top of page

O que é trade de marketing e sua importância?


O que é trade de marketing e sua importância?

Trade de marketing é uma estratégia voltada para o posicionamento das mercadorias nos pontos de vendas, e seu propósito é fazer com que os consumidores consumam os produtos em diferentes estabelecimentos, tanto no varejo quanto no atacado.


Trata-se de uma das estratégias de marketing mais antigas, além de ser uma prática fundamental para organizações que querem destacar suas soluções. Fazer esse trabalho é muito importante para quem não possui um canal de vendas direto.


É assim que as mercadorias estarão visíveis, em posições estáveis e, principalmente, serão mais competitivas no mercado, influenciando a decisão de compra do consumidor de maneira positiva.


As marcas precisam saber como vão distribuir seus produtos nos pontos de vendas, pois é isso que vai ajudar a expandir e manter seus produtos no mercado. O trade marketing atende essa necessidade através de estratégias específicas.


Elas fazem parte de uma rotina que ajuda a compor a realidade do negócio, e é justamente por isso que suas ações são muito específicas.


Neste artigo, vamos explicar para que serve o trade marketing, qual é a sua importância e como estruturar uma boa estratégia.


Entenda o que é e para que serve trade marketing


Trade marketing nada mais é do que uma estratégia para expor os produtos nos pontos de venda e centros de distribuição, como no caso das empresas de varejo.

É dessa forma que o público consegue visualizar as prateleiras e todos os setores onde as mercadorias são ofertadas. Mais do que aumentar a visibilidade, é uma estratégia para posicionar a marca no mercado.


Quando o empreendedor investe em aluguel espaço comercial para vender os mais variados produtos e serviços, precisa entender como vai expor essas mercadorias.


Sem esse conhecimento, não é possível colocar os produtos adequadamente no ponto de venda, de modo que ele faça sentido para o fabricante e possa impactar o público.


Por conta disso, o trade marketing também se posiciona como uma ferramenta fundamental para aumentar a competitividade das soluções fabricadas e o modo como elas são colocadas no mercado.


É fundamental ter um bom relacionamento com os pontos de venda, sendo este um dos fatores mais importantes para essa prática. Em outras palavras, os fabricantes precisam estabelecer uma conexão positiva com os varejistas.


Isso garante que seus produtos tenham um lugar garantido e sejam devidamente divulgados. Justamente por isso, existe toda uma negociação quando se trata dessa estratégia.


O objetivo é estabelecer uma relação de parceria, tanto por parte dos produtores quanto com os distribuidores, pois todos vão sair ganhando. Mas, para ter uma boa relação de ganho, é fundamental saber estabelecer essa estratégia.


Para os fabricantes, não basta estar em muitos lugares, tendo em vista que, assim como um fabricante de painel de aeroporto, é fundamental refinar os locais onde as mercadorias serão distribuídas.


Para conseguir isso, uma estratégia de trade marketing possui alguns propósitos específicos, e ele serve para:

  • Fortalecer a marca;

  • Expor os produtos no mercado;

  • Definir canais de distribuição;

  • Estabelecer relações de ganho muito;

  • Manter a relevância dos produtos;

  • Conquistar a preferência.

Com base em sua finalidade, não é difícil entender por que o trade marketing é tão importante para as mais variadas empresas.


Importância do trade marketing


A importância do trade marketing se explica através de suas vantagens, e é justamente por conta delas que essa prática é comum no mercado há mais de 2 décadas. Dentre os seus benefícios estão:


Maior percepção da audiência


As estratégias de trade marketing são realizadas em campo, trazendo resultados diretos para a visibilidade da mercadoria por parte do público, mesmo entre as pessoas que ainda não conhecem o produto.


Quando uma pessoa percebe a existência de uma persiana horizontal 2 metros, as chances de compra são muito maiores. Isso é fundamental tanto para itens que acabaram de ser lançados quanto para soluções antigas.


Aumenta as vendas


Quando a mercadoria chega aos varejistas, é fundamental que ela alcance um bom volume de vendas, caso contrário, não consegue suprir os investimentos e a produção, e tampouco gerar lucros.


Não é apenas o fabricante que precisa do aumento das vendas, mas também a própria loja, caso contrário, fica no prejuízo. Para resolver essa questão, é necessário investir em trade marketing que gera ganhos para todos os envolvidos.


Melhora o domínio de mercado


O domínio de mercado é um resultado esperado quando esse tipo de estratégia é colocada em prática. Através de uma relação eficiente com os varejistas e a exposição dos produtos, o domínio é muito mais amplo.


Além de a marca conseguir uma presença maior, será frequentemente escolhida pelas pessoas no momento da compra.


Como elaborar uma estratégia?


Para ter acesso a todas essas vantagens, uma empresa de aferição e calibração de instrumentos de medição precisa saber como executar a ação.


Na verdade, não existe uma estratégia pronta para planejar as ações, entretanto, existem algumas maneiras que se adequam às necessidades do negócio. São elas:


Conhecer o mercado e a persona


A base para o sucesso de qualquer estratégia de marketing é conhecer bem o seu mercado e a persona, é isso também se aplica às ações realizadas nos pontos de vendas.


A marca precisa fazer uma pesquisa de mercado para conhecer melhor seus concorrentes, os desafios que vai enfrentar e o tipo de varejista com quem deve firmar parcerias.


Além de conhecer o mercado, é fundamental definir a persona, um personagem semi-fictício que representa o cliente ideal da empresa. Em linhas gerais, ela vai reunir informações sobre os consumidores que realmente vão se interessar pelos produtos.


As estratégias de marketing de uma clínica de coito programado gravidez gemelar precisam ser direcionadas para a persona, pois isso vai tornar o planejamento de trade marketing muito mais relevante e assertivo.


Definir metas e estratégias


Agora que o seu negócio já conhece o mercado e a persona, chegou o momento de definir metas que você pretende alcançar com essa prática, e elas precisam ser alcançáveis e compatíveis com a realidade da marca.


Com base nas metas, é necessário estabelecer as estratégias que serão colocadas em prática, ou seja, todas as ações que vão fazer com que a empresa alcance seus objetivos de curto, médio e longo prazo.


Tenha em mente que trade marketing é uma parceria entre fabricantes e distribuidores, e é fundamental considerar as características de cada canal de distribuição, além de se basear nas necessidades dos clientes.


Investir em branding e merchandising


As estratégias de trade marketing de um fabricante de capa para TV 43 fornecem ideias para a publicidade dos distribuidores, que vão vender o produto para o cliente final, por isso, é necessário padronizar as ações de branding e merchandising.


Na hora de comprar algo, muitas pessoas agem pela emoção, muito mais do que as características do produto. Assim sendo, dependendo do modo como a mercadoria é exposta, pode incentivar a compra.


Fazer parcerias


Após criar as estratégias de branding e merchandising, chegou o momento de firmar parcerias com os distribuidores, ou seja, os pontos de vendas que vão distribuir seus produtos.


Primeiro, pesquise o tipo certo de distribuidor para a solução, antes de providenciar um pallet de plástico reforçado para expor as mercadorias. Depois, entre em contato com eles e estreite os laços, pois isso vai ajudar a melhorar a relação e as vendas.


Se a parceria for bem planejada, mantendo as necessidades do consumidor final no centro das ações, tanto o fabricante quanto o distribuidor terá excelentes resultados.

Mensurar os resultados


Para mensurar os resultados, primeiro é necessário definir algumas métricas, tanto de uma loja virtual quanto de uma loja física, pois é assim que o fabricante vai saber se suas estratégias foram bem-sucedidas.


Todas as ações criadas por uma empresa de perfil dobrado a frio precisam ser bem inteligentes, pois é assim que trará bons resultados para todas as partes.


É fundamental acompanhar as estratégias, caso contrário, tudo o que foi planejado anteriormente será uma grande perda de tempo. Nesse contexto, verifique se todas as ações foram eficazes.


Isso vai ajudar a identificar se a estratégia de trade marketing está realmente no caminho certo e quais são as ações que precisam ser melhoradas.


Considerações finais


Sendo assim, de nada adianta investir na criação de um produto revolucionário e faz toda a diferença no dia a dia das pessoas, se ele não for bem distribuído e posicionado nos pontos de vendas.


O fabricante e o distribuidor precisam valorizar as mercadorias, pois é isso que vai influenciar a decisão de compra de maneira positiva. O trade marketing ajuda justamente nesse sentido e vai fazer toda a diferença para o seu negócio.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

74 visualizações0 comentário
bottom of page
link whatsapp