top of page

Marketing Gastronômico: tendências para 2023

O conhecimento em estratégias de Marketing Gastronômico é necessário para restaurantes, lanchonetes, pizzarias e outros estabelecimentos de alimentação.


Em última análise, nem todas as estratégias de marketing digital ou tradicional são consideradas “normais” e não levam em conta o contexto específico dos restaurantes.


Adicionalmente, uma vez que é imperativo colocar clientes no estabelecimento para vender comida, é crucial perceber quais as técnicas de Marketing Gastronômico que realmente surtem efeito e produzem resultados.


Assim, o marketing de produtos gastronômicos deve criar um diferencial para a marca, isso vai transformar as necessidades da marca em desejos. É semelhante ao que uma marca de espuma para banco automotivo faz para inovar, porém no setor gastronômico.


Isso vai fazer com que a gastronomia transmita sensações sensoriais e emocionais aos clientes, fazendo com que a reputação da marca e o produto em si sejam elevados.


Qual o conceito do marketing gastronômico?


O marketing gastronômico é a aplicação de técnicas e estratégias de marketing para promover e vender produtos e serviços na indústria da alimentação e bebidas.


Ele inclui a criação de uma identidade de marca, a definição de um posicionamento de mercado, a segmentação de público-alvo, o desenvolvimento de campanhas publicitárias e a gestão de relacionamento com os clientes.


O objetivo é aumentar a visibilidade e a popularidade de um estabelecimento, produto ou serviço gastronômico assim como é feito com outros setores de negócio, desde as pequenas lojas locais, até grandes fabricantes de portão articulado para garagem.


Qual a importância do marketing na gastronomia?


Hoje, a intensidade competitiva do mercado gastronômico é alta. O objetivo principal do marketing é desenvolver trabalhos que possam resolver problemas em um curto período de tempo, criando estratégias eficazes para cada tipo de cliente.


O marketing tem um papel significativo no mercado gastronômico, deve maximizar resultados percebendo tendências, identificando oportunidades e aumentando a utilização de seus recursos.


Mas também, essa área do marketing deve levar em consideração os benefícios financeiros e uma boa posição no mercado, assim como em um aluguel de endereço comercial.


É vital que o empreendedor faça uma pesquisa de mercado ao planejar um novo estabelecimento ou sua reforma, os resultados da pesquisa determinarão o resultado desejado.


Este estudo deve se concentrar em preço, localização, decoração, tipo de cozinha e outros aspectos que afetam o sucesso do negócio.


Para tal, só através de estratégias eficazes de marketing alimentar é possível atingir os objetivos de aumentar a retenção de clientes e conquistar novos clientes, eliminando concorrentes e conquistando o mercado.


Hoje, a gastronomia deixou de ser considerada a transformação de produtos em deliciosas refeições, os clientes passaram a exigir mais do que a simples aquisição de um produto; eles querem participar de novas experiências.


É isso que o trabalho de marketing gastronômico faz, sendo capaz de revolucionar a forma como tudo é feito dentro e fora dos restaurantes.


Como aplicar o marketing gastronômico?


O marketing gastronômico é uma ferramenta fundamental para o sucesso de estabelecimentos alimentícios e bebidas, desde pequenos negócios até grandes marcas.

E assim como nas empresas fabricantes de cano de irrigação 2 polegadas, aplicar técnicas de marketing neste setor é importante para destacar a diferenciação, criar uma imagem de marca forte e atrair e fidelizar clientes.


É preciso conhecer o público-alvo, entender suas necessidades e desejos, e desenvolver estratégias personalizadas que chamem a atenção e criem uma conexão emocional com o produto ou serviço oferecido.


Além disso, é importante utilizar canais de comunicação adequados, como mídias sociais, eventos e promoções, para aumentar a visibilidade e fazer com que o estabelecimento se destaque no mercado.


Aplicar o marketing gastronômico de forma eficiente pode levar a um aumento significativo de vendas e a uma presença sólida e duradoura no mercado assim como em qualquer outro negócio, principalmente os de conexão para mangueira de irrigação.


E para ter sucesso no marketing gastronômico, seguir algumas estratégias pode ser muito útil para alavancar os resultados do negócio. Essas estratégias são:


Entender qual o perfil do público


O primeiro passo para aplicar o marketing em qualquer campo é entender completamente seu público-alvo. É diferente em cada ramo, seja ele o de fachada em ACM preto ou gastronômico, mas mesmo dentro da gastronomia e da restauração há semelhanças.


Todo restaurante deve determinar a idade do público, os seus principais interesses, preocupações e dificuldades, bem como os seus hábitos e outras características comuns como:


  • Gostos;

  • Interesses;

  • Comportamento de compra;

  • Hábitos de consumo.


Só depois de ter essas informações os proprietários dos restaurantes poderão determinar os próximos passos, devem sempre se lembrar dessas informações por mais importantes que sejam.


Garantir uma ótima experiência para os clientes


Garantir que o cliente tenha uma experiência positiva é fundamental para que futuramente ele volte ao restaurante para comer no estabelecimento.


Isso pode ser feito investindo em um ambiente agradável com mesas e cadeiras organizadas, música ambiente agradável, entre outros itens e experiências fornecidas no local.


Já para os clientes que normalmente pedem comida por meio de um serviço de entrega também devem ser cautelosos. Como resultado, investir dinheiro com embalagens protetoras para alimentos e uma apresentação dos pratos é crucial para ter sucesso.


Investir em ações nas redes sociais


Para aumentar a clientela e a publicidade dos restaurantes, uma tática popular é incentivar os consumidores a compartilhar fotos de sua comida nas redes sociais e incluir a localização do estabelecimento.


Essa estratégia é semelhante às usadas por marcas de rastreador e bloqueador veicular via celular, pois a interação com os dispositivos móveis e redes sociais cria uma ação positiva para a marca.


Isso é possível através de vários métodos. Incentivando os check-ins no Facebook para obter acesso ao Wi-Fi, participar de promoções ou fazer um evento divertido na loja que inspire os clientes a tirar fotos para o Instagram.


5 benefícios do marketing gastronômico


O marketing gastronômico é uma tendência forte que vem crescendo cada vez mais e os estabelecimentos que não souberem aproveitar as vantagens que ele traz podem acabar tendo prejuízos no futuro.


Dentre os benefícios mais vantajosos do marketing gastronômico, além de aumentar o faturamento do negócio, existem alguns outros benefícios que valem a pena serem citados. Estes são:


Destacar o negócio da concorrência


Este primeiro benefício é sem dúvida o mais significativo. Devido ao grande número de restaurantes e empresas na cidade, no estado e no país, os empreendedores desejam que seu restaurante ou empresa seja o ponto focal da cena.


Dessa forma, usar o marketing gastronômico é uma boa forma de garantir mais destaque para o estabelecimento.


Este benefício terá um impacto significativo, pois se o restaurante for destaque, tudo ficará mais simples. No entanto, para ser o centro das atenções, os chefs devem garantir uma experiência incrível para os clientes.


Marketing orgânico


Com uma marca eficaz, as pessoas serão atraídas para o negócio mais profundamente. Além disso, se uma pessoa estiver encantada, ela irá divulgar a experiência o máximo possível.


Num mundo onde a influência e a informação são primordiais nas relações de compras até de vaporizador de cabelo profissional, as recomendações e o marketing “boca a boca” são benéficos para aumentar a base de clientes e ocupar mais território no contexto local.


Novas oportunidades de negócio


Os distribuidores e fornecedores das indústrias alimentar e gastronômica procuram comercializar os seus produtos nos restaurantes mais conceituados, nomeadamente naqueles com marca e imagem mais positivas.


Como resultado, o marketing gastronômico facilitará a aquisição de novas oportunidades para o negócio crescer exponencialmente.


Maior retenção dos clientes


O marketing eficaz pode ajudar um estabelecimento a lidar com os notórios problemas de retenção durante a jornada do cliente.


Esse tipo de retenção está associado ao desejo de ficar de olho, pensar em virar cliente e comprar, mas acaba abandonando o caminho.


Se um restaurante tiver um marketing gastronômico dedicado e pensado especificamente para ele do ponto de vista do marketing e do design, aliado à arquitetura, esses potenciais clientes ficarão satisfeitos com o negócio e não desistirão de consumir no local.


Possibilidade de atrair novos clientes


A marca de um bom restaurante atrai mais clientes, pois estes se preocupam em se conectar com os clientes onde quer que eles estejam, cultivando laços fortes.


Se o restaurante for o foco das atenções, tiver uma menor taxa de retenção e uma aplicação de marca bem-sucedida, ficará muito mais atraente a novos clientes, que irão consumindo assim os produtos comercializados.


Considerações finais


Construir uma boa reputação é fundamental para qualquer tipo de negócio que deseja se solidificar no mercado, contudo é ainda mais importante no ramo alimentício.


Dessa forma, contar com as estratégias de marketing gastronômico é fundamental para os restaurantes conseguirem atrair clientes, posicionar a marca e aumentar os resultados do negócio.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


39 visualizações0 comentário
bottom of page