Outbound Marketing: um guia prático para você entender a estratégia


<a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/reuniao-de-negocios">Reunião de negócios foto criado por rawpixel.com - br.freepik.com</a>


Outbound Marketing: um guia prático para você entender a estratégia

As estratégias aplicadas pelos profissionais da área de propaganda e publicidade são amplas, dentre as quais se destacam o Outbound Marketing e o inbound marketing.


Muitas empresas empregam ambas estratégias conforme as necessidades, de acordo com a abordagem que melhor se adapta ao tipo de negócio e necessidade, e como se deve tratar os leads, ou seja, os clientes em potencial.


Vale destacar que, em média, uma pessoa é exposta a milhares de mensagens publicitárias diariamente, desde anúncios em programas de rádio e TV, jornais e revistas, até postagens na internet, em portais de notícias e nas redes sociais.


De qualquer maneira, dentre tantas táticas publicitárias, as estratégias que focam no inbound e outbound marketing são essenciais e, por isso, devem ser melhor entendidas, para serem aplicadas de maneira correta, no tempo que melhor atende às necessidades das empresas.


Definições de inbound e outbound marketing


Antes de apresentar os detalhes sobre as diferenças entre inbound e outbound marketing, é importante definir o que esses dois conceitos representam no mundo publicitário.


1. Inbound marketing


O inbound marketing é uma estratégia baseada na atração de clientes em potencial, podendo ser aplicada por meio da criação de conteúdo envolvente e relevante, e que atenda aos interesses e necessidade do lead potencial.


Essa abordagem pressupõe o uso de técnicas exclusivamente não intrusivas de captação de novos clientes, e total atendimento ao prospect, desde a descoberta até a fidelização com a marca.


O inbound é considerado um tipo de marketing passivo, no onde o primeiro contato acontece de forma externa, ou seja, do cliente para a empresa.


2. Outbound marketing


No caso do outbound marketing, a ideia é que a empresa tenha um contato direto e imediato com os clientes em potencial, por meio da canalização das mensagens que partem de dentro para fora.


Este é um método ativo de captação de leads, em que um vendedor, ou uma ação de marketing ativo, estabelece o primeiro contato com o cliente em potencial, aquele que se encaixa no perfil de consumidor da empresa.


Para isso, é possível utilizar ferramentas como:

  • Anúncios pagos;

  • Busdoor e outdoor;

  • Chamadas telefônicas;

  • Disparo de e-mails;

  • Landing pages direcionadas.

A principal característica do outbound marketing é que, para ser bem-sucedida, a campanha sobre esquadria de alumínio sob medida deve ser devidamente pesquisada e altamente personalizada.


A diferença entre duas estratégias essenciais


As estratégias de inbound e outbound marketing são essenciais dentro de um planejamento de campanha publicitária e se complementam de uma maneira adequada e quando bem distribuída.


A diferença principal é que o inbound marketing atrai as pessoas, enquanto o outbound marketing tem como objetivo enviar mensagens diretas para os leads.


Ou seja, o inbound funciona como um imã, atraindo pessoas específicas, enquanto o outbound pode ser representado através de um megafone, em que o intuito é alcançar o máximo de pessoas possível, em diferentes níveis de amplitude.


7 dicas para implementação do outbound marketing


O outbound marketing, apesar de se mostrar como um modelo tradicional no escopo da publicidade, ainda é uma opção viável para mover leads pelo funil de vendas de uma empresa.


Dessa forma, em conjunto com uma estratégia de inbound marketing, é possível gerar demanda de conteúdo em vez de focar apenas nos produtos e serviços disponíveis para o mercado consumidor.


A combinação de ambas as estratégias podem impulsionar o crescimento de uma empresa, aumentar o tráfego no site corporativo ou loja virtual, e ainda abranger novos leads e a retenção de clientes pagantes e encantados.


Para isso funcionar de maneira segura, seguem 7 dicas de outbound marketing que podem se mostrar eficazes e ajudam a fechar mais negócios.


1. Publicidade nas redes sociais


Com tantas pessoas nas redes sociais atualmente, é difícil errar com publicidade nesse tipo de plataforma digital.


Além disso, a tendência é crescer exponencialmente, conforme as novas gerações passam a interagir e conhecer as facilidades que aplicativos e a própria tecnologia oferecem no dia a dia.


A publicidade de revestimento 3D para sala pode ser desenvolvida para ser exposta em diferentes canais de mídia social, e todos têm custos variados.


Uma plataforma pode estabelecer valores baixos, por ser pago por clique, e começar uma campanha a partir de um investimento de capital realmente acessível.


É preciso fazer uma pesquisa sobre qual a melhor rede social que se adequa às características da empresa e onde está o maior número de público-alvo, e assim estabelecer o envio de anúncios no mundo virtual.


2. Impulsione postagens bem-sucedidas


Impulsionar uma postagem é diferente de postar um anúncio.


A empresa cria uma propaganda e determina mais opções em torno de quem ele vai atingir, então ele aparece como “post sugerido” no topo, deixando óbvio que é um anúncio.


Essa ação é simples, pois se pega uma postagem pronta e investe-se nela para ampliar o alcance para um maior número de usuários.


A postagem não aparece como um anúncio, mas apenas como um conteúdo normal, colocando o material produzido à frente de mais de pessoas.


O melhor momento para impulsionar uma postagem sobre assinatura digital como fazer é quando se percebe que ela está com muitos compartilhamentos e curtidas, por exemplo.


A partir do impulsionamento, essa postagem provavelmente aumentará o engajamento, refletindo principalmente no ROI (Return Over Investiment), ou seja, no retorno de investimento gasto nesse tipo de ação.


3. Publicidade PPC


A PPC (Publicidade Paga por Clique) envolve a criação de um anúncio, com uma imagem vinculada a uma página de destino específica, ou landing page, ou qualquer outra localização dentro de um site corporativo.


Isso pode ser exemplificado a partir de uma pesquisa nas plataformas de busca, e dentre os resultados no topo estão destacados aqueles que se identificam como “Anúncio”.


Esse modelo é bastante fácil de configurar e executar. Quando os anúncios estiverem em exibição, a empresa só paga quando alguém clicar no link disposto.


Caso o anúncio não seja bem-sucedido, a empresa não precisa pagar muito, o que influencia na forma como se promove e nas estratégias do marketing digital em geral.


4. Chamada fria


A chamada fria ainda é uma parte viável e necessária de uma estratégia de outbound marketing.


Por mais complicado que seja receber esse tipo de ligação, por parte dos consumidores, é necessário fazê-la.


Embora muitas pessoas desliguem ou digam, de maneira imediata, que não estão interessadas em saber sobre proteção radiológica, uma porcentagem que recebe esse contato está realmente propensa a ouvir o que a empresa tem a dizer, se o mapeamento for feito adequadamente. Assim, esse usuário pode se tornar um lead.


Além disso, com a tecnologia disponível, empresas e profissionais responsáveis por esse serviço conseguem realizar mais chamadas em um menor tempo, há alguns anos, otimizando os processos.


A tecnologia presente na telefonia, quando usada em conjunto com um CRM (Customer Relationship Management) pode transformar uma equipe em uma máquina de chamadas enxuta e eficaz.


5. E-mail marketing


Os boletins informativos e as newsletters enviadas por e-mail são uma maneira de divulgar novas ofertas de produtos e serviços para novos leads.


A empresa terceirizada de limpeza pode aproveitar a solução de automação de marketing, e assim criar um boletim informativo ou newsletter por e-mail, tudo com aparência profissional, em questão de minutos.


É possível encontrar modelos gratuitos desses materiais em toda a internet.


Além disso, é fácil encontrar um modelo de design que atenda às necessidades e a personalidade da marca.


6. Anúncios em vídeo


O vídeo é uma das formas mais envolventes de aplicar o marketing de conteúdo, e os anúncios apresentados em forma de imagem e som permitem alcançar um público amplo e generalizado.


Com plataformas digitais dedicadas, como o Youtube e Reels, é possível produzir anúncios sobre a divisória banheiro, e assim serem apresentados antes de um vídeo principal, ou entre a barra de rolagem no carrossel infinito de filmes, atraindo a atenção nos canais que esses usuários estão.


Além disso, assim como na publicidade PPC, a empresa paga quando alguém mostra interesse no anúncio, tornando uma tática altamente eficaz e econômica junto ao outbound marketing.


7. Feiras e eventos do setor


Essa é uma estratégia tradicional da publicidade, mas ainda válida e necessária.


Feiras de negócios e eventos corporativos sobre aparelho de endoscopia, por exemplo, permitem apresentar materiais de marketing da mais alta qualidade, com os melhores representantes de vendas e especialistas em produtos e serviços.


É uma maneira excepcional de se apresentar frente a novos leads, e também ajuda a ilustrar que a empresa está no mesmo nível, ou até mesmo acima da concorrência.


Vale apelar para os questionários e, assim, captar informações sobre os clientes em potencial, o mercado em que se atua e disponibilizar todas as informações de maneira direta e personalizada.


Conclusão


Tendo em vista o crescimento do inbound marketing, muito devido à expansão da internet e o acesso à tecnologia, essa única estratégia não pode levar leads de fabricantes de máquinas e equipamentos industriais e convertê-los por conta própria.

Por isso a complementação com táticas voltadas para outbound marketing se faz necessário, pois ambos formam uma estratégia abrangente, que certamente ajudará a gerar mais leads e a fechar mais negócios a curto e longo prazo, fidelizando esses usuários.


Utilizando as dicas apresentadas acima, pode ser que as estratégias de marketing digital sejam mais expansivas, assim como o fortalecimento da marca junto ao mercado consumidor, tornando-se uma referência e autoridade em todas as frentes em que atuar.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

10 visualizações0 comentário
 
link whatsapp