top of page

5 Dicas de marketing para provedores de Internet e empresas de Telecom


Os provedores de internet e as empresas de telecom enfrentam um mercado muito concorrido no Brasil, tendo em vista a quantidade de organizações que atuam nesses setores.


Tendo isso em mente, é fundamental que as empresas saibam como se destacar e atingir o público que desejam. As estratégias de marketing são fundamentais nesses segmentos porque divulgam as marcas e os serviços que oferecem.


Dificilmente um negócio consegue manter sua competitividade se não tiver boas estratégias de marketing e comunicação por trás de suas ações, tanto é que até as marcas mais conhecidas não abrem mão desse investimento.


Elas sabem que precisam estar na mente dos consumidores e serem lembradas por eles na hora de escolher uma contratação. Internet e linhas móveis são dois tipos de serviços que fazem parte da vida das pessoas.


O Brasil possui diversas organizações que oferecem essas soluções e elas concorrem entre si por meio de promoções, campanhas e outras práticas que atraem os consumidores.


Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai mostrar o que são empresas de telecom, a importância do marketing para os provedores de internet e os benefícios dos provedores de internet.


O que são empresas de telecom?


As empresas de telecom nada mais são do que um conjunto de atividades que utilizam a tecnologia para oferecer comunicação à distância. Dentre as principais soluções oferecidas estão internet banda larga, telefonia móvel e telefonia fixa.


Mas estes não são os únicos serviços oferecidos por essas organizações, tendo em vista muitas outras modalidades, como:

  • Linhas pré-pagas;

  • Linhas pós-pagas;

  • Televisão por assinatura;

  • PABX virtual.

Esses serviços são importantes porque são customizáveis, garantem maior fluxo de negócios, oferecem controle sobre as ligações, geram valor para as empresas e melhoram as tomadas de decisões.


Pessoas e negócios, como um fabricante de caixa de papelão, precisam das empresas de telecom para se comunicarem, usando as diversas soluções que oferecem.


O valor do marketing para provedores de internet


Os provedores de internet enfrentam um mercado cada vez mais competitivo e isso acontece por conta do surgimento de novos provedores locais e a expansão de grandes companhias.


De acordo com um levantamento feito pela Anatel, pequenos provedores conquistaram 732 mil novos contratos entre os meses de janeiro e maio de 2020, e a soma de novos contratos mostrou que elas detêm 33% da internet fixa no país.


Vale a pena investir em ações de diferenciação para atrair os clientes e algumas das melhores vantagens são:


Aumenta as vendas


As estratégias de marketing atraem os consumidores para a marca, assim como uma fachada de loja com ACM atrai as pessoas para dentro do estabelecimento.


O consumidor chega até o canal do provedor por meio de conteúdos publicados em plataformas como redes sociais e blog institucional. Isso significa que a organização consegue dados sobre as pessoas porque elas inseriram em troca de um conteúdo valioso.


Acompanha as mudanças do consumidor


As pessoas passam cada vez mais tempo na internet e elas pesquisam sobre produtos e serviços antes de fazer uma compra. É possível obter informações sobre as soluções em fóruns de discussão e outras plataformas especializadas.


Até mesmo as redes sociais colaboram para isso, por essa razão, é fundamental que a marca invista em um blog e otimize seu site institucional para aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.


Facilita a segmentação


Existem muitas ferramentas que podem ser usadas para segmentar melhor o público e com isso direcionar as estratégias para as pessoas, de acordo com a idade, região e faixa etária.


A segmentação é uma prática muito importante porque aumenta as chances de vendas dos serviços, uma vez que vai chegar até os consumidores certos e que realmente podem se transformar em clientes.


Um fabricante de estrutura de metal para telhado, por exemplo, vai conseguir informar sobre seus produtos e tornar sua oferta mais interessante do que as dos concorrentes.


Mas é importante lembrar que não basta apenas anunciar, é necessário saber o que será comunicado para os consumidores e quais são as estratégias que despertam o interesse.


Melhora o retorno sobre os investimentos


Fazer propagandas em canais tradicionais, como no caso do rádio e da TV, demanda muito investimento, embora os resultados sejam favoráveis. Só que além de ser uma prática muito cara, não é possível mensurá-la.


Se uma empresa de provedor de internet quiser ter mais visibilidade e construir uma imagem positiva, pode criar uma estratégia contínua por meio dos canais digitais.


São ações mais baratas e com resultados duradouros, tendo em vista que os conteúdos publicados trazem visitantes para o site e aumentam a visibilidade da empresa, mesmo depois de muito tempo que o conteúdo foi postado.


Amplia a mensuração de resultados


Assim como acontece com o fabricante de divisória de vidro lavanderia, as estratégias digitais são fáceis de mensurar, tanto é que tudo pode ser medido.


Com isso, o gestor saberá o quanto de resultado consegue obter com determinada campanha por meio de canais como o Google Ads, como está o alcance orgânico de seu blog, quantas pessoas acessaram o material publicado, entre outras métricas.


A marca também consegue identificar se seus clientes estão maduros o suficiente para contratar seus serviços, conforme consomem os conteúdos publicados.


5 benefícios dos provedores de internet


Contratar um provedor de internet traz muitos benefícios para os consumidores, e dentre os que mais se destacam estão:


Atendimento individualizado


Para conseguir atender tantos clientes, as operadoras que oferecem seus serviços para o país todo precisam subcontratar companhias e serviços que prestam atendimento, tanto comercial quanto técnico.


O cliente acaba esperando muito tempo para se comunicar com essas empresas e alguns acabam ficando sem solução para seus problemas.


Agora, se uma empresa de pintura fachada de loja contratar um provedor local, vai contar com os serviços de uma empresa focada na satisfação do cliente, além de uma equipe que sabe atender sem se apegar a burocracias.


Preços e planos personalizados


Os provedores de internet local fazem ofertas flexíveis e de planos e o cliente não precisa ficar preso a pacotes fechados. Assim, estão livres para decidir quais são os serviços realmente essenciais em seu dia a dia.


Outro diferencial dessas empresas são os preços competitivos, bem diferentes dos valores praticados pela maioria dos provedores.


Mesmo que o preço seja semelhante, o cliente sempre terá mais benefícios com os provedores locais, como internet de boa qualidade, melhores serviços de atendimento e suporte, além de tecnologia de ponta para a conexão.


Cobertura ampla


Uma clínica especializada em camuflagem de estrias na barriga deve contratar um provedor de internet local, principalmente se estiver em uma localidade onde as grandes empresas não chegam.


Isso significa que empresas e pessoas terão acesso a uma conexão de alta velocidade, independentemente da região onde estão.


As companhias usam a melhor tecnologia disponível no mercado e conseguem levar sinal de fibra óptica até o local onde o cliente está, proporcionando uma conexão mais veloz, estável e livre de problemas.


Agilidade no suporte técnico


Os provedores de internet conhecem o serviço que prestam e por isso compreendem quais são as necessidades dos clientes, assim, oferecem o melhor suporte técnico.


Se uma empresa especializada em fachada ACM vazado tiver alguma necessidade, a prestadora consegue chegar até onde ela está com mais rapidez, o que melhora até mesmo a proximidade física entre a companhia e seus clientes.


Por outro lado, uma empresa de atuação nacional precisa de sistemas de ligação robotizados que direcionam os clientes para os setores corretos, com isso, a chamada pode se perder no caminho ao transitar entre um departamento e outro.


Se o cliente conseguir atendimento, vai precisar esperar alguns dias até que o chamado possa ser atendido e alguns técnicos não conhecem o que realmente está acontecendo.


Desenvolve a economia local


Uma empresa de recuperação de fachadas com pastilhas que investe em um provedor local vai contribuir com o desenvolvimento da economia regional.


Isso é muito positivo porque gera emprego, renda, e traz oportunidades para pessoas que moram na região e precisam trabalhar.


Considerações finais


Existem os provedores de internet e as empresas de telecom que são conhecidas no país todo, e de fato elas detém a maior quantidade de clientes no Brasil, mas muitos negócios pequenos do setor estão ganhando espaço.


Isso se deve à facilidade em divulgar seus serviços para uma quantidade maior de consumidores, além de todos os benefícios com a contratação.


Muitos consumidores já perceberam a vantagem de optar por seus serviços, por isso, os negócios que atuam na área não devem perder tempo e investir nas estratégias de marketing o quanto antes para se destacar nesse mercado que cresce rapidamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


6 visualizações0 comentário
bottom of page
link whatsapp