top of page

Estratégias de Marketing para a Educação



Estratégias de Marketing para a Educação

Você já parou para pensar como as pessoas estão em busca de informação? Principalmente quando se trata de uma grande decisão, como a escolha da instituição de ensino em que vai estudar ou mesmo matricular os filhos. É por essa razão que, mais do que propagar as qualidades e vantagens de alguém estudar na sua instituição de ensino, é preciso ajudar as pessoas a tomarem as decisões certas. E como fazer isso? Duas estratégias que podem potencializar seus resultados, gerar valor para sua marca e criar uma sinergia com seus alunos e futuros alunos são o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing.

O Marketing de Conteúdo tem como objetivo gerar conteúdo de valor para seu público e compartilhá-lo nas mídias sociais, a fim de que ele chegue o mais rápido possível a quem precisa.

Com o Marketing de Conteúdo sua instituição será capaz de atrair a atenção de potenciais clientes com conteúdo de qualidade, além de engajar essas pessoas á sua marca, dando uma percepção positiva sobre ela e gerar leads mais qualificados. Essa estratégia também permite a você agir proativamente na retenção de clientes, compartilhando conteúdos personalizados de acordo com o perfil desses clientes. Ele também permite que sua instituição se posicione como autoridade no assunto, por meio do conhecimento compartilhado.

Mas que tipo de conteúdo seria esse? Inicialmente é natural que se associe este tipo de marketing apenas a conteúdo escrito, como blogs e e-books, por exemplo. Porém, existe grande variedade de conteúdos que podem ser utilizados: blog posts; e-book, whitepapers; infográficos; imagens; vídeos; gifs; pesquisas; newsletters; guias; tutoriais; entrevistas; podcasts; entre outros.

Porém, não basta ter apenas um Marketing de Conteúdo eficaz, é preciso uma boa estratégia para atrair o público e, com isso, ele tenha acesso ao conteúdo produzido.

A isso denominamos Inbound Marketing, ou marketing de entrada, que é uma estratégia focada em atrair pessoas por meio da distribuição de conteúdo de alto valor (Marketing de Conteúdo), para alcançar determinado objetivo, que pode ser o aumento da visibilidade da marca, do número de matrículas ou mesmo para fidelizar seus alunos.

Assim, o diferencial de investir nessas duas ferramentas de marketing em sua instituição é de fazer com que mais alunos cheguem até você por vontade própria, sem uma publicidade invasiva, como banners, outdoors, folders, etc. Confira algumas vantagens de adotar essas estratégias na sua instituição de ensino:

Maior assertividade na hora de captar alunos, pois o Inbound Marketing atinge a pessoa certa, no momento certo, ou seja, quando ela está procurando por serviços educacionais;

Posicionamento e visibilidade para sua marca por meio dos conteúdos de

alto valor;

Equipe focada no fechamento de matrículas, pois todo o processo de atração, conversão e fidelização é feito pelo marketing;

Relacionamento com o cliente fortalecido, pois você demonstra estar preocupado não só com as conversões, mas com a geração de valor para seu público;

Fluxo constante de leads qualificados, já que seus conteúdos ficam à disposição de qualquer pessoa, a qualquer momento;

Resultados mensuráveis, o que permite maior agilidade no momento de alterar as estratégias, diversificar conteúdos e gerar ainda mais valor para a instituição de ensino;

Aumento no número de matrículas, uma vez que candidatos bem informados

tomam suas decisões com mais certeza e agilidade;

Credibilidade e confiança no mercado, devido ao conhecimento que você compartilha.

Uma boa estratégia de Inbound Marketing é aprimorada ao longo do tempo. É preciso pensar o Marketing de Conteúdo, definir os objetivos do Inbound Marketing e estruturar o planejamento. Observar a concorrência também é primordial, conhecendo o conteúdo que eles compartilham e buscando sempre melhorar para oferecer ainda mais valor para os alunos e futuros alunos. E, sobretudo, é necessário acompanhar os resultados e aprender com eles, aprimorando e tornando o Inbound Marketing uma cultura dentro da instituição.

Quando você compartilha conhecimento com quem busca conhecimento, não há como errar.


92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
link whatsapp