top of page

Passo a passo de como alavancar uma empresa de energia solar com o marketing digital


Já é quase senso comum a ideia de que os modelos de energia sustentável são o futuro, mas não adianta achar que isso vai chegar de forma espontânea. Para se consolidar é preciso encontrar modos de alavancar uma empresa de energia solar.


A ideia de pagar menos a cada conta de energia e até ganhar crédito a partir da produção de energia doméstica e em ambientes de trabalho por conta de luz solar parece bastante inteligente e atrativa, mesmo assim esse mercado ainda está engatinhando.


Por muito tempo a justificativa dessa lentidão para o desenvolvimento em larga escala dessa tecnologia foi o preço inacessível que relatava os painéis solares à projetos de arquitetura de alto padrão e exclusivos.


Conforme a tecnologia avança ela também tende a ficar mais barata e acessível, então a pergunta que deve ser feita agora passa por entender como apresentar essa solução para mais pessoas com todos os seus benefícios e atestando a sua visibilidade.


Para essa finalidade, o mercado apresenta a mesma solução que ele daria para vender um disco de arado para churrasco, o marketing. Como se trata do ápice da tecnologia de fornecimento de energia, o marketing também deve acompanhar seu desenvolvimento.


É nesse contexto que o marketing digital se apresenta como uma excelente ferramenta para gestão desses recursos destinados ao aumento do reconhecimento de valor de mercado das empresas de energia solar.


Para entender todo esse processo de maneira mais profunda, é importante compreender todo o processo de compra do seu produto ou serviço relacionado ao ramo de energias sustentáveis, assim como a demanda atendida e as possíveis objeções do público.


Isso significa dizer que, para uma empresa que quer vender mais nesse setor, ela precisa ter a compreensão de que a sua venda está condicionada a uma possibilidade de um investimento a longo prazo e a partir disso se comunicar de forma mais efetiva.


O que faz uma empresa de energia solar?


Por mais que ela esteja cada vez mais acessível no dia a dia das pessoas e em projetos de construção, as empresas de energia solar ainda são bastante desconhecidas do seu público em geral, exigindo assim que se invista mais em marketing digital e em outros esforços.


As empresas existentes nesse mercado podem trabalhar tanto na venda dos produtos principais ou secundários que compõem os mecanismos que transformam a luz solar em energia elétrica até os serviços de vistoria, instalação e manutenção.


Assim como uma coifa de inox para cozinha industrial, os painéis e sistemas de energia fotovoltaica exigem esse cuidado no cotidiano para estender e preservar a sua vida útil mantendo uma eficiência energética satisfatória.


Esse cuidado também está relacionado à efetivação do investimento realizado no momento da instalação, ou seja, com o tempo, garantir que o aparelho produza energia suficiente para, em um intervalo de tempo, compensar os gastos da instalação nas contas de luz.


Dentro de uma empresa de segurança predial a instalação de um ou mais painéis solares toma o tom de uma decisão estratégica, com a energia consumida no dia a dia sendo produzida a partir dos painéis é possível garantir uma economia de até 95% todos os meses


Essa economia e a redução dos custos de instalação e manutenção fazem com que o prazo de retorno do investimento seja cada vez menor, ou seja, conforme se produz mais energia limpa e barata, o custo inicial será abatido.


Esse abatimento do custo, em relação com a instalação, pode começar a aparecer a partir dos 12 meses de uso do produto.


A instalação de painéis solares tem tudo a ver com a pauta ambiental que está cada vez mais em alta e tem uma profunda relevância nos dias de hoje.


Quando as empresas investem nessa tecnologia elas economizam enquanto cumprem sua responsabilidade ambiental.


Por que investir em marketing digital?


Quando se relaciona o marketing digital com as empresas de energia solar, o real motivo dessa relação é a conexão entre a demanda de certas empresas e a potencialidade do marketing como uma ferramenta de vendas e de difusão de informações.


É através do marketing digital que as empresas desse nicho encontram um espaço para veiculação dos benefícios de seus produtos e serviços dentro dos meios de consumidores domésticos e de empresas de pintura residencial e comercial.


Uma das pautas mais abordadas no marketing digital voltado para empresas de energia solar é o destaque desse recurso para a economia de uma casa ou de uma empresa, essa é uma das vantagens que mais atraem o seu público em geral.


Conteúdos ricos e informativos podem atestar o valor dos painéis de energia fotovoltaico, podendo demonstrar que o investimento realizado para a instalação dessa estrutura se paga com pouco tempo de uso a partir da redução de custo nas contas de luz.


Mesmo mantendo o mesmo consumo e até utilizando mais energia no seu dia a dia as pessoas e até uma empresa de móveis para banheiro apartamento planejado podem reduzir o seu gasto com uma fonte de energia gratuita e eficiente.


O marketing entra em especial como uma ferramenta de distribuição de informações que valorizam o produto e sobretudo a educação dos consumidores sobre as vantagens dos painéis solares e os cuidados para aumentar a sua vida útil e maximizar sua eficiência.


Uma oportunidade que hoje ainda é muito pouco conhecida e que essas empresas tendem a divulgar mais nos próximos anos é a capacidade de instalações de energia solar superarem a demanda de energia da casa com a sua eficiência.


A utilização desse modelo de energia, ao invés da usada convencionalmente, gera grandes benefícios como um crédito energético.


Alguns países do mundo já aplicam e estudam a viabilidade de pagar para moradores de casas que contenham essa tecnologia para utilizar essa sobra de energia, fazendo esse equipamento se pagar ainda mais rapidamente.


Empresas de energia solar e marketing digital


Desde empresas de vistorias automotivas até casas e condomínios, estão cada vez mais estudando e desfrutando dos benefícios da instalação de uma fonte de energia solar, em especial os painéis fotovoltaicos.


Esse interesse não surgiu de forma espontânea, as empresas desse setor já rastreiam uma demanda reprimida por fontes de energia mais sustentáveis e baratas, e passaram a investir de maneira mais eficiente em estratégias de marketing para apresentar esse produto.


Para entender como isso ocorre é importante entender dois fatores que interferem no sucesso de uma estratégia de marketing tanto para uma empresa de manutenção de mezanino quanto para empresas de energia solar.


Esses dois elementos são a criação de conteúdo e a sua distribuição, quando essas duas frentes são trabalhadas de forma eficiente a empresa tende a chamar mais atenção para o seu mercado e vender mais, dentro disso os pontos mais fundamentais são:

  • Com a criação de um site responsivo;

  • Com a criação de experiência para os clientes no digital;

  • Estabelecendo presença nas redes sociais;

  • Criando personas profundas e coerentes com o seu público;

  • Investindo em anúncios;

  • Marketing de atração e criação de conteúdo rico;

  • Atenção ao ranqueamento nos motores de busca;

  • Automação para maximizar o alcance.

O setor fotovoltaico é um mercado que já está em franca expansão e que segue muito longe do seu teto, isso além de uma oportunidade significa que para se destacar é preciso criar uma marca capaz de atrair e converter em consumidores um bom público.


Considerações finais


Quando se pensa na arquitetura do futuro uma das primeiras imagens que vem em mente são de casas e empresas com uma cobertura de painéis solares em seu telhado, mas é ainda mais interessante observar os movimentos que hoje buscam viabilizar essa imagem.


Por muito tempo a barreira de acesso desse tipo de tecnologia foi estabelecida muito alta, tornando esse recurso inacessível para um prédio voltado para o aluguel de consultório nutricionista e ainda mais para instalações domésticas ou empresas de pequeno porte.


Hoje a realidade da energia solar é bastante diferente, a tecnologia avançou muito se tornando mais eficiente e inteligente, ao mesmo tempo, o custo necessário para o investimento nesse recurso tende a uma queda sensível e real.


Com essa realidade de painéis fotovoltaicos mais baratos e melhor difundido dentro do dia a dia das pessoas, o próximo passo para as empresas do setor é garantir seu renome no mercado ao destacar os benefícios e vantagens competitivas do seu produto ou serviço.


A solução para isso foi o marketing digital e os empreendimentos da área investem cada vez mais recursos voltados para o aumento das vendas e da popularização dos painéis de energia solar ao mesmo tempo que garante mais vendas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


14 visualizações0 comentário
bottom of page
link whatsapp