Outbound Marketing: um guia prático para você entender a estratégia


<a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/reuniao-de-negocios">Reunião de negócios foto criado por rawpixel.com - br.freepik.com</a>


Outbound Marketing: um guia prático para você entender a estratégia

As estratégias aplicadas pelos profissionais da área de propaganda e publicidade são amplas, dentre as quais se destacam o Outbound Marketing e o inbound marketing.


Muitas empresas empregam ambas estratégias conforme as necessidades, de acordo com a abordagem que melhor se adapta ao tipo de negócio e necessidade, e como se deve tratar os leads, ou seja, os clientes em potencial.


Vale destacar que, em média, uma pessoa é exposta a milhares de mensagens publicitárias diariamente, desde anúncios em programas de rádio e TV, jornais e revistas, até postagens na internet, em portais de notícias e nas redes sociais.


De qualquer maneira, dentre tantas táticas publicitárias, as estratégias que focam no inbound e outbound marketing são essenciais e, por isso, devem ser melhor entendidas, para serem aplicadas de maneira correta, no tempo que melhor atende às necessidades das empresas.


Definições de inbound e outbound marketing


Antes de apresentar os detalhes sobre as diferenças entre inbound e outbound marketing, é importante definir o que esses dois conceitos representam no mundo publicitário.


1. Inbound marketing


O inbound marketing é uma estratégia baseada na atração de clientes em potencial, podendo ser aplicada por meio da criação de conteúdo envolvente e relevante, e que atenda aos interesses e necessidade do lead potencial.


Essa abordagem pressupõe o uso de técnicas exclusivamente não intrusivas de captação de novos clientes, e total atendimento ao prospect, desde a descoberta até a fidelização com a marca.


O inbound é considerado um tipo de marketing passivo, no onde o primeiro contato acontece de forma externa, ou seja, do cliente para a empresa.


2. Outbound marketing


No caso do outbound marketing, a ideia é que a empresa tenha um contato direto e imediato com os clientes em potencial, por meio da canalização das mensagens que partem de dentro para fora.


Este é um método ativo de captação de leads, em que um vendedor, ou uma ação de marketing ativo, estabelece o primeiro contato com o cliente em potencial, aquele que se encaixa no perfil de consumidor da empresa.


Para isso, é possível utilizar ferramentas como:

  • Anúncios pagos;

  • Busdoor e outdoor;

  • Chamadas telefônicas;

  • Disparo de e-mails;

  • Landing pages direcionadas.

A principal característica do outbound marketing é que, para ser bem-sucedida, a campanha sobre esquadria de alumínio sob medida deve ser devidamente pesquisada e altamente personalizada.


A diferença entre duas estratégias essenciais


As estratégias de inbound e outbound marketing são essenciais dentro de um planejamento de campanha publicitária e se complementam de uma maneira adequada e quando bem distribuída.


A diferença principal é que o inbound marketing atrai as pessoas, enquanto o outbound marketing tem como objetivo enviar mensagens diretas para os leads.


Ou seja, o inbound funciona como um imã, atraindo pessoas específicas, enquanto o outbound pode ser representado através de um megafone, em que o intuito é alcançar o máximo de pessoas possível, em diferentes níveis de amplitude.


7 dicas para implementação do outbound marketing


O outbound marketing, apesar de se mostrar como um modelo tradicional no escopo da publicidade, ainda é uma opção viável para mover leads pelo funil de vendas de uma empresa.


Dessa forma, em conjunto com uma estratégia de inbound marketing, é possível gerar demanda de conteúdo em vez de focar apenas nos produtos e serviços disponíveis para o mercado consumidor.


A combinação de ambas as estratégias podem impulsionar o crescimento de uma empresa, aumentar o tráfego no site corporativo ou loja virtual, e ainda abranger novos leads e a retenção de clientes pagantes e encantados.


Para isso funcionar de maneira segura, seguem 7 dicas de outbound marketing que podem se mostrar eficazes e ajudam a fechar mais negócios.


1. Publicidade nas redes sociais


Com tantas pessoas nas redes sociais atualmente, é difícil errar com publicidade nesse tipo de plataforma digital.


Além disso, a tendência é crescer exponencialmente, conforme as novas gerações passam a interagir e conhecer as facilidades que aplicativos e a própria tecnologia oferecem no dia a dia.


A publicidade de revestimento 3D para sala pode ser desenvolvida para ser exposta em diferentes canais de mídia social, e todos têm custos variados.


Uma plataforma pode estabelecer valores baixos, por ser pago por clique, e começar uma campanha a partir de um investimento de capital realmente acessível.


É preciso fazer uma pesquisa sobre qual a melhor rede social que se adequa às características da empresa e onde está o maior número de público-alvo, e assim estabelecer o envio de anúncios no mundo virtual.


2. Impulsione postagens bem-sucedidas


Impulsionar uma postagem é diferente de postar um anúncio.


A empresa cria uma propaganda e determina mais opções em torno de quem ele vai atingir, então ele aparece como “post sugerido” no