top of page

Tendências de marketing 2023



O marketing 2023 traz algumas novidades que vão ajudar as empresas a divulgarem melhor seus produtos e serviços.

Traz mudanças relacionadas ao reconhecimento de marca, medição do retorno sobre investimentos, entre outras ações já consolidadas.


A líder mundial em medição, Nielsen, emitiu o Relatório Anual de Marketing: Era do Alinhamento, e nele aponta caminhos e estratégias que vão ajudar a construir a marca e adquirir clientes.


De acordo com o levantamento, muitas empresas continuam equilibrando esforços voltados para o aumento da visibilidade, publicidade e propaganda, depois de todos os impactos trazidos pelo ano de 2020.


As mudanças vão impactar ainda mais as estratégias voltadas para mídias de massa, como o rádio e a TV, e as companhias precisam investir em soluções escaláveis, que podem ser aplicadas para qualquer tamanho de negócio.


O objetivo é permitir que a companhia possa alcançar resultados confiáveis e crescer em um mercado cada vez mais competitivo.


Se você é profissional de marketing ou tem seu próprio negócio e gostaria de entender um pouco mais sobre o assunto, leia este artigo.

Aqui, você verá quais estratégias de marketing são tendências para 2023, os benefícios de investir nelas no próximo ano e o que esperar do marketing.


Estratégias de marketing para 2023


Os profissionais de marketing precisam ser ágeis, visto que assim podem acompanhar todas as tendências e mudanças que estão previstas para 2023. Dentre elas estão:


Transformar a marca em promessa


Estamos em uma sociedade onde as informações se disseminam rapidamente e isso faz com que o cidadão desenvolva seu senso crítico em relação ao próprio perfil de compra.


Isso envolve absolutamente qualquer tipo de produto ou serviço, como placa vermelha mercosul. Nos Estados Unidos, por exemplo, quase 53% dos consumidores preferem comprar com empresas que apoiam causas importantes.


Eles querem fazer negócios com organizações que representam seu modo de pensar e nas quais eles podem confiar.


As companhias, por sua vez, precisam contribuir com questões, como:

  • Ambientais;

  • Diversidade;

  • Sociais;

  • Animais.

Essas e outras pautas vão nortear a decisão de compra dos consumidores e até mesmo a contratação de fornecedores por parte de outras empresas.


Estratégia de dados


A estratégia de dados consolidada é outra tendência para o marketing em 2023. A diversidade de canais usados pelo cliente e a frequência de novos meios acabam dificultando o monitoramento de informações sobre os consumidores.


Ao mesmo tempo, o engajamento das pessoas com os espaços digitais aumenta constantemente, e cada interação cria um passo importante na jornada do consumidor.


Por conta disso, coletar dados e integrá-los se tornou desafiador para a companhia. A audiência está mais estratificada, assim sendo, as ações de marketing de uma empresa de bloqueador de sinal GPS veicular devem ser integradas em vários meios.


Os anunciantes vão compreender os consumidores por meio de seus compromissos e com isso alcançar um público mais adequado.


Outro desafio está relacionado ao fato de que as pessoas migram de um canal para outro rapidamente, o que acaba dificultando o acompanhamento de seus hábitos de consumo.


Nesse contexto, é muito importante ter uma estratégia que seja capaz de coletar e integrar as informações.


Medir o ROI integralmente


O consumidor recebe estímulos a todo instante, por isso, é fundamental trabalhar com diferentes plataformas e canais de distribuição. Para otimizar e comprovar o retorno sobre os investimentos (ROI), é fundamental usar a tecnologia,


A marca precisa identificar a jornada do cliente, desde o momento em que conhece sua solução até o fechamento da venda, outra razão pela qual medir e otimizar o ROI é fundamental.


Reconhecimento de marca


O reconhecimento de marca e as novas aquisições dos clientes são alvos importantes que as empresas querem atingir. Isso se deve à fragmentação midiática que faz com que as organizações estejam presentes em vários canais, atingindo o maior público possível.


Hoje em dia, um fabricante de cabine primária alta tensão não precisa de muitos escritórios físicos ou comprar de fornecedores próximos, afinal, as plataformas digitais estão aí para isso.


Os clientes, por sua vez, acabam recebendo mais informações sobre os produtos e serviços, fazendo com que algumas companhias fiquem menos aparentes do que eram antes das mudanças trazidas por 2020.


Nesse contexto, o desafio das organizações é fazer com que o cliente reconheça sua marca no meio de tantos concorrentes.


Benefícios do marketing para 2023


O ambiente digital oferece ferramentas e modismos passageiros para as estratégias de marketing e comunicação, mas para saber quais são as reais tendências do marketing para 2023, primeiro é necessário analisar o comportamento dos consumidores.


O modo como as pessoas compram mudou muito a partir de 2020, por conta disso, as ações adotadas pelas empresas também mudaram, tendo como objetivo alcançar melhores resultados.


Por conta da rápida digitalização, algumas estratégias se fortalecem e outras surgem para respaldar a divulgação das marcas e suas soluções.


Um dos maiores benefícios é a possibilidade de obter resultados em pouco tempo, desde que as estratégias trabalhadas estejam de acordo com o negócio.


As companhias, como no caso de uma empresa de limpeza profissional de vidros, precisam se esforçar para se especializar e aplicar as melhores ações.


As técnicas de SEO vão continuar sendo fundamentais e o maior benefício que elas oferecem para as organizações é seu valor acessível e o fato de garantir um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.


O marketing de conteúdo também continua em alta e traz como vantagem a possibilidade de aparecer bem posicionado, gerar leads, criar relacionamento com a audiência, construir autoridade e fidelizar os clientes.


Mas, a marca precisa ter em mente que o marketing é uma construção constante, por isso, exige o estudo de comportamentos de consumo e o contexto tecnológico do ano em que será trabalhado.


O que esperar em 2023


Para qualquer empresa, como um chaveiro automotivo mais próximo, o marketing é um campo vasto e que precisa ser explorado. Ao longo do tempo, várias tendências estão se solidificando e trazem muitas transformações.


Em 2023, ele estará mais voltado para os smartphones, aparelhos que se tornaram uma verdadeira extensão dos usuários, por isso, os anúncios devem priorizar os dispositivos móveis.


Também haverá um aumento significativo de conteúdos em formato de vídeos curtos, e uma das plataformas que mais se preparam para essa tendência é o Instagram.


O reels, assim como o TikTok, ganha cada vez mais força no mercado, visto que ajudam a implementar uma comunicação direta e ágil. Inclusive, essa é uma das razões que fortalecem a criação de conteúdo continuamente.


Por existirem diferentes redes sociais em ação, o conteúdo produzido por um fabricante de cortina blackout para varanda precisa ser direcionado e alternado.


Outros formatos como e-books e materiais rápidos e interativos que permitem a participação do público estarão ainda mais fortes em 2023.


De acordo com uma pesquisa da Global Interconnection Index, 64% dos entrevistados querem construir novos modelos de negócios nos canais digitais para que a empresa se mantenha economicamente viável.


Outra pesquisa realizada pela Veja Insights mostrou que 23% de seus entrevistados usam a internet para descobrir novidades em produtos e serviços, e esse hábito deve crescer ainda mais, inclusive por meio das redes sociais.


O Instagram e o WhatsApp são exemplos de canais usados, e embora esse processo esteja em desenvolvimento, ganha corpo rapidamente e mostra que será uma das maiores tendências para uma empresa de sistema de cancela no próximo ano.


Vale destacar que os podcasts continuam em alta, principalmente áudios mais longos que possam ser ouvidos enquanto os usuários realizam outras atividades.


O marketing de influência é outra expectativa que se mantém forte em 2023, fazendo com que as companhias se mantenham atentas a possíveis parcerias com os influenciadores digitais.


É muito importante lembrar que as ações de marketing não funcionam de maneira isolada, pois dependem de planos e estratégias compatíveis com os objetivos do negócio.


Uma empresa terceirizada precisa determinar com antecedência onde quer chegar e a partir disso delimitar um plano de acordo com seu perfil, utilizando ferramentas e acompanhando métricas e indicadores.


Também continuam em alta as análises de resultados e a posição da marca no mercado local e mundial.


Considerações finais


O marketing digital é um setor que se renova todos os anos para acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor, por isso, as marcas precisam estar atentas para usar as melhores estratégias.


Os gestores devem contar com profissionais especialistas que apontem os melhores caminhos. Com isso, os resultados serão consistentes e farão com que a marca se torne mais competitiva no mercado em que atua.


Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre as possibilidades do marketing em 2023 e seu negócio já pode começar a se preparar.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



56 visualizações0 comentário
bottom of page
link whatsapp