top of page

Como as agências de Marketing Digital podem ser parceiras do seu negócio?



Atualmente, se vive em um momento certo para procurar inovar e se reinventar dentro das novas oportunidades de trabalho. Principalmente, com o surgimento de agências de marketing, que têm se tornado um trabalho importante nessa nova era para os negócios.


Com o crescimento exponencial da Internet e das redes sociais, lojas e comércios de diversos nichos começaram a buscar formas de continuarem a ser competitivos no meio digital. O crescimento pode mudar as coisas como um divisória de gesso vazado


Mas, nem todos os empreendedores possuem as habilidades precisas para a criação de conteúdo de forma estratégica, fazer campanhas de anúncios nas redes sociais, criar banners promocionais e medir os resultados.


Assim, as agências de marketing digital surgiram para satisfazer uma necessidade que só tende a crescer de forma exponencial nos próximos anos. Enquanto existir Internet, serão necessárias agências de marketing para os negócios que desejam ser estratégicos.


Sendo assim, este artigo tratará da importância, utilidade e vantagens que envolvem a contratação de uma agência de marketing.


Vantagens na contratação uma agência de marketing


Uma agência de marketing digital é uma empresa segmentada que reúne serviços especializados para sustentar pequenos, médios e grandes negócios nas suas estratégias e campanhas de marketing na web.


Não importa se é para ajudar uma churrascaria com adega de vinho, ou qualquer outro tipo de empreendimento, uma agência auxilia um negócio a se posicionar estrategicamente na Internet.


Com o olhar de uma agência de marketing digital, as empresas conseguem aproveitar da melhor forma as oportunidades e, assim, atrair exatamente a persona que é uma representação que simboliza o cliente ideal de uma marca.


Como um adesivo para carreta, toda empresa tem um tipo de identidade certa para ela. O negócio deve definir o perfil ideal de cliente em qual ele possa concentrar suas estratégias de vendas.


Partindo disso, os profissionais da agência passarão a criar estratégias que vão desde a criação de uma identidade visual, até a administração total dos perfis do negócio nas redes sociais, de forma que gerencie toda a presença digital de uma marca.


Toda marca possui necessidades específicas, uma vez que as ações e plano de marketing devem ter como base o nicho de atuação, serviços e produtos oferecidos e a missão da empresa.


Cabe à agência de marketing digital criar uma leitura daquele negócio e mostrar os melhores passos para se iniciar um trabalho efetivo e que traga resultados.

Agências de marketing digital precisam saber não só a respeito do mercado, mas também ter conhecimentos específicos em áreas como:

  • Jornalismo;

  • Design;

  • Marketing;

  • Redes Sociais;

  • Precisam ter fortes habilidades em comunicação;

  • Conhecer os anúncios pagos;

  • Saber sobre Search Engine Optimization (SEO);

  • Ter ideias de organização de eventos on-line e presenciais;

  • E-mail marketing;

  • Criação de infoprodutos.

Como deve ser a atuação da agência?


Tudo se inicia com um primeiro contato entre o cliente e o especialista em marketing digital para traçar, após uma conversa, a atual situação da empresa e objetivos a médio e longo prazo com o marketing digital.


Analogicamente, às vezes, será como um conserto placa iphone, pois parece um processo trabalhoso, mas no fim das contas vale a pena esperar para colher os melhores resultados.


A depender do tipo de cliente, é muito importante realizar treinamentos para que tenha uma imersão mais significativa e, deste modo, se fazer uma análise mais profunda sobre o negócio em questão.


Desse modo, com as etapas a seguir, é totalmente possível fazer uma organização de forma que possa ajudar significativamente:

  • Agendamento de alguma visita à empresa;

  • A apresentação da equipe da agência;

  • Apresentação da equipe do cliente;

  • O conhecimento das áreas abrangentes da empresa do cliente;

  • A compreensão sobre o público-alvo;

  • Compreensão maior sobre o nicho e objetivos gerais.

Assim, no final da reunião, é fundamental deixar pré-estabelecido quais serão os canais centrais e as formas de comunicação entre as equipes: e-mail, mensagens por aplicativo de conversa, telefone e a necessidade de reuniões para alinhar estratégias.


Se, por acaso, a empresa ainda não tiver qualquer forma de presença on-line, a agência deve começar do zero com a criação de identidade visual, logomarca e criação dos perfis e páginas nas redes sociais.


Da mesma forma que acontece com clínicas de oftalmologista para cachorro, por exemplo. Muitas podem não ter uma presença digital muito forte, mas o cliente vai querer saber como funcionam os procedimentos previamente.


Logo, o cliente deve ser orientado sobre os possíveis investimentos necessários em publicidade e campanhas em ferramentas como Google Adwords e Facebook Ads.


Também deve ser informado sobre os anúncios, que são necessários para crescer o nome da empresa nesse primeiro momento. A agência deverá trabalhar em conjunto com as ações de longo prazo, como a criação de conteúdo diário ou semanal.


Até um negócio que produz aluguel luz pulsada, pode alavancar suas vendas com a presença digital. É mito achar que, porque é uma empresa de produção, não pode ter uma frequência on-line e alavancar seus negócios, afinal, tudo pode crescer na Internet hoje.


E essa frequência muda de acordo com a área de atuação e a agência deverá analisar a quantidade de posts, por exemplo, que deverão ser postados no Facebook, Instagram e nas demais redes sociais que a empresa estiver presente.


Vários empreendedores, em um momento primário, podem iniciar os trabalhos da agência de marketing digital sozinhos.


De acordo com a empresa, para crescer e se destacar com novos clientes, você poderá contratar profissionais especializados em diferentes áreas que englobam o marketing digital.


Atualmente, a atividade mais comum que as agências de marketing digital precisam fazer junto aos seus clientes é o gerenciamento das redes sociais para que, assim, esta tarefa seja feita de forma assertiva e gerando bons resultados para os clientes.


As empresas de marketing chegam, às vezes, a contratar pessoas para apenas gerenciar as redes sociais dos clientes, pois os clientes que mandam mensagem precisam ser respondidos o mais rápido possível.

Benefícios do marketing para o negócio

Para se iniciar a falar sobre a importância do marketing para uma organização, pode-se usar uma frase curta e rápida: “quem não é visto, não é lembrado”. O mundo está vivendo em uma era digital, ou seja, são inúmeros os negócios que desejam a visibilidade.


Primeiramente, é fundamental que se entenda que o marketing é uma ciência que está em constante mudança, que tem como finalidade buscar, antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes, com objetivo também nos lucros e resultado final.


Por exemplo, é essencial para uma corporação de banho e tosa para gatos investir em marketing para empresas do segmento da beleza e estética.


Não importa qual a área e porte da empresa, a ciência do marketing é o fundamento desde as micro até as empresas maiores. Inclusive, as gigantes do mercado estão neste patamar em razão de seu crescimento através do marketing estratégico.


A organização que domina esse assunto consegue se antecipar às atualizações e mudanças no mercado, saber como se posicionar, como criar valor ao cliente e, assim, também saber como aumentar a lucratividade.


Tendo em vista todos esses pontos mencionados, este artigo destacará, em seguida, as três maiores vantagens que o investimento no marketing pode trazer para o seu negócio.


1. Visibilidade no despertar do desejo


As marcas necessitam despertar o desejo de seu público e deixar claro onde o seu negócio ou produto pode ser achado. É preciso destacar quais os meios de acesso que o cliente pode utilizar, seja o Facebook, Instagram, Twitter, YouTube ou outras plataformas.


O marketing vai ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca, dos seus produtos e serviços e, assim, também despertar o desejo de consumo por parte dos consumidores em potencial.


2. O crescimento do volume de vendas


É bastante claro que o crescimento do volume de vendas também está envolvido no processo da aplicação de estratégias de marketing, mas vale muito o alerta de que todo o processo de divulgação da marca necessita ser muito bem estratégico.


Se o conteúdo for apenas comercial, ao invés de atrair, pode afastar os potenciais clientes. O foco não deve ser somente as vendas, mas também gerar valor à marca.


3. Construção de boas relações


Outra questão que pode-se enfatizar, é sobre como fazer a aplicação de marketing no seu negócio e entender como essa ciência é essencial para construir relacionamento com o público.


É uma forma que pode criar laços também com parceiros e colaboradores, e gerar o fortalecimento da marca. As vendas e a fidelização não devem ser a prioridade de uma campanha, devem ser entendidas como consequência no processo de marketing.


Como escolher uma boa agência de marketing?


Quando se pensa em colocar ou ampliar estratégias de marketing digital na empresa, é sempre bom colocar na balança se a equipe interna dá conta ou se é preciso a terceirização dessas ações.


Às vezes, o time de marketing interno não possui tempo ou o conhecimento mais específico para cuidar dessas tarefas. Assim, a contratação de uma agência pode diminuir a carga de trabalho e completar seus esforços com um apoio especializado.


Algumas dicas para escolher bem uma agência de marketing, pois sem elas pode-se ter frustrações, são:

  • Definir objetivos;

  • Reputação;

  • A localização da empresa;

  • Casos de sucesso.

Considerações finais


A contratação de uma agência de marketing vai ajudar qualquer marca no crescimento das vendas, mas de forma estratégica e com foco na fidelização do cliente, como em sistemas de controle acesso ponto online, onde tudo é registrado na Internet.


Portanto, é seguro afirmar que as organizações precisam fazer uma análise mais profunda de seus resultados e objetivos para, assim, passar a utilizar a Internet como um recurso útil para alavancar as vendas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


98 visualizações0 comentário
bottom of page
link whatsapp