top of page

O que são SERP Features?


SERP Features são recursos de uma página que mostram os resultados do mecanismo de busca e onde se adiciona algo novo ao seu formato. O maior foco é que o Google aprimore esses recursos para que os usuários possam ter uma experiência altamente satisfatória.


Assim como as pessoas esperam que o laudo de caracterização ambiental seja bem atualizado, os usuários de alguns sites esperam que as SERP Features sejam atualizadas.


Pois, assim, os recursos serão bem melhores de serem usados dentro dos sites na internet.


É justamente o resultado mostrado pelos buscadores quando um usuário põe o termo de procura na caixa de busca e clica em entrar. Ou seja, é a página que vai trazer todas as informações e links que são relacionados ao que foi buscado.


Por exemplo, se a pessoa pesquisa por pasteurizador de leite industrial, ao surgir todos os resultados em uma página, é justamente sobre esta página que o artigo tratará. É lá que aparece tudo o que os usuários podem clicar quando pesquisar sobre certo assunto.


A dificuldade estética normalmente se dá por causa da estratégia em ficar entre as primeiras posições do rankeamento, aquelas que os usuários mais entram para dar continuidade às suas pesquisas. E, geralmente, são elas que mais recebem o tráfego.


Por isso, uma empresa que vende closet pequeno planejado para casal deve sempre estar em primeiro ou ao menos estar constantemente procurando por esta posição. Os mecanismos de busca sempre dão mais valor aos sites que ficam nas primeiras posições.


E, não por acaso, as primeiras posições das SERPs são foco de desejo de marcas que fazem investimento em marketing de conteúdo, pois é entre elas que o funil de marketing tem mais chance de trazer resultados, mesmo que seja a longo prazo.


Dessa forma, para planejar o SEO, é fundamental compreender bem o terreno com que se está lidando. No caso do Google, ele está cheio de oportunidades e aventuras que mudam a cada atualização inovadora de seus algoritmos.


Conceito de SERP


Como visto, a SERP é a página de resultados de busca dos mecanismos de pesquisa. A sigla vem de Search Engine Results Page e seu foco é ajudar os usuários a encontrarem o que estão procurando.


Ao colocar uma palavra-chave no campo de busca, o visitante se depara uma página cheia de resultados que são ligados ao termo utilizado.


O algoritmo do Google faz um ranking para dizer quais sites precisam aparecer nas primeiras páginas da SERP e ele leva em conta várias práticas de SEO, que é Search Engine Optimization.


Para ter um tráfego orgânico, a companhia precisa melhorar o seu blog ou site de acordo com SEO ou, do contrário, ela não vai ter muito espaço dentre diversos concorrentes.


Há várias maneiras de ganhar destaque no Google e elas não se limitam somente aos resultados em formato de lista.


A importância do SERP Features


Entendendo a SERP e suas Features, é possível ter estratégias de SEO muito mais eficazes e garantir uma conexão com o lead na área mais relevante da página de resultados, ou seja, entre as primeiras posições do mecanismo.


É uma maneira de conhecer a concorrência, descobrir as suas estratégias, e, claro, desenvolver respostas mais eficientes às suas ações, levando em consideração, por exemplo, investir em anúncios ou Features Snippets.


Isso significa que o conteúdo pode estar em um maior destaque que o de seus concorrentes ao ser desenvolvido com elementos que ajuda na sua apresentação em snippets, mas não necessariamente vai estar na primeira posição do rankeamento.


Para monitorar a performance de um site em SERPs, a empresa pode ajustar a ferramenta de monitoramento de posição. Esse instrumento vai auxiliar no monitoramento das SERP Features e ranqueamentos de suas palavras-chave que são alvo.


A empresa deve monitorar o seu site e os sites de todos os concorrentes, e ver quem ocupa o espaço nas SERP Features para cada palavra-chave. Uma forma rápida de realizar isso é filtrar bem o relatório de visão geral por SERP Features.


Com esses filtros, a empresa pode achar palavras-chave que ativam a SERP Features e palavras-chave que não o fazem. Ela deve fazer isso escolhendo uma Feature no menu suspenso e optando entre recurso na SERP e recurso que não está é da SERP.


Para ver rapidamente se um domínio está ranqueado para uma feature ou não, deve-se digitar o domínio final como o primeiro no menu superior e, em seguida, optar pela opção no filtro SERP Features para ver se ele é classificado ou não é classificado.


Dessa forma, a empresa pode facilmente ver se o seu próprio domínio está ranqueado para uma SERP Feature e achar resultados nos quais ela tem uma ótima posição na SERP, mas não mostra na Feature. Essas páginas de destino necessitam ser bem otimizadas.


Como conquistar bem as Features da SERP?


Além de usar o SEO para ter as primeiras posições do mecanismo de busca, algumas tarefas devem ser feitas visando as Features. São elas:


Estar nas primeiras posições da SERP


Os primeiros links da SERP são bem mais regulares, ou seja, estão em conjunto em uma espécie de grupo. Eles até devem trocar de posição, porém, muito raramente, de página.


Dessa forma, essa regularidade é valorizada, pois atrai muito mais consultas orgânicas e faz com que o conteúdo seja classificado como valioso entre vários outros.


Lutar contra as ações da concorrência


Os concorrentes diretos da empresa, ou das palavras-chave da estratégia, necessitam estar sempre no radar de todas as companhias que desejam ganhar as Features.


Isso porque, de modo eventual, eles serão os detentores das snippets e, então, vai ser necessário disputá-las com conteúdos e modelos mais valiosos. Principalmente, no radar da empresa de jive telefonia.


Mas é preciso analisar se o Google pôs o conteúdo em vídeo do concorrente na Featured Snippet, pois pode ser que esse formato seja o mais interessante para os usuários.


Desse modo, repetir a equação, só que de forma mais otimizada, pode ser um caminho muito mais seguro.


Ter mais atenção à escalabilidade do conteúdo


Conteúdos que mostram conceitos, por exemplo, devem priorizar a apresentação no início do texto e, de modo preferencial, com a palavra-chave em um tipo de intertítulo. Para snippets de conhecimento, isso é muito mais valioso.


De acordo com o estudo da Ahrefs, 8,6% dos cliques na SERP vão para as Featured Snippets em destaque, o que é um número bem significativo e digno de ser o foco de algumas estratégias, ainda mais para uma companhia de portaria remota.


Todo o restante se separa entre os anúncios e os resultados orgânicos, especialmente, as primeiras respostas, que são ganhas com ações de SEO, seja na parte de estrutura dos sites, seja para criar conteúdos valiosos para os usuários e buscadores.


Como funcionam as estratégias?


Na SERP, o algoritmo do mecanismo procura trazer os resultados mais importantes para a pesquisa do usuário. Para isso, ele faz a classificação das páginas de acordo com uma sequência de fatores de SEO.


No entanto, a empresa já deve ter reparado que não são só sites que são apresentados na SERP. O mecanismo aprimora continuamente a página de resultados, procurando trazer uma ótima experiência para o usuário.


Assim, dependendo da busca que se fizer, o Google pode escolher os resultados de diferentes maneiras, colocando no topo da SERP o que o algoritmo entende ser mais valioso para atender a pesquisa que foi realizada.


Por exemplo, se o usuário pesquisa por etiqueta adesiva kraft, o mecanismo vai escolher os melhores resultados e mostrar a esse usuário. Isso inclui:

  • As imagens;

  • Vídeos;

  • Resultados em texto;

  • Locais;

  • Tweets.

Portanto, são esses itens que são chamados de SERP Features, ou também recursos da SERP.


Considerações finais


A SERP é basicamente a página de resultados que os usuários sempre veem quando digitam a busca no mecanismo de pesquisa. No entanto, ela tem o poder de ajudar a empresa a desbloquear o potencial total do site desta mesma organização.


Embora pareçam difíceis, há caminhos tangíveis que uma empresa ltcat pode seguir para ranquear muito bem nas SERPs e ter um bom tráfego orgânico que ela deseja.


Embora os mecanismos de pesquisa estejam sempre se transformando, as SERPs, o SEO e um conteúdo valioso de muita qualidade, com certeza são ótimos recursos para ajudar a empresa a permanecer no topo.


Agora que foi possível compreender bem o que são as SERPs, é hora de iniciar e otimizar o SEO para ajudar o site a chegar a seus objetivos. Inclusive, se o site for para oferecer serviços de automação porta de vidro.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


8 visualizações0 comentário
bottom of page
link whatsapp