende impactar.


4. Investir em links patrocinados


Os links patrocinados são estratégias de marketing digital exibidos em diferentes plataformas, como no caso do Google e das redes sociais.


O propósito dessas campanhas é divulgar os produtos e serviços, exibindo os anúncios nos resultados de pesquisa e em momentos oportunos para os usuários.


5. Criar um blog


O blog é uma das estratégias mais importantes para as marcas que querem conquistar posicionamento orgânico na internet.


É nesse canal que uma retífica de motor diesel vai publicar conteúdos relevantes, educativos e de qualidade para a audiência. Os materiais precisam abordar assuntos direcionados ao público e esclarecer as principais dúvidas dos usuários.


Mas, para que os resultados sejam realmente satisfatórios, é necessário usar as estratégias de SEO, sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de ações que otimizam as páginas para que elas ocupem boas posições nas pesquisas.


Uma das principais estratégias de SEO é o uso de palavras-chave que os usuários buscam como termos de pesquisa.


A ideia por trás do SEO é melhorar a qualidade dos textos para que eles apareçam bem posicionados nos resultados e atraiam uma grande quantidade de visitantes para o blog.


6. Pedir avaliações de clientes


Uma empresa de piso tipo paver pode pedir avaliações de seus clientes para influenciar positivamente a decisão de compra de outras pessoas.

Identifique quais são os locais mais importantes para as avaliações aparecerem e motive os compradores satisfeitos a darem sua opinião.


Se alguém fizer um comentário negativo, entre em contato com a pessoa imediatamente para solucionar o problema e reverter o quadro.


Considerações finais


O marketing empresarial é muito importante para diferenciar o negócio de seus concorrentes e aumentar a competitividade dele no mercado em que atua.


As principais estratégias desse tipo de marketing são exatamente aquelas presentes no marketing digital, pois estar na internet é fundamental para aumentar o reconhecimento do público e as oportunidades de vendas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

53 visualizações0 comentário
bottom of page
link whatsapp